Aprenda a técnica de desenho por encaixe
Colocado por na secção Desenho, Videos
ESTE ARTIGO FOI CRIADO PARA TI . . . SE GOSTAS, ENTÃO PARTILHA!

O objectivo deste artigo é demonstrar como funciona a técnica de desenho por encaixe e como podemos utilizar esta simples mas eficiente técnica para criar de uma maneira simples e rápida uma composição fruto da nossa imaginação e criatividade

Como já explicamos no artigo “Técnica de Desenho por Encaixe”, todas as formas e objectos existentes na natureza e a nossa volta podem ser desenhadas a partir de simples e básicas formas geométricas.

Neste exemplo vamos a realizar uma composição de dois Papagaios ou Araras no seu habitat natural. Após a visualização de este artigo e do vídeo, recomendo que visitem, leiam e partilhem os artigos sobre “Composição”

Procedimento – Desenho por encaixe

Técnica de "Desenho por Encaixe"Começamos com duas elipses como formas geométricas básicas e varias linhas diagonais que converteremos em próximos passos, em elementos exteriores tais como ramas de árvores.

Nesta fase ainda só com formas geométricas, podemos fazer todas as alterações necessárias e estudar varias possibilidades de arranjo da composição. Para isso é sempre importante ter certas noções sobre “Composição”

Eu utilizo esta técnica para fazer as minhas pinturas. Realizo desenhos e esboços num caderno especialmente dedicado a isto, e assim vou estudando alternativas para depois converti-las em quadros a óleo.

Técnica de "Encaixe"A seguir, dentro destas elipses podemos começar a introduzir formas, linhas e curvas que comecem a definir os dois pássaros que estamos a desenhar, ao mesmo tempo que estudamos as proporções.

Nesta fase é que podemos modelar as formas, estreita-las, dimensiona-las e proporciona-las, até conseguirmos um desenho que nos agrade antes de passar ao detalhe das formas.

Técnica de "Encaixe"Finalmente, podemos aperfeiçoar o desenho, colocando detalhes às imagens.

É nesta fase que colocamos os bicos, olhos, assas, patas, áreas em sombra, áreas de separação das cores, elementos de recheio como os troncos das árvores, etc.

Resultado

O processo de desenho acaba aqui, dado que o meu objectivo não é fazer um desenho perfeito com acabamentos finais, sombras e luzes, mas sim um desenho que possa utilizar para a fase seguinte, que é pintar a óleo com a técnica de espátulas.

Se o seu objectivo é fazer um desenho completamente acabado todo a lápis ou grafite, então apenas estará na fase inicial do processo.

Uma vez que o desenho esta acabado, podemos passá-lo para a tela e começar a pintar na nossa técnica preferida. Muitas vezes fazemos correcções e aperfeiçoamos o desenho ou fazemos pequenas alterações… Para isso é que convêm fazer desenhos prévios antes de fazer qualquer risco na tela

Técnica de Encaixe
 

 

Video

Isto também te pode interessar...!

GOSTOU DO ARTIGO? . . . ENTÃO PARTILHE!
MAIS ARTIGOS RELACIONADOS!
Este procedimento para ointar um passaro em pastel seco, requer paciência,...
Este artigo sobre Como desenhar.”Técnica de Desenho rápido”, mostra uma técnica...
Recentemente li um artigo que achei muito interessante. O artigo era...
desenhar formas
Para aprender a desenhar necessitamos aprender algumas técnicas básicas de desenho...
O que outros comentam! Este artigo tem 4 opiniões
  1. Tenho aprendido muito.
    Obrigada
    Fernanda

  2. Quanto mais eu leio os artigos do amopintar, mais eu aprendo! MUITO OBRIGADO!

  3. Embora participe muito pouco , para não falar nada , gosto muito de receber as aulas . Tenho as que recebi guardadas em pasta e sempre que posso sigo os estudos e técnicas . espero e torço que nunca deixem de publicar e enviar. Muito obrigado e paz a todos .

  4. Magaly faz tempo que não falo com você. Continua muito bonita e fala português com muita facilidade.
    Gosto de vez por outra dar uma olhada por aqui pois tem muito conhecimento e ensina com muita facilidade.
    Como você, dou classes de desenho e aquarela ao passo que gosta mais de pastel e desenho
    Comecei muito cedo pois minha Mãe também pintava, outro tipo, fazia pirografia em veludos e pintava centro do contorno com tinta óleo.Jarrões com aves do paraíso olhos de vidro,etc.
    Sempre desenhei desde pequena e fui me aprimorando fiz faculdade de artes, aos 17 anos estudei dois anos com o maravilhoso Guinard., já deve ter ouvido falar pois era muito famoso e dai sempre estudando vários tipos de aulas, curso de fotografia e em São Paulo curso de ilustração botânica, sumiê,,fantoches,etc,etc.Nunca deixei aquarela. Já estou com quase 80 primaveras e muito feliz.
    Passo seu e-mail para muitas pessoas e toda idade . gostam muito. Sou voluntária também.Beijos e vamos que vamos. Muita saúde e muita luz .

Deixe aqui a sua opinião

Copyright © 2008 - 2017 | Aviso Legal | amopintar é Marca Registada | Todos os direitos reservados
desenvolvido por sybo