Materiais de pintura

Tudo sobre pincéis para óleo.

806 0

Tipos de pincéis, formas e tamanhos …Tudo o que precisa saber sobre os pincéis para pintar a óleo.

Os pincéis e trinchas para pintura a óleo vêm numa ampla variedade de tamanhos e formas o que pode ser por vezes confuso para um iniciante.

O propósito deste artigo é ajuda-lo a esclarecer de uma forma resumida e fácil de perceber, os tipos de pincéis que existem para assim facilitar a sua escolha.

TIPOS DE PINCÉIS.

Existem basicamente dois tipos de pincéis para pintura a óleo, baseados na textura que produzem, e eles são pincéis suaves e duros.

Pincéis de Marta

Estes pincéis suaves, são frequentemente feitos de pelo de Marta ou qualquer outro esquilo. São macios e facilitam a realização de um acabamento refinado do trabalho.
São mais utilizados para trabalhos detalhados. São mais caros que os outros, mas quando bem cuidados podem durar anos.

Os pincéis de cerda

Os pincéis duros são conhecidos como pincéis de cerdas e são muito resistentes. São fabricados de pelo de porco e são bastante fortes e duros. Agarram bastante quantidade de tinta e espalham muito bem. Não entanto deixam as marcas das cerdas e são mais utilizados para pinturas grosseiras e directas.
São os mais recomendáveis para os principiantes porque são mais económicos e agarram mais quantidade de tinta.

Pincéis com pelo sintético

Muitos fabricantes fazem hoje em dia pincéis que imitam as qualidades das cerdas e “Marta” mas com custos mais baixos, elas incluem pelos de nylon, crinas entre outros.
Nenhuns são tão bons como os de Marta e as Cerdas, mas ocasionalmente e dependendo das marcas, se aproximam bastante em qualidade.
Existem pincéis de pelo sintético que proporcionam a mesma qualidade nos trabalhos e são mais baratos e mais resistentes que os de pelo natural de animal.

tipos-de-pincéis

Mais sobre pintura a óleo…

Pintar a Óleo

Artigos relacionados

FORMAS DOS PINCÉIS.

Existem basicamente cinco tipos de pincéis, embora dentro destes cinco tipos existam também variantes. Cada uma destas formas, são utilizadas para a realização de pinceladas específicas.
Estas formas são: Planos (flats), Quadrados (bright), Língua de gato (filberts), Redondos (rounds), Leque (Fan)
Alguns artistas só utilizam uma forma de pincel ou dois, com as variantes em tamanho para produzir os efeitos desejados.

Pincéis planos (Flats)
Os pincéis planos, são formados por um extremo plano de pelos e com varias longitudes, dependendo do tamanho e numero do pincel. Eles seguram uma grande quantidade de pintura e têm bom “spring”. Podem ser utilizados tanto no seu lado plano, como no seu canto para reproduzir linhas fins.  São excelentes para as primeiras camadas, e para pintar extensões amplas de pintura.

Pincéis Chatos ou Quadrados (Brights)
São semelhantes aos pincéis planos, mas com pelos mais curtos. São mais utilizados para realizar pinceladas mais curtas e controladas, já que não seguram grandes quantidades de tinta.

Pincéis tipo Língua de Gato (Filberts)
São similares aos pincéis quadrados, mas com a ponta acabada de forma arredondada semelhante a língua de um gato, por esta razão são também conhecidos por este nome.
A longitude dos pelos podem variar desde curtos, médios ou longos. Estes pincéis são excelentes para esbatimento e para pintura figurativa.

Pincéis redondos (Rounds)
Como o nome indica, são pincéis cujos pelos estão agarrados á virola em forma circular. Agarram pouca quantidade de pintura, e são ideais para fazer pormenores e linhas finas, pontos, tracejados e pequenas misturas de cores. São ideais para “lavadas” por esta razão são também muito utilizados para aguarelas.

Pincéis tipo Leque (Fans)
São como o nome indica, pincéis em forma de leque. São pincéis especializados, já que a sua utilização é muito específica. São por contradição ou muito utilizados por um artista ou não utilizados para nada. Não segura muita quantidade de tinta pelo que geralmente são utilizados para esbatimentos. Deve ser mantido sempre limpo quando utilizado para esbatimentos já que pedem as suas propriedades quando ficam cheios de tinta. Alguns artistas habituam-se tanto a eles que o utilizam para criar certos efeitos.
E conveniente ter vários pincéis deste tipo á mãos.

TAMANHOS DOS PINCÉIS.

Os pincéis são fabricados numa variedade de tamanhos indicados com números, como por exemplo, 1,2,4,6,8,10. Algumas marcas só fabricam números pares. Sendo o numero “1” o mais pequeno e o numero “10” o maior.

MARCAS DE PINCÉIS

Existem variadíssimas marcas de pincéis. Algumas das mais conhecidas são, Winsor & Newton, Da vinci, Silver Brush.. Alguns artistas preferem uma marca ou outra. Outros misturam as marcas e os utilizam indiferentemente. E uma questão de escolha e adaptação que cada artista deverá experimentar por si próprio.

Uma dica sobre Pincéis…

  • Os pincéis de pelo suave natural absorvem mais a agua e são ideais para aguarela.
  • Os pincéis sintéticos são os mais recomendáveis para acrílico, como esta tinta seca mais rapidamente, danificariam muito os pincéis de pelo natural.
  • Para óleo tanto podem ser utilizados os pincéis suaves como os duros, sendo que os de Pêlo de Marta são os melhores

Mais Dicas AQUI!!!

Gosta dos artigos “Amopintar”?

  • Saiba tudo o que acontece no blog, recebendo os artigos no seu email
  • Subscreva-se no RSS. Basta para isso, colocar o seu e-mail…
  • Cadastre-se no “Newsletter” onde também poderá receber o Ebook “Termos Artísticos Ilustrado” GRÁTIS com o seu cadastro



Gostas deste artigo? Então partilha:
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes