Outras técnicas

Pintar com lápis de cor. Algumas técnicas de aplicação

3969 9

Pintar com lápis de cor, é também uma forma de arte. Se necessitam certos conhecimentos e dicas a fim de conseguir bons resultados. Da mesma forma que acontece com todas as técnicas de desenho e pintura.

  • Podemos utilizar o pó do lápis de cor, a ponta afiada ou a ponta plana.
  • Podemos realizar efeitos interessantes com simples tracejados.
  • Também utiliza-los como base na técnica mista que mistura este material com os pastéis.

A continuação veremos os tipos de traços e misturas que podem ser realizados com lápis de cor a fim de conseguir diversos efeitos:

Pintar com lápis de cor

SOMBREADO

sombreadoUtilizando o lápis lateralmente e com a ponta bem afiada podemos conseguir o efeito de sombreado, que produz não só maiores áreas de cobrimento mas também o efeito de sombra com maior intensidade da cor num extremo e menor no extremo oposto.

TRACEJADO

tracejadoPintar com lápis de cor em tracejado, significa pintar utilizando linhas de forma rápida, regular com diferentes espaçamentos.
Esta técnica é a principalmente utilizada para a técnica mista de pastel seco, cuidando de fazer pouca pressão com o lápis e unindo mais as linhas entre si.

TRACEJADO CRUZADO

tracejado-cruzadoTrata-se de linhas tracejadas sobrepostas em diferentes direcções. Pode-se utilizar uma cor o várias cores para criar efeitos de textura.

TRACEJADO CIRCULAR

tracejado-circularAtravés da sobreposição de pequenos círculos rapidamente desenhados, obtemos este efeito.
Pode ser utilizada uma cor ou varias produzindo ricos efeitos de textura.



MARCAS DIRECCIONADAS

marcas-direccionadasTraços curtos seguindo uma direcção específica, contornos curvos de forma a imitar madeixas de cabelo ou relvado.
Mediante a utilização de duas cores densamente sobrepostas podem ser realizados efeitos fantásticos de sombras e ricas texturas.

MARCAS DE INCISÃO

marcas-de-incisaoDa mesma forma que se realiza com o lápis de grafito, podemos conseguir este efeito com o lápis a cor, sobrepondo duas cores e depois fazendo ligeiras incisões para deixar a vista a cor inferior. Ou fazendo incisões no papel antes da aplicação com o lápis a cor de forma a ficarem linhas á mostra da cor da superfície do papel.

BRUNIDURA

bruniduraSão camadas de cores sobrepostas aplicadas densamente e com pressão a fim de encher a textura do papel e produzir uma superfície de aspecto sedoso.
A imagem mostra o efeito de brunidura e o efeito de sobreposição de camadas tradicional, para perceber melhor a diferença entre as duas técnicas.

Mais tutoriais sobre outras técnicas.



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!