Artigos-Dicas-Conselhos

Pintar é criar uma ilusão

262 2

Pintar é criar uma ilusão! Os amadores e iniciantes, pintar folhas… os mestres sugerem a árvore.

Os pintores são ilusionistas.

Nós enganamos o olho do espectador fazendo-o acreditar que um pouco de pigmento em uma superfície é algo real.
Perceber isto faz-nos enfrentar a realidade de que não somos escultores criando volume físico, mas mágicos, criando a aparência da forma onde ela não existe.
O Nosso trabalho consiste em aprender os truques envolvidos na ilusão.

Desde que nascemos, o nosso cérebro regista as nossas experiências.
Tudo que temos a fazer é olhar nos olhos de uma criança para ver o processo. Eles exploram, tocam, e fazem perguntas, buscando maior compreensão: O que é isso? Por quê? Como?
Estas questões saltam a procura de explicações.

Com a maturidade, aprendemos que as árvores crescem separadamente e são cobertas com folhas; as rochas são peças individuais de minerais pesados, alguns são suaves e redondos, enquanto outros são ásperas e cortantes; os campos são compostas de centenas de milhares de pequenas unidades de relva, o sol é amarelo o cubo tem caras quadradas… e por ai além.

Este conhecimento é interiorizado e em última análise, prejudica o que vemos.
Já não vemos com a inocência de uma criança. Isso se manifesta e se evidencia especialmente na pintura na qual tendemos a recriar de forma desnecessariamente detalhada.
Pintamos o que sabemos em lugar de confiar no que “vemos”.

pintar-e-criar-uma-ilusao



Pintar é criar uma ilusão.

Para libertar-nos deste vício e trocadilho que o cérebro nos apresenta constantemente, devemos nos aproximar de uma pintura como se esta fosse um quebra-cabeça com centos de pedaços que não sabemos num começo onde ou como encaixam e que devemos abordar pelo simples reconhecimento das suas cores e valor tonal.

Quando for pintar, não pergunte: O que é isto? Dando como resposta isto é uma árvore ou uma nuvem…
Em lugar disso limite-se a representar as luzes, os brilhos, as formas, as sombras, e pedaços de elementos que sugerem essas coisas que o cérebro reconhece como uma árvore e uma nuvem.

Nesta pintura que vos apresento, se observamos minuciosamente podemos concluir que ela é feita de nada mais do que formas de valor e cor diferentes e de peças isoladas que sugerem realidades…. é por isso que dizemos que pintar é criar uma ilusão.

Truques de mão e pinceladas que utilizamos para criar uma ilusão na qual o observador faz a sua parte com as suas realidades guardadas no seu cérebro.

Esta é uma maravilhosa técnica que aprendi no pastel seco e que vale a pena experimentar pela sua espontânea e relaxante forma de aplicar e o maravilhoso resultado.!!

Pintura em Pastel Seco



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!