Desenho

Vantagens de utilizar a técnica do espaço negativo

105 0

Pergunta…que eu respondo!

Olá Magaly,… Já li vários artigos em “Amopintar” sobre o tema do espaço negativo. A minha dúvida é: Quais são as vantagens na utilização do método ou técnica do espaço negativo.

Pergunta realizada por:
Marilene De Andrade , Curitiba

Assim são respondidas as perguntas em “Amopintar”?

  • As respostas as perguntas enviadas, são respondidas na secção “PERGUNTE…QUE EU RESPONDO” ou em “PERGUNTAS E RESPOSTAS”
  • Nenhuma resposta é enviada por email para a pessoa que pergunta, de maneira que esteja sempre atento e visite-nos constantemente…Ou então registe-se em “Amopintar”!!!
  • Para estar actualizados sobre os acontecimentos do Blog, Subscreva-se no RSS. Basta para isso, colocar o seu e-mail…
  • Ou então, cadastre-se no “Newsletter Amopintar”, assim, também poderá receber o Ebook “Termos Artísticos Ilustrado” GRÁTIS com o seu cadastro

 

Vantagens de utilizar a técnica do espaço negativo

Esta técnica assim como qualquer outra, traz sempre vantagens, principalmente para os iniciantes já que ajudam a aguçar a vista e automatizar a experiência de desenho.
Algumas vantagens ficam aqui descritas:

  • Permite dividir a folha de trabalho em pequenos e mais simples espaços com elementos manejáveis. Não necessita utilizar a borracha nem apagar nada, de forma que o fundo branco do papel permanece original e impecável preservando a textura original.
  • Permite facilmente, quando desenha espontaneamente, criar espaços em branco simplesmente fazendo as sombras a volta. Muito útil quando desenha relvado, cabelo ou pelos de animal. (Ver este artigo sobre espaço negativo)
  • Permite dividir o seu trabalho em pequenas zonas para mais fácil visualização e compreensão. Desenhando a volta de objectos ou elementos desconhecidos, pode facilmente torna-los familiares e compreensíveis.
    Por exemplo, pode desenhar a volta de um objecto que representa um desafio incompreensível para si, e voltar mais tarde para completar o desenho com mais confiança e calma.
  • Permite dividir o desenho em áreas de diferente importância e hierarquia para manejar com mais controlo os relacionamentos de escala tonal entre os elementos.
  • Permite separar o desenho em partes de acordo com as suas texturas. Por exemplo, pode ter uma barra de madeira a qual desenha a volta criando uma silhueta branca. Depois pode desenhar essa silhueta interiormente a fim de dar o valor exacto.
  • Mais temas sobre desenho

    Tutoriais de Desenho

    Tutoriais sobre perspectiva



    Gostas deste artigo? Então partilha:
    Magaly Gouveia
    Magaly Gouveia

    Magaly GouveiaAutora do Blog

    Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

    Website