Pintura em Pastel Seco

Três dicas sobre o pastel seco para pintar como um mestre!

442 2

Três dicas sobre o pastel seco, para pintar como um mestre… porque pintar com pastel seco é muito mais que pegar nas barrinhas de pastel a aplicá-las sobre uma superfície de papel.

Há muitos conceitos que nos podem escapar se aceitarmos esta simples abordagem sobre a técnica. Mas esta técnica é muito mais complexa do que podemos pensar…

Três dicas sobre o pastel seco

Você sabe como criar o efeito de luminosidade, como criar textura semelhante ás pinceladas ou conseguir diferentes efeitos de acabamentos? Então preparasse para aprender mais algumas coisas sobre esta fabulosa técnica.

#1 Como criar luminosidade com os pastéis.

Pasteis como produzir luminosidadeQuando a luz é forte e reflecte sobre uma variedade de superfícies, ela pode parecer que brilha… Como produzir este efeito?

Sendo incapazes de capturar fisicamente a força da energia da luz e aplica-la com pasteis sobre a superfície de papel, o que nos resta a fazer é utilizar algumas técnicas para a criação desses efeitos luminosos.

Criar um efeito luminoso com pastéis pode ser alcançado através da fractura da cor local, mantendo a consistência do valor tonal.
A maneira mais fácil de duplicar este efeito em uma pintura a pastel é utilizando uma variedade de cores do mesmo tom sem alterar o valor.



#2 Como criar textura de pincelada com pastel seco.

Pasteis. Como criar texturasO pastel tem um parentesco próximo com as tintas a óleo: Ambos utilizam os mesmos pigmentos. Ambos são opacos e difíceis de distinguir quando vistos à distância. Obviamente, óleos e pasteis têm suas diferenças.

O óleo é um médio húmido que se aplica com um pincel. O pastel é um médio seco e aplicado directamente da barrinha ao papel.

A Capacidade dos óleos para reter a pincelada é a sua melhor característica. Estas pinceladas tornam-se a assinatura do artista e tem sido magistralmente utilizadas por artistas ao longo dos séculos como Rembrandt van Rijn, Diego Velázquez, John Singer Sargent, Robert Henri, e Nicolia Fechin.

O Pastel, sendo aplicado directamente da barra ao papel, não produz as mesmas qualidades de textura tão facilmente quanto o óleo.
No entanto muitos artistas de hoje em dia, experimentam com diferentes suportes e motivos texturados a fim de produzir aparências semelhantes ao óleo.

Muitas marcas contribuem fabricando papeis com granulados e texturas diferentes. Muitos artistas por sua vez fabricam os seus próprios suportes aplicando primários ao papel a base de tintas acrílicas com pó de mármore a imitar as pinceladas e texturas das tintas a óleo.

#3 Como recriar diferentes acabamentos com pastel seco

Pasteis. Acabamentos da superficieMuitas coisas aconteceram desde os inícios da pintura em pastel.

Num principio os artistas desenhavam sobre madeira e outras superfícies sólidas. Com o tempo foram implementando papeis e cartões os quais preparavam a fim de proporciona-lhes a textura necessária para a fixação dos pigmentos. Mas hoje em dia a oferta é enorme e variadíssima.

  • Como exemplo temos o papel Wallis produzido em vários granulados como se mostra na imagem. Com este tipo de papel o acabamento quase como uma lixa pode ajudar nos acabamentos impressionistas.
  • Também é possível conseguir texturas mais macias suaves e tipo aveludadas com papel “PastelMat” ou Velutte. Estes tipos de papel parecem tecido de veludo e o acabamento é ideal para trabalhos de rigoroso pormenor e hiperrrealismo.
  • Papeis texturados como o Colorfix facilitam o trabalho em lápis pastel e com base de tintas acrílicas ou aguarelas e proporcionam um acabamento muito mais brilhante ao trabalho.
Livro para download

Um livro sobre pastel seco

“A Magia dos Pastéis”
Um livro a pensar em quem ama pintar.
A historia dos pastéis, materiais, técnicas, conceitos teóricos, demonstrações, exemplos…em mais de 90 páginas e 400 fotografias.
Aqui podes saber mais!!



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!