Pintar Paisagens

Pintar paisagens com pastel seco

395 0

A seguir explicarei sobre um dos materiais essenciais para pintar paisagens nesta técnica, o pastel seco.

Os pastéis são o principal médio para a realização desta técnica de pintura de paisagens.
Mas o que são os pastéis?… basicamente, são pigmento puro em pó misturado com água e uma pequena (ou nenhuma) quantidade de cola “tragacanto”, para ajudar á solidificação em forma de barras sólidas.

Em Europa quando falamos de pasteis, normalmente estamos a nos referir ao pastel seco, já que também existem os pastéis a óleo.
Dentro da gama de pastel seco, existem vários graus de dureza. Dependendo das marcas e da quantidade de cola adicionada à mistura os pastéis poderão adquirir maior ou menor dureza. Os pastéis fabricados exclusivamente com água, são porém os mais suaves e delicados.

Entre as marcas mais conhecidas temos os Faber & Castell e Nu Pastel que são os mais duros do mercado. Os pastéis Rembrandt são de dureza média e os Sennelier, Schminckes, American Art, são os mais suaves do mercado. Esta variabilidade na pureza dos pastéis, tem repercussão também no preço dos mesmos, sendo os mais caros, aqueles cuja composição é maioritariamente pigmento puro.

As diferentes marcas e texturas podem ser utilizadas em conjunto numa mesma pintura. A escolha de alguma marca ou tipo específico de pastel dependerá principalmente do gosto e adaptação do artista ao material, mas também do tipo de papel que se utiliza.

O facto da técnica não permitir a mistura de umas cores para a obtenção de outras cores, como acontece com outras técnicas como o óleo por exemplo, faz com que tenha-mos que adquirir muitas barrinhas de pastel de variadas cores. Alguns artistas profissionais possuem na sua paleta mais de 400 barras de pastel de vários tons e tonalidades.



O ideal para começar, é adquirir um conjunto de 36 cores. Com estas cores poderão começar a fazer desenhos e pinturas de qualquer género. Com o tempo poderão adquirir mais cores, diferentes marcas e diferente dureza do material.
Também é recomendável para o desenho de pormenores adquirir lápis pastel.

PRÓXIMO ARTIGO: PINTAR PAISAGENS “Superfícies e os seus efeitos”

Algumas boas dicas…

  • 1.- Adquira para começar uma caixa de cores de pelo menos 36 cores. Com o tempo quando comece a dominar a técnica e saiba qual é a temática de sua preferência, poderá adquirir individualmente aquelas cores que mais utiliza.
  • 2.- Compre várias marcas de forma a testar qual delas se adapta melhor á sua técnica e ao tipo de papel que utiliza para pintar.
  • 3.- Invista desde o inicio… Não compre Giz pastel, pastel barato, nem pastel de qualidade estudante. Compre pastel profissional.
    O Giz pastel é feito de pedra calcária tingida e não de pigmento puro. O pastel tipo estudante é feito com mistura de cal o que não proporciona tanta aderência ao papel nem cores tão vibrantes.

Mais Dicas AQUI!!!

banner-livro



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
error: Content is protected !!