Desenho

Aprenda a técnica de desenho por encaixe

866 0

O objectivo deste artigo é demonstrar como funciona a técnica de desenho por encaixe e como podemos utilizar esta simples mas eficiente técnica para criar de uma maneira simples e rápida uma composição fruto da nossa imaginação e criatividade

Como já explicamos no artigo “Técnica de Desenho por Encaixe”, todas as formas e objectos existentes na natureza e a nossa volta podem ser desenhadas a partir de simples e básicas formas geométricas.

Neste exemplo vamos a realizar uma composição de dois Papagaios ou Araras no seu habitat natural. Após a visualização de este artigo e do vídeo, recomendo que visitem, leiam e partilhem os artigos sobre “Composição”

Procedimento – Desenho por encaixe

Técnica de "Desenho por Encaixe"Começamos com duas elipses como formas geométricas básicas e varias linhas diagonais que converteremos em próximos passos, em elementos exteriores tais como ramas de árvores.

Nesta fase ainda só com formas geométricas, podemos fazer todas as alterações necessárias e estudar varias possibilidades de arranjo da composição. Para isso é sempre importante ter certas noções sobre “Composição”

Eu utilizo esta técnica para fazer as minhas pinturas. Realizo desenhos e esboços num caderno especialmente dedicado a isto, e assim vou estudando alternativas para depois converti-las em quadros a óleo.

Técnica de "Encaixe"A seguir, dentro destas elipses podemos começar a introduzir formas, linhas e curvas que comecem a definir os dois pássaros que estamos a desenhar, ao mesmo tempo que estudamos as proporções.

Nesta fase é que podemos modelar as formas, estreita-las, dimensiona-las e proporciona-las, até conseguirmos um desenho que nos agrade antes de passar ao detalhe das formas.

Técnica de "Encaixe"Finalmente, podemos aperfeiçoar o desenho, colocando detalhes às imagens.

É nesta fase que colocamos os bicos, olhos, assas, patas, áreas em sombra, áreas de separação das cores, elementos de recheio como os troncos das árvores, etc.

Resultado

O processo de desenho acaba aqui, dado que o meu objectivo não é fazer um desenho perfeito com acabamentos finais, sombras e luzes, mas sim um desenho que possa utilizar para a fase seguinte, que é pintar a óleo com a técnica de espátulas.

Se o seu objectivo é fazer um desenho completamente acabado todo a lápis ou grafite, então apenas estará na fase inicial do processo.

Uma vez que o desenho esta acabado, podemos passá-lo para a tela e começar a pintar na nossa técnica preferida. Muitas vezes fazemos correcções e aperfeiçoamos o desenho ou fazemos pequenas alterações… Para isso é que convêm fazer desenhos prévios antes de fazer qualquer risco na tela

Técnica de Encaixe

 

Video



Gostas deste artigo? Então partilha:
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website