Perguntas e Respostas

Que tipos de pastel seco devo comprar?

395 0

Responder a pergunta: Que tipo de pastel seco devo comprar? não é fácil. Necessitamos saber varias coisas antes de responder.
Por exemplo: que tipo de trabalho pretende fazer?; preferes pastel seco ou pastel a óleo? preferes o trabalho com pormenor ou o trabalho menos detalhado?

Em todo o caso, é importante destacar que além dos pasteis, existem também os lápis de cera. Muitos iniciantes confundem os lápis de cera com os pasteis a óleo.
O lápis de cera não é um material artístico de boa qualidade. Tem uma gama limitada de tons e é principalmente utilizado para actividades escolares.Por tanto se o objectivo é fazer trabalhos de qualidade, prefere sempre pasteis.

Que tipos de pastel seco devo comprar

Podemos comprar pasteis a óleo ou pastel seco. Para ambos materiais, a técnica de aplicação e os resultados são diferentes.

Eu trabalho principalmente e preferencialmente com os pasteis secos. Por tanto, é sobre eles que posso falar mais a vontade.

Os pastéis secos que são utilizados para artes plásticas, existem numa gama enorme de cores, esbatem e misturam extraordinariamente entre eles, e são excelentes para realizar trabalhos de muito boa qualidade, ainda a nível profissional.

As marcas também são variadíssimas e a sua escolha depende do tipo de trabalho que pretendes fazer e a técnica que utilizas.
Eu particularmente, utilizo muito os pasteis “Rembrandt”.
São suaves, mas são ao mesmo tempo sólidos e consistentes. Algumas outras marcas devem ser tratadas com muito cuidado para não se desfazerem nas mãos.

Marcas de pastel seco

Eu já experimentei muitas marcas de pastel seco. Cada uma delas proporciona uma textura única e uma forma especial e particular para trabalhar.
Nos seguintes artigos encontrarás desenhos realizados com diferentes marcas de pastel e os resultados foram muito bons.

Visita os artigos e descobre a diferença entre todos eles. Assim, terás toda a informação necessária para fazeres a tua própria escolha.

Trabalhos em pastel seco.

Duas técnicas diferentes de aplicação. Dois tipos diferentes de papel e duas marcas diferentes de pastel seco.

Mais informação sobre o Pastel Seco

Para maior esclarecimento sobre este técnica de pintura, convido-te a visitar varias secções deste blog onde encontrarás um conjunto de artigos sobre este tema:

 

Pergunta…que eu respondo!

Olá Magaly,… a uns tempos vi uns vídeos na Internet ensinando a desenhar em pastel seco. Fui a uma loja de materiais artísticos e comprei umas barrinhas que pensei que eram pasteis, mas não espalhavam tão bem como mostrava no vídeo. . . Voltei a loja e me disseram que era lápis de cera mas não fiquei esclarecida.
Será que podes me explicar a diferença entre lápis de cera e pastel e também o que devo comprar.
Pergunta realizada por:
Nazaré-R.J

Esclarece as tuas dúvidas aqui!



Gostas deste artigo? Então partilha:
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes