Tecnicas de pintura

Pintura Acrílica. Uma técnica popular entre os iniciantes

2615 13

Pintura acrílica: A continuação apresento alguns apontamentos interessantes sobre esta popular técnica de pintura caracterizada pela sua economia e simplicidade de aplicação.

A pintura acrílica é um médio muito popular entre artistas iniciantes, por varias razões.

  • A mais importante das razões é porque se trata de um material económico.
  • Mas também porque é um material de secagem rápida.
  • Porque pode ser diluída com água. Os acrílicos podem ser usados ​​sem solventes tóxicos e podem ser limpos facilmente com apenas sabão e água.
  • Apesar de de ser um médio a base de água, o que facilita o secado rápido, uma vez seca é resistente a agua.
  • Pode ser aplicado em diversos tipos de superfície. Como o acrílico é um polímero plástico, você pode pintar em qualquer superfície, desde que não contenha cera ou óleo.
  • Se não ficou satisfeito com a pintura que realizou, então pode deixar secar e pintar directamente sobre a mesma pintura em questão de minutos.

Pintura Acrílica: Uma técnica popular

Já foi explicado num brevíssimo resumo o porque desta técnica ser tão popular e procurada entre os iniciantes.

Mas nem todos sabem que é possível obter tantas variedades de resultados semelhantes ao óleo, aguarela, técnica mista, colagem, etc
Nem sabem como evitar que a tinta seque tão rapidamente, dificultando a obtenção desses resultados.
Pois bem, vamos agora passear por vários pontos que farão ainda mais popular esta técnica de “Pintura Acrílica”

Pintura acrílica. Os pinceis

#1 É fácil obter diferentes resultados

Dependendo da quantidade de água que for utilizada para dilui-la, poderá obter diferentes resultados com as tintas acrílicas.
Se utiliza mais quantidade de agua, o acabamento deste tipo de pintura poderá parecer uma aguarela. Ou parecerá uma pintura a óleo, se forem utilizados os acrílicos directamente do tubo.



Os acrílicos são muitas vezes utilizados em substituição das aguarelas porque as cores uma vez secas, aproximam-se muito as cores desejadas, talvez ligeiramente mais escuras, enquanto as aguarelas uma vez secas, tornam-se mais claras que as cores pretendidas, produzindo as vezes, grandes surpresas, principalmente para os principiantes.

Os acrílicos podem também substituir a pintura a óleo, pelo facto de secarem muito mais rápido e produzir um efeito muitas vezes parecido as pinturas a óleo.
Pintura acrilica versus aguarela

#2 Acrílicos Vs Óleos

Apesar da semelhança em termos de acabamento que existe entre as pinturas acrílicas e as pinturas a óleo, existem diferenças em dois aspectos importantes:

  • A pintura acrílica oferece limitações em termos da variedade de tonalidades existentes.
  • Quando seca, oferece um aspecto ligeiramente brilhante e sedoso, consequência lógica do facto de serem materiais “essencialmente plásticos”.

#3 Manter as tintas húmidas

Uma vez que o acrílico seca tão rapidamente, é importante ter a mão um borrifador para pulverizar as cores na paleta e evitar que sequem enquanto se trabalha.

Também é possível pulverizar água directamente sobre a tela ou papel para manter a tinta viável de trabalhar e para obter diferentes efeitos de pintura, como gotejamentos e esfregaços.

#4 Trabalhar do geral para o específico

É indispensável trabalhar de forma eficiente pintando as formas maiores primeiro.
Uma das armadilhas para os pintores iniciantes tem a ver com o facto de quererem dedicar mais tempo aos pormenores ou áreas pequenas, trabalhando lenta e cuidadosamente em sua pintura. Entretanto a tinta na paleta vai secando.

Quando voltam a paleta para carregar o pincel, descobrem que a tinta se tornou inviável, exigindo fazer a mistura da cor novamente, o que pode ser um estressante desafio.
Para evitar essa frustração, tente pintar as formas maiores da sua composição primeiro e trabalhe rapidamente com o maior pincel que puder.

Guarde os detalhes e pincéis menores para o final. Trabalhe do geral para o específico. Isso também ajudará a evitar que sua pintura fique muito rígida.

#5 Podemos obter efeitos diferentes

Existem médios ou aditivos que permitem manter as tintas acrílicas húmidas.



Como o acrílico seca rapidamente, pode ser difícil misturar cores. Usando um aditivo específico é possível prolongar o tempo de secagem e obter efeitos semelhantes as tintas a óleo.

Muitos artistas que utilizam as pinturas acrílicas modificam a sua aparência, flexibilidade, textura, resistência e outras características aditando certos médios adequados as tintas acrílicas. Hoje em dia é fácil encontrar uma grande variedade de aditivos para diferentes efeitos e de distintas marcas.

As pinturas acrílicas também oferecem a possibilidade de poderem ser aplicadas em diferentes superfícies com adição de médios ajudam a facilitar a sua aderência.
Estes médios podem mudar o aspecto do acrílico de brilhante para baço. Podem também ser utilizados para construir camadas e até para produzir certa textura á superfície pintada.

O gel e massa de moldagem são alguns dos médios utilizados para proporcionar acabamentos quase esculturais ás pinturas acrílicas.
E importante conhecer bem este material e as suas possibilidades, já que existem tanto técnicas específicas de aplicação como restrições.

#6 Utilize pincéis sintéticos

A tinta acrílica pode danificar facilmente os pincéis, particularmente se forem de fibras naturais. Pode secá-los e fazer com que eles se degradem e se tornem frágeis ao longo do tempo.

É por tanto recomendável utilizar pincéis sintéticos feitos de nylon ou de filamentos de poliéster que imitam os traços dos pincéis de fibras naturais e são mais adequadas à tinta acrílica.
Eles seguram bem a tinta, mas também são fáceis de limpar. São menos caros que os pincéis de fibras naturais comparáveis.

#7 Tenha um bom pincel plano de tamanho médio

Um bom pincel plano de tamanho médio pode ser usado para … quase tudo!.
Dependendo com qual borda pinta, poderá obter uma pincelada mais grossa ou mais fina. Este pincel é mais versátil que um pincel tipo “lingua de gato”.
Segure o pincel mais afastado das cerdas para uma pincelada mais gestual, segure-a mais perto das cerdas para maior controle ao pintar detalhes.

#8 Quando seca é mais escura

A tinta acrílica geralmente quando seca fica mais escura do que quando molhada

Isto particularmente ocorre com tintas de categoria de estudante. Este tipo de tintas contêm uma proporção maior de aglutinante em relação ao pigmento, por tal razão as cores tendem a se tornar mais escuras.

Quando isso ocorre, a tendência é aplicar camadas mais claras umas sobre as outras para tentar obter a tonalidade clara desejada. Esta tendência aumenta a quantidade ou espessura de tinta sobre a tela, adicionando complexidade e riqueza à cor.

#9 É perfeito para fazer estudos

As tintas acrílicas são perfeitas para realizar estudos e até como uma pintura para óleo

Como o acrílico seca tão rapidamente, é óptimo de utilizar para pintar estudos sobre qualquer tema, tanto dentro no estúdio como fora ao ar livre.
A tinta seca rapidamente formando uma fina película insolúvel e durável que é resistente à água, por tanto não será arruinado se formos apanhados pela chuva.

Devido ao seu tempo de secagem e propriedades químicas, também é muito útil quando desejamos utilizá-la em substituição das tintas a óleo.
Podemos utilizar estas tintas para resolver muitas das questões sobre cor e composição na tela, antes de passar a um compromisso definitivo com as tintas a óleo.
Mas lembre-se, é possível pintar com óleo sobre o acrílico, mas nunca com acrílico sobre o óleo.

#10 Técnica mista e colagem

O acrílico também é ideal para técnica mista e colagem. A tinta e os médios adicionados a estas tintas actuam como adesivos. Também proporcionam uma boa superfície para se desenhar com grafite, pastel de óleo, pastel seco e muito mais.

Outras técnicas de Pintura



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!