Desenho

Aprenda a técnica de desenho por encaixe

1874 5

O objectivo deste artigo é demonstrar como funciona a técnica de desenho por encaixe. Podemos utilizar esta simples mas eficiente técnica para criar de uma maneira simples e rápida uma composição fruto da nossa imaginação e criatividade

Como já explicamos no artigo “Técnica de Desenho por Encaixe”, todas as formas e objectos existentes na natureza e a nossa volta podem ser desenhadas a partir de simples e básicas formas geométricas.

Neste exemplo vamos a realizar uma composição de dois Papagaios ou Araras no seu habitat natural. Após a visualização de este artigo e do vídeo, recomendo que visitem, leiam e partilhem os artigos sobre “Composição”

Procedimento – Desenho por encaixe

Técnica de "Desenho por Encaixe"Começamos com duas elipses como formas geométricas básicas. Também varias linhas diagonais que converteremos em próximos passos, em elementos exteriores tais como ramas de árvores.

Nesta fase ainda só com formas geométricas, podemos fazer todas as alterações necessárias. Podemos estudar varias possibilidades de arranjo da composição. Para isso é sempre importante ter certas noções sobre “Composição”

Eu utilizo esta técnica para fazer as minhas pinturas. Realizo desenhos e esboços num caderno especialmente dedicado a isto. Assim vou estudando alternativas para depois converti-las em quadros a óleo.



Técnica de "Encaixe"A seguir, dentro destas elipses podemos começar a introduzir formas, linhas e curvas que comecem a definir os dois pássaros que estamos a desenhar, ao mesmo tempo que estudamos as proporções.

Nesta fase é que podemos modelar as formas, estreita-las, dimensiona-las e proporciona-las, até conseguirmos um desenho que nos agrade antes de passar ao detalhe das formas.

Técnica de "Encaixe"Finalmente, podemos aperfeiçoar o desenho, colocando detalhes às imagens.

É nesta fase que colocamos os bicos, olhos, assas, patas. Também estudamos as áreas em sombra, áreas de separação das cores, elementos de recheio como os troncos das árvores, etc.

Resultado

O processo de desenho acaba aqui. O meu objectivo não é fazer um desenho perfeito com acabamentos finais, sombras e luzes, mas sim um desenho que possa utilizar para a fase seguinte, que é pintar a óleo com a técnica de espátulas.

Se o seu objectivo é fazer um desenho completamente acabado todo a lápis ou grafite, então apenas estará na fase inicial do processo.

Uma vez que o desenho esta acabado, podemos passá-lo para a tela e começar a pintar na nossa técnica preferida. Muitas vezes fazemos correcções e aperfeiçoamos o desenho ou fazemos pequenas alterações… Para isso é que convêm fazer desenhos prévios antes de fazer qualquer risco na tela

Técnica de Encaixe

 

Video



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!