Pintura a óleo

Pintar sobre tela ou pintar sobre madeira

1808 0

Pintar sobre tela ou pintar sobre madeira O que é mais conveniente quando de óleo se trata… ?

Há uma enraizada crença hoje em dia entre os pintores. Muitos acham que o melhor tipo de suporte para pintar a óleo é a tela. Isto é, o tecido preparado e esticado sobre uma moldura ou bastidor de madeira.

No entanto, existe muito debate sobre a sua durabilidade. Muitos museus e restauradores concordam que as melhores pinturas que foram preservadas ao longo da história foram feita sobre painéis de madeira.

Pintar sobre tela ou pintar sobre madeira

Cada um destes dois tipos de suportes têm seus prós e contras.  A sua eleição deve obedecer aos seus gostos particulares e as necessidades específicas relacionadas com aquilo que você decida pintar.

Para termos uma maior ideia em relação aos painéis de madeira, aqui vos apresento algumas vantagens e desvantagens da madeira em relação a tela. Depois fica do seu lado fazer a escolha.!!!
.

pintar-sobre-tela-ou-pintar-sobre-madeira

Vantagens dos painéis de madeira em relação a tela para pintar.

  • Com os painéis de madeira podes obter uma textura extra-suave, muito necessária e conveniente para pinturas com grande detalhe e realismo.
  • Existe um menor risco de a tinta rachar sob condições normais (longe da humidade e calor excessivo). Os painéis apresentam menos mudanças de tensão e movimentos do que as telas convencionais.
  • Pela sua rigidez os painéis de madeira apresentam menor risco de mossas, buracos e outros danos que as telas tradicionais após o armazenamento inadequado, transporte inadequado ou manipulações erróneas.
  • Os painéis de madeira ocupam menos espaço para armazenamento. Este facto é muito importante para os pintores que têm uma alta produção de obras e necessitam optimizar o seu problema de espaço.
  • São relativamente mais baratos do que alguns outros suportes.
  • O painel de madeira é um suporte mais firme no momento de pintar. As telas tendem a “saltar” quando são aplicadas vigorosamente pinceladas sobre a superfície.
  • É mais fácil e mais barato moldurar os painéis de madeira.   Se forem painéis finos, podem ser usadas molduras para fotografias. Os quadros em tela, pela sua espessura necessitam de molduras especiais mais largas.
  • São suportes muito apreciados pelos pintores ao ar livre (plein air) já que por serem superfícies sólidas.  Estas, não se mexem com o vento facilitando o seu transporte.
  • Os painéis de madeira permitem ser entelados, permitindo assim obter uma grandiosa combinação de texturas que a tela permite, mas com a durabilidade da madeira.
  • Outra vantagem interessante tem a ver com a forma da tela, já que com painéis de madeira podemos criar suportes circulares, ovalados, o o que a imaginação nos indique

paineis-de-madeira-para-pintar

Desvantagens dos painéis de madeira

  • Nem toda a madeira é adequada para a pintura. Devem se escolhidas tábuas ou painéis completamente secas e que não libertem resinas. No entanto, esta desvantagem é largamente superado quando são utilizadas placas de madeira aglomerada que se encontram facilmente no mercado (MDF, TableX, madeira compensada, MDF-Masonite, etc)
  • Se o painel de madeira for fino e grande (maior que 30 cm x 40 cm) tem que ser pintado pela parte de trás para evitar que a madeira encurve, ou mesmo ter que colocá-las sobre uma estrutura se for de formato muito grande.
  • Se não se utiliza a madeira entelada, a superfície pode ser tão lisa que dificulte a aplicação das tintas e o processo de esfumar ou espalhar as pinceladas. A textura do tecido da tela ajuda a agarrar a tinta assim como a sua aplicação.
  • Se forem sujeitos a uma grande quantidade de água podem acontecer danos irreparáveis no painel de madeira. Se forem entelados, será sempre possível resgatar a tela descolando-a do painel.
  • Quando a madeira não esta devidamente preparada e selada, esta pode absorver o óleo da tinta.  Isto torna mais difícil a sua aplicação e deixa uma aparência opaca.
  • Em tamanhos muito grandes de painéis se dificulta o transporte ,em comparação com a tela que se for muito grande, pode-se remover da moldura, enrolar e transportar.

Agora com certeza já será possível para todos os amigos e visitantes de “AMOPINTAR”, ter uma melhor perspectiva em relação as vantagens e desvantagens de pintar sobre tela ou pintar sobre madeira.

Espero que esta informação sirva para vos ajudar a escolher o melhor suporte para o vosso próximo trabalho ou projecto de pintura a óleo.

Mais artigos sobre a pintura a óleo



Gostas deste artigo? Então partilha:
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes