Desenho

Perspectiva com um ponto de fuga.

4112 0

Noções básicas de perspectiva. Uma técnica de desenho que permite representar em duas dimensões os objectos tridimensionais.

A perspectiva é um sistema matemático que permite criar a ilusão de espaço e distancia numa superfície plana. Neste pequeno gráfico que segue, podemos ver o funcionamento de uma projecção que resulta numa perspectiva e nela se mostram os elementos que a definem. (Plano de quadro, Linha do Horizonte, Ponto de Fuga, Observador)
perspectiva-projecao

Perspectiva simples ou com um ponto de fuga

perspectiva1Numa perspective simples ou com um ponto de fuga, todas as linhas de um objecto ou do desenho apontam a um ponto colocado na linha do horizonte.
Neste caso o observador esta situado por cima da linha do horizonte.

Na Figura 2, a linha do horizonte esta a altura do olho do observador.
Na Figura 3, o observador esta situado abaixo da linha do horizonte.

Quando alteramos a altura da linha do horizonte, o ponto de observação e o ângulo de observação, obtemos efeitos interessantes nos desenhos.

perspectiva2 perspectiva3

Se nunca tinha reparado, a perspectiva simples como explicamos neste artigo, esta a nossa frente quase em todos os momento. Um exemplo disso é a fotografia que se mostra a seguir. Uma simples estrada em linha recta onde se reflecte claramente a perspectiva com um ponto de fuga.

Observe a sua volta e tente encontrar mais exemplos como este.!

foto-um-ponto-de-fuga

Tutoriais de Desenho

Tutoriais sobre perspectiva



Gostas deste artigo? Então partilha:
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes