Desenho

Técnicas básicas de desenho: Construção.

1200 1

Técnicas básicas de desenho. Para aprender a desenhar necessitamos aprender algumas técnicas básicas de desenho a partir das quais podemos depois desenvolver individualidades. Entre todas as técnicas de desenho que podemos descrever se encontra a técnica de construção.

Técnicas básicas de desenho: construção

Ao desenhar devemos ter como objectivo, ver tudo como um conjunto de formas interrelacionadas onde uma forma leva a outra.

Em outras palavras, devemos ver o objecto que estamos a desenhar, não como aquilo que realmente é (uma casa, um olho, um cavalo, etc), mas sim como um conjunto de formas.

Essa é de facto, uma das maiores dificuldades ao desenhar, porque inconscientemente estamos amarrados ao nome de aquilo que estamos a desenhar. Esta claro este assunto? Vou tentar explicar isto melhor.

Recomendo:
Você sabe desenhar? Tenho a certeza que sim!

O principal obstáculo para a aprendizagem

Ao desenharmos um cavalo, por exemplo, estamos constantemente a imaginar como é a imagem pre-concebida que temos na nossa mente, do cavalo, em lugar de concentrar e focalizar toda a nossa atenção em desenhar a imagem que temos a nossa frente.



Isto faz com que sem querer a nossa mão vá na direcção da imagem preconcebida e não na direcção da imagem real que temos a nossa frente.

Para evitar isto, temos que obrigar-nos propositadamente a esquecer que aquilo que temos a nossa frente é um cavalo e pensar só em termos de desenho.
Isto é, o que temos a frente é um conjunto de linhas, curvas, formas, etc interligadas umas com as outras.

desenhar formas

Um livro para aprender a desenhar

livro de desenho para download

“Eu quero APRENDER A DESENHAR”
Em mais de 5 capítulos, 50 temas, mais de 200 páginas, 400 imagens e 46 exercícios de auto-avaliação, que te levarão do Zero até aprender a desenhar!!!

Aqui podes saber mais!!
 

O que fazer?

Uma das técnicas de desenho criadas para aprender a desenhar perfeitamente, nos ensina que devemos desenhar de maneira precisa todas as formas básicas que conformam o desenho e só depois é que começamos a detalhar e aperfeiçoar dito desenho.

Para isso devemos treinar o nosso cérebro para ver os objectos como formas. Este exercício foi concebido para tal fim.
Este exercício nos fará aperceber que é possível desenhar de maneira precisa e exacta quando desligamos o preconceito da nossa mente. Quando em lugar de ver objectos (com nome) vemos simplesmente formas.

É muito fácil desenhar formas quando estas não são objectos reconhecíveis. Quando as formas se tornam reconhecíveis, desenhar se torna mais difícil, porque estaremos a desenhar a partir da memoria e não a partir da observação.

como desenhar formas

 

Vamos fazer este Exercício

Temos na imagem superior uma espécie de quebra cabeças onde se mostram figuras não reconhecíveis, ou seja, figuras que de antemão o nosso cérebro não vai a associar a alguma imagem preconcebida.

Parece um exercício fútil, mas é excelente para a prática de desenhar formas:

  • O objectivo é desenhar as figuras numeradas em cada quadro correspondente.
  • Não trates de imaginar o que estas a desenhar
  • Concentra te exclusivamente em desenhar cada forma exactamente como a vês.

Ao finalizar, recorta cada quadradinho e organiza-lo seguindo a numeração. Ficarás surpreendido.!!!



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!