Movimentos Artisticos

Pontilhismo. Técnica de pintura baseada numa ilusão

1660 9

Pontilhismo.
É uma técnica de pintura, saída do movimento impressionista. Nesta técnica, pequenas manchas ou pontos de cor provocam, pela justaposição, uma mistura óptica nos olhos do observador

Nesta técnica as cores não primárias, são geradas pelo efeito visual produzido pela proximidade dos pontos pintados com as cores primárias.

Pontilhismo

Originalmente foi desenvolvido pelo Neo-Impressionista Georges Seurat. Este movimento também está associada com Paul Signac e Henri-Edmond Cross.
pontilhismo-1Quando as obras são vistas de longe, a certa distancia, os pontos com os quais as pinturas são feitos, não se conseguem distinguir. Em lugar disso, se produz um efeito visual que nos leva a perceber outras cores.

Isto significa que com o mesmo conjunto de cores primárias, os pontilhistas podem gerar uma gama de cores diferentes. Isto quando comparados com artistas usando as cores tradicionais ou técnicas de mistura de cores.

O resultado é por vezes descrito como brilhante, uma vez que é o olho do observador quem faz a mistura, e não o pincel.

Como se explica este efeito?

Este efeito pode ser explicado a traves do conhecimento da teoria das cores e dos efeitos das cores aditivas e subtractivas.



Geralmente quando as cores são produzidas por pigmentos misturados fisicamente, falamos da teoria da cor subtractiva nas obras.

Segundo esta teoria, a mistura dos pigmentos das cores primárias produzem menos luz.  Por isso, se nós misturarmos pigmentos vermelho, azul e amarelo (cores primárias subtractivas), obtemos uma cor negra.

pontilhismoQuando as cores, no entanto, são produzidas pela mistura da cor luz, então falamos da teoria aditiva da cor nos trabalhos.

Nesta teoria, a mistura das luzes das três cores primárias produzem mais luz; por isso, se nós misturarmos vermelho, azul e verde luz (aditivos primários) obtemos algo que se assemelha a luz branca.

O que é diferente no pontilhismo?

O que há de diferente no pontilhismo é a forma de misturar as cores.
O efeito brilhante no pontilhismo aumenta a partir do fato de que a mistura subtractiva é evitada. Se produz uma mistura mais próxima do efeito aditivo obtida através dos mesmos pigmentos.

O tipo de pincelada utilizada no pontilhismo é feita as custas das tradicionais pinceladas que poderiam ser utilizadas para delinear textura.

Para esclarecer mais um pouco este estilo de pintura e só desde um ponto de vista ilustrativo, podemos fazer uma semelhança do pontilhismo com os receptores de televisão ou ecrãs de computadores tanto CRT e LCD. Eles se baseiam em minúsculos pontos primárias vermelho, verde e azul que se misturam entre si para formar uma grande diversidade de cores.

NOTA CURIOSA

Como acontece com todo movimento artístico, outras áreas das artes também são afectadas e influenciadas.

Assim, o termo Pontilhismo mais tarde foi emprestado aos músicos. O termo se utilizou para descrever um estilo de composição que foi ouvida pela primeira vez na lista das obras de Anton Webern. Este estilo foi aplicado por seus seguidores, em especial Pierre Boulez entre os anos 1950 e 1960.

Neste estilo musical, sons de timbres diferentes cuidadosamente escolhidos, cada um aparentemente trabalhando isoladamente produzem e compõem peças fantásticas. Não seguem a forma melódica mais evidente de ligação.

Alguns exemplos



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!