Videos

Como desenhar utilizando só texturas.

885 0

“As texturas” que utilizamos para desenhar e representar podem constituir por si própria uma técnica de desenho.

Existem muitas outras formas de desenhar e muitas técnicas diferentes de desenho, muitas formas de representar no papel aquilo que vemos a nossa volta.

  • Podemos desenhar com linhas para criar um contorno. Conhecido como o desenho de contorno
  • Desenhar com rabiscos é outra técnica interessante que só utiliza rabiscos para representar desenhos
  • Desenhamos por encaixe. Utilizando formas geométricas.
  • Desenhar a cegas. Isto é Olhar para um objecto e desenha-lo sem levantar o lápis.
  • Desenhar com esfuminhos. Basicamente utilizando carvão, grafite e esfuminhos para produzir volume e forma.
  • Desenhar com texturas para representar qualquer objecto a nossa volta

Para esclarecer sobre estas técnicas de desenho, podem ler os artigos sobre “Treinar o cérebro para desenhar” Parte I, Parte II, Parte III

Mas não estamos a falar aqui sobre a textura do papel ou sobre desenhos texturados. Nos referimos neste artigo a aquelas linhas que em conjunto representam uma textura da natureza. Nos referimos a rabiscos e esboços que representam a relva, a madeira, o cimento, os pêlos do animal, as ondas do mar, ou texturas que proporcionem o efeito de liso ou de rugoso.

As texturas

Desenhar com texturas é a forma de desenhar mediante a qual preenchemos pequenas áreas e zonas do conjunto, damos forma e criamos perspectiva, forma e volume, utilizando exclusivamente para tal, texturas ou representações que nos sugerem texturas reais.

Na imagem a seguir, podemos ver vários tipos de texturas. Muitas texturas são quase prototipo, mas muitas outras as podemos inventar ou recriar a partir da realidade.



Com as texturas podemos criar rostos, figuras e paisagens, sem traçar contornos ou desenhar as formas, mas colocando texturas diferentes em cada área do desenho.

As texturas para desenhar

Para começar a trabalhar esta técnica, devemos praticar. Uma das melhores formas de o fazer é criar vários quadrados de 3x3cm numa folha de papel.
Dentro de cada quadrado podemos desenhar texturas diferentes. Podemos recriar a superfície do tronco das árvores, a relva curta, a relva alta, ou qualquer outra forma de textura.

Desenhar com texturas

A impressão de textura é reproduzida num desenho para reforçar o efeito realista de seus elementos. Mas também elas servem simplesmente para representar volume e forma.

O objectivo de trabalhar traços e tons é encontrar uma forma alternativa de representar adequadamente a qualidade dos objectos e ao mesmo tempo dar ao trabalho um certo interesse realista.

Vídeo sobre as texturas



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!