Pontilhismo
Colocado por na secção Artigos e Leituras, Movimentos Artisticos
ESTE ARTIGO FOI CRIADO PARA TI . . . SE GOSTAS, ENTÃO PARTILHA!

Pontilhismo é um estilo de pintura

Nesta técnica as cores não primárias, são geradas pelo efeito visual produzido pela proximidade dos pontos pintados na tela com as cores primárias.

Originalmente desenvolvido pelo Neo-Impressionista Georges Seurat, o movimento também está associada com Paul Signac e Henri-Edmond Cross.
Quando as obras são vistas de longe, a certa distancia, os pontos com os quais as pinturas são feitos, não se conseguem distinguir, em lugar disso, produz-se um efeito visual que nos leva a perceber outras cores.

pontilhismo-1Isto significa que, com o mesmo conjunto de primárias, os pontilhistas podem gerar uma gama de cores diferentes quando comparados com artistas usando as cores tradicionais ou técnicas de mistura de cores.

O resultado é por vezes descrito como brilhante ou benéfico uma vez que é o olho do observador quem faz a mistura, e não o pincel.
Este efeito pode ser explicado a traves do conhecimento da teoria das cores e nos efeitos das cores aditivas e subtractivas.
Geralmente quando as cores são produzidas por pigmentos misturados fisicamente, falamos da teoria da cor subtractiva no trabalho.
Aqui, a mistura dos pigmentos das cores primárias produzem menos luz, por isso, se nós misturarmos pigmentos vermelho, azul e amarelo (cores primárias subtractivas), obtemos uma cor negra.

pontilhismoQuando as cores, no entanto, são produzidas pela mistura da cor luz, então falamos da teoria aditiva da cor no trabalho.
Aqui, a mistura das luzes das três cores primárias produzem mais luz; por isso, se nós misturarmos vermelho, azul e verde luz (aditivos primários) obtemos algo que se assemelha a luz branca.

O efeito brilhante no pontilhismo aumenta a partir do fato de que a mistura subtractiva é evitada e produz-se uma mistura mais próxima do efeito aditivo é obtida através do mesmo pigmentos.

O tipo de pincelada utilizada para a realização de pontilhismo é feita à custa dos tradicionais pinceladas que poderiam ser utilizadas para delinear textura.

Para esclarecer mais um pouco este estilo de pintura e só desde um ponto de vista ilustrativo, podemos fazer uma semelhança do pontilhismo com os receptores de televisão ou ecrãs de computadores tanto CRT e LCD, os quais se baseiam em minúsculos pontos primárias vermelho, verde e azul que se misturam entre si para formar uma grande diversidade de cores.

NOTA CURIOSA

Como acontece com todo movimento artístico, outras áreas das artes também são afectadas e influenciadas. Assim, o termo Pontilhismo mais tarde foi emprestado pelos músicos para descrever um estilo de composição vistos pela primeira vez na lista das obras de Anton Webern e utilizadas por seus seguidores como Pierre Boulez através dos anos 1950 e 1960, no qual sons de timbres diferentes cuidadosamente escolhidos, cada um, aparentemente trabalhando isoladamente, em vez de liga-se a forma mais evidentemente interligada melodicamente, produzem e compõem peças fantásticas.

pontilhistas

Teoria da Cor

Artigos relacionados

Gosta dos artigos “Amopintar”?

  • Saiba tudo o que acontece no blog, recebendo os artigos no seu email
  • Subscreva-se no RSS. Basta para isso, colocar o seu e-mail…
  • Cadastre-se no “Newsletter” onde também poderá receber o Ebook “Termos Artísticos Ilustrado” GRÁTIS com o seu cadastro

banner-livro

Isto também te pode interessar...!

GOSTOU DO ARTIGO? . . . ENTÃO PARTILHE!
O que outros estão a ler!
Abc da cor
Para poder nos entendermos quando falamos sobre as tintas a óleo,...
Impasto
Impasto é uma técnica utilizada na pintura onde a tinta é...
Arte Naive
Naive é o termo que normalmente é aplicado aos trabalhos feitos...
Arte abstracta
Arte abstracta e geralmente entendida como o tipo de arte que...
O que outros comentam! Este artigo tem 9 opiniões
  1. sandra

    Sandra: Gostei do que tem.
    Obrigada por isto!

  2. Achei muito interessante esse conteúdo.ok.

  3. marta de araujo santos

    gostei muito das explicaçoes sobre o tema pontilhismos tinha um trabalho de artes e saiu perfeito atravez das suas explicaçoes muito obrigada por esta realizando um otimo trabalho onde esclarece duvidas e nos realizamos com seus obras de ensino …..mais uma vez agradeço beijos tenha uma otima tarde

  4. mayara santos

    muito legal eu adorei
    muito grata!!

  5. LEONARDO CARDOSO

    MEU DEUS DO CEU QUE LINDO

  6. keren

    aii qe lindo
    gente continua assim

  7. Minha professora me pediu para fazer um desenho com a técnica do pontilhismo
    eu achei muito difícil, pois leva muito tempo…mas é interessante!

  8. lavinia

    Esse texto tem tudo que eu precisava para ganhar um 10 no trabalho de artes

  9. É LINDO POTILISMO

Deixe aqui a sua opinião

Copyright © 2008 - 2014 | Aviso Legal | amopintar é Marca Registada | Todos os direitos reservados
desenvolvido por sybo