Artigos-Dicas-Conselhos

Porque pintar? Um gosto ou uma responsabilidade?

473 0

Porque Pintar? Todos temos interesses muitas vezes estranhos e às vezes difíceis de entender para os outros. Um desses interesses pode ser a pintura. Mas… porque pintar?

Algumas pessoas gostam de coleccionar coisas, outros praticam desportos, outros são viciados em música.
Todos nós temos algum tipo de interruptor que nos activa e nos inspira.

Para mim, esse interruptor é a pintura. Mas… porque pintar? O que tem esta actividade que me cativa a mim e a tantos outros.

Pintar é alem de relaxante, uma incrível descoberta. Cada pincelada é uma nova possibilidade, cada mistura uma nova aventura e cada erro um novo caminho. Mas pintar é também uma forma de expressão, de chamada de atenção e reflexo da nossa sociedade.

Qual é o propósito de fazer arte?

Qual é o propósito de fazer arte, de pintar, perguntam muitas pessoas, especialmente aquelas que não se sentem atraídas por ela.
A arte faz com que as pessoas observem melhor… Observem as questões sociais, as outras pessoas e as suas emoções, o ambiente que as rodeia, e os objectos quotidianos e formas da vida ao seu redor.

A arte nos ajuda a ver o que temos a frente mas que não é facilmente percebido. O artista destaca o que não pode ser visto ou sentido facilmente.



O artista procura e tenta descobrir a cada pincelada uma nova forma de se expressar. É esta constante descoberta o mais interessante que tem a pintura… Acho que o dia que um pintor saiba tudo, de certeza que abandonará a pintura para começar alguma outra actividade, já que pintar nessa altura tornaria-se um assunto aborrecido.

ARTE É APENAS UMA FORMA DE AUTO-EXPRESSÃO?

A pintura é geralmente uma forma de auto-expressão. O artista sente fortemente aquilo que está fazendo e o apresenta de uma maneira que seja aceitável e compreensível para ele próprio e para os outros.

Este produto de sua auto-expressão pode ajudar os outros porque sempre haverá pessoas que sentem da mesma forma, mas não podem ou sabem se expressar. Essas pessoas se identificarão com o artista, com a sua visão, propósito e a sua forma de arte.

Uma das funções do artista é comunicar uma ideia, uma emoção ou um propósito em seu trabalho.

A pintura COMO DECORAÇÃO OU ORNAMENTO

Infelizmente, a maioria das pessoas ainda pensa em arte como decoração. O problema de pensar dessa maneira sobre uma peça de arte ou sobre uma pintura é que as pessoas se cansam da decoração e querem muda-la depois de alguns anos.

Uma boa pintura nunca deve passar de moda. Uma pintura deve ser vista como uma entidade separada, que até pode não combinar com a mobília da sala…
Há muitas impressões baratas por aí que podem ser usadas como decoração, e de certa forma, é arte e sim, é decoração.
A ideia de que a arte é uma decoração subestima uma pintura e subestima um artista.

A contribuição da arte a sociedade.

Ouvimos sempre falar de “artes e cultura”, e que a arte define a cultura de um pais. De muitas maneiras, o que se apresenta nos museus nacionais deve reflectir uma sociedade.
Mas do que eu entendo e tenho visto nas grandes galerias, não parece reflectir a pessoa média na rua. Algumas das artes dos museus podem realmente aumentar o empobrecimento.

Nós fazemos arte porque há algo dentro da pessoa criativa que precisa sair. O poeta, o músico, o ator e o artista visual têm todo o desejo de expressar o que sentem e criar algo de grande valor.
É um tipo de terapia ou uma forma de meditação. Muitos fazem arte pela alegria pura de o fazer.

Porque pintar?

Além de toda a contribuição que uma artista possa fazer para a sociedade. De toda a influência que possa causar no observador quanto criador , comunicador de ideias ou emoções. Muitos artistas fazem arte por paixão.



É o sentido de propósito na aprendizagem o que muitas vezes motiva ao artista. Às vezes há frustração e até desespero quando algo não sai como o imaginamos… Será que também te aconteceu a ti?

É então nesses momentos que devemos parar e pensar: “Eu estou no caminho certo…eu consigo, é só questão de investigar, praticar e tentar de novo”
Após uns quantos retoques e misturas o inesperado acontece a pintura surge e a arte se concretiza.

Sentir como se arrasta pincel sobre a tela, e ver como magicamente se formam novas cores, são sensações que nem todo mundo entende, e eu não sei que hormonas ou neurotransmissores são activados em nosso corpo nesse momento, mas com certeza eles devem estar relacionado com a felicidade.
É por esta razão que eu considero a pintura além de uma paixão, uma excelente terapia anti-stress, anti-envelhecimento e anti-depressivo.

A Responsabilidade do pintor

Para garantir que este interesse continue vivo, é importante escolher os temas que gostamos, coisas bonitas, harmoniosas, com vida e com alegria, porque assim sendo, cada vez que voltarmos a ver as nossas pinturas estaremos recebendo essa influência e sentimento que espalhamos sobre a tela.

Eu sei que a pintura deve expressar o que interiormente sentimos, mas para ser honesta, se eu estou triste não consigo pintar e se o fizer, tento de propósito, colocar cores brilhantes nas pinturas e procurar uma elevação do estado de ânimo através das cores e as pinceladas.

Acho que muitos artistas desperdiçam o seu talento e inspiração com temas depressivos e por vezes macabros … há até génios da pintura que pintam coisas realmente assustadoras.

Ao meu modo de ver, a arte deve contribuir um pouco para colocar o espectador em um nível emocional superior, para transmitir uma mensagem positiva e dar um ponto de inspiração para continuar com suas vidas, que em alguns casos, já são tristes.

Já te fizeste esta pergunta: Porque pintar?
Eu gostaria saber agora, porque tu pintas? Deixa os teus comentários sobre este artigo aqui ou na nossa página no facebook.

Uma pintura realmente inspiradora

“O rapto de psique” de Adolphe William Bouguereau
Uma pintura realmente inspiradora.!!!

o-rapto-de-psique

 

Gostas dos nossos artigos?

  • Então volta sempre a “Amopintar”, já que todas as semanas temos artigos novos para partilhar!
  • Segue-nos no Youtube e no facebook
  • Ou então subscreve a nossa “Newsletter” para que recebes todas as actualizações no teu email.
    Além disso, com o teu “Cadastro” poderás ter acesso ao download gratuito do Ebook “Termos Artísticos Ilustrado”



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!