Teoria da cor

Tom, valor e intensidade: As 3 propriedades da cor

2260 0

As três propriedades da cor que nos permitem e ajudam a conseguir o tom exacto mediante as apropriadas misturas são: Tom, Valor e Intensidade.

Para um artista é essencial conhecer estas propriedades e entender como funcionam. Dominar estes conceitos são a chave para obter as cores exactas para realizar uma pintura realista.
 

Tom, matiz ou tonalidade

Tom. Matiz e Tonalidade de uma corCom qualquer destes nomes, se define uma das três propriedades da cor que nos permite classificar e distinguir uma cor de outra através de termos como vermelho, verde, azul,etc. É a cor em si própria. Refere-se ao estado puro da cor, sem aditar preto nem branco.

Valor tonal, luminosidade ou brilho

Valor tonal, luminosidadeRefere-se a claridade de uma cor. Entendido de outra maneira, tem a ver com a quantidade de preto ou branco numa determinada cor.
As cores mais claras têm um alto valor tonal e reflectem mais luz, enquanto que uma cor de baixo valor é mais escura e absorvem mais luz.

Este conceito é muito importante para a pintura a óleo, porque o sucesso ou fracasso de um pintor reside na sua capacidade de distinguir diferentes valores para uma chave de cores e ser capaz de aplica-las em seu trabalho, dando-lhe a profundidade mediante a correcta definição de luzes e sombras.
Este recurso nos permitirá capturar em nossa pintura diferentes sensações de espaço, volume, contorno, etc.



Saturação ou Intensidade

Saturação da corRefere-se a vivacidade ou palidez de uma cor, e está associado com a pureza da mesma. Quanto mais saturada é a cor de um objecto maior sensação ele transmite de actividade ou movimento.

Por exemplo, se usarmos o vermelho cádmio directamente do tubo, este terá uma alta intensidade, uma cor viva e intensa.
No entanto se misturarmos a cor com outra, a intensidade de cor diminuiu, ela vai parecer mais desbotada e cinza. É por isso que também se define a saturação como a quantidade de cinza que tem uma cor.

A saturação pode ser reduzida ao máximo pela adição do seu complemento, uma vez que a cor é neutralizada, levando-a a um matiz cinzento. Também se diminui a saturação adicionando cinza.

 

Teoria da Cor

Artigos relacionados



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website