Perspectiva atmosférica
Colocado por na secção Desenho
ESTE ARTIGO FOI CRIADO PARA TI . . . SE GOSTAS, ENTÃO PARTILHA!

Em arte, principalmente na pintura, a perspectiva atmosférica, refere-se á técnica, mediante a qual é possível criar ilusão de distância e profundidade entre os objectos aplicando certas técnicas que implicam a utilização da cor, do valor e da nitidez dos objectos representados.

O que é perspectiva atmosférica

Perspectiva aérea ou atmosférica, é um termo aplicado as artes plásticas. O nome não deverá ser confundido com o conceito de perspective aérea ou com três pontos de fuga, aplicado no desenho técnico ou na arquitectura.

Este conceito expressa que, a medida que a distancia entre o observador e o objecto aumenta, o contraste entre os objectos e o plano de fundo decresce assim como os detalhes e pormenores dos mesmos.

O descobrimento desta técnica foi do arquitecto e engenheiro do renascimento italiano Filippo Brunelleschi, embora seja erroneamente atribuído o descobrimento da mesma a Leonardo DaVinci pelo facto de ter ele utilizado intensamente esta técnica nas suas pinturas e por ter investigado e escrito muito ao respeito. Em alguns dos seus manuscritos descreveu a técnica à qual chamava perspectiva aérea, da seguinte maneira: …”as cores se tornam mais claras em proporção a distância da pessoa que esta a olhar para elas. Por tanto se estivermos a 5 vezes a distância do objecto, aclaramos a cor 5 vezes.

Como aplicar a perspectiva aérea ou atmosférica

EM RELAÇÃO A COR:

  • A temperatura da cor é utilizada pare criar o efeito de profundidade, utilizando cores mais frias nos objectos mais distantes e cores mais quentes nos objectos mais próximos.
  • Por exemplo, quanto mais longe os elementos de uma paisagem, mais frias são as cores a utilizar. Para representar os objectos ou elementos nos planos mais próximos deveram ser utilizadas cores levemente mais quentes.
  • Com a distância, as cores são representadas menos saturadas e com tendência a igualar a cor de fundo. No caso das paisagens, esta cor é geralmente azul, mas poderá variar de acordo com a paisagem a representar.

EM RELAÇÃO AO VALOR TONAL OU NITIDEZ:

  • O valor tonal ou escala de valores, luzes e sombras, também são utilizados para representar distância nos desenhos e pinturas assim como a nitidez nos pormenores e detalhes.
  • Os objectos a distancia tendem a ser mais claros e menos definidos enquanto que os objectos em primeiro plano são mais escuros e bem definidos.

Tutoriais de Desenho

Tutoriais sobre perspectiva

Exemplos:

Analisemos duas imagens para estudar este conceito da perspectiva atmosférica.

O primeiro exemplo representa uma fotografia de uma paisagem marina.
E fácil apreciar como as montanhas mais distantes estão representadas mais claras, menos nítidas e com tons mais semelhantes á cor de fundo, ou seja o azul que é uma cor fria.
A montanha mais próxima do observador, aparece mais nítida, notam-se os pormenores das rochas e o tom verde (cor quente) da vegetação.

perspectiva-aerea

No segundo caso, uma pintura de Claude Monet, chamada “Meadow with Poplars”.
Podemos confirmar que as cores no fundo tendem ao azul, ou seja a cor do céu, cor fria, e ao mesmo tempo são menos definidas e nítidas que as árvores em primeiro plano as quais alem de terem maior definição, estão pintaras com vários tons de verde, que é uma cor quente. Para confirmar a utilização desta técnica, podemos ver que no plano mais próximo ao observador, existem flores são vermelhas, no entanto a medida que aumenta a distancia, as flores se tornam cor de rosa com tendência ao violeta ( vermelho mais frio), perdendo ao mesmo tempo nitidez.

perspectiva-atmosferica

Gosta dos artigos “Amopintar”?

  • Saiba tudo o que acontece no blog, recebendo os artigos no seu email
  • Subscreva-se no RSS. Basta para isso, colocar o seu e-mail…
  • Cadastre-se no “Newsletter” onde também poderá receber o Ebook “Termos Artísticos Ilustrado” GRÁTIS com o seu cadastro

Isto também te pode interessar...!

GOSTOU DO ARTIGO? . . . ENTÃO PARTILHE!
O que outros estão a ler!
lapis-de-cor-passo-a-passo
Aqui estamos mais uma vez para vos apresentar um procedimento para...
6 dicas para desenhar qualquer coisa com precisão
Para aqueles que desenham por intuição e para os que aprenderam...
Copiar os grandes mestres da pintura
Uma das formas de aprender a desenhar é copiar os grandes...
Desenhar o corpo humano
Quando estiver a desenhar o corpo humano, evite a tendência de...
O que outros comentam! Este artigo tem 12 opiniões
  1. PAULO TOSTA

    Bom, gostei do seu site e obtive informações que veio somente contribuir pra o meu conhecimento.

    Parabéns.

    Paulo.

    Estou recomendando pra outros colegas e alunos.

    Abraços.

  2. Judite Carvalho da Silva

    Sou Apaixonada por artes A Vida é uma OBRA DE ARTE. A ARTE conquista a ALMA E O CORAÇÂO das pessoas. PARABENS!!!! Vocês merecem APLAUSOS e TAPETES VERMELHOS ! AFINAL QUANTAS PESSOAS QUEREM DEDICAR À ESTA CIÊNCIA DOS ANJOS E COMO EU NÃO PODEM. Graças à este Programa e sua DOAÇÃO Magalí, muitas pessoas se realizarão, encantarão outras Almas e Corações. A ARTE CURA, EDUCA, RAEALIZA ENCANTA, SALVA TRANSFORMA O SER HUMANO…. PAAAAARABEEÉNNSS!!!! PARABÉNS!!!!!!

  3. Judite Carvalho da Silva

    QUERO APRENDER TÉCNICAS E PRÁTICAS DA PINTURA `PASTEL.
    NADA SEI.
    QUE PAPEL OU TELAS UTILIZAR?
    TENHO OS GIZ MAS… COMO UTILIZÁ-LOS?
    E AQUARELA??? SÃO OS MESMOS MATERIAS? UTILIZANDO ÁGUA? COMO???
    AI… POR FAVOR, ME AJUDA.
    PINTO TELA, ESTOU DEDICANDO À ESCULTURA RECICLÁVEL. MAS… A DANADA DA AQUARELA E DO PASTEL SE TORNARAM PEDRA NO MEU SAPATO… AQUÍ, NINGUÉM DEDICA À PINTURA E AI… COM QUEM TROCAR OP?… QUE BOM QUE ENCOTREI VOCÊ!!!!! BEIJOS Judite.

  4. Maricheila

    - gosteei dimaais desse site! ‘

    fala muitaas cooisas legaais sobre perspectiva!

    voô mee daa beeim no traab da escoola \õ/

    beeijos ‘ ‘ adoorei ‘

  5. admin

    Olá. Obrigada pelo seu interesse em saber mais e mais….
    As suas dúvidas são muitas e levaria muito tempo explicar todas e cada uma delas, no entanto, acho que pode encontrar muitas respostas no Atelier Online
    Boas Pinturas!

  6. nona

    Estou feliz por ter encontrado vocês me encho de esperança, vontade de seguir em frente abraços

  7. Eu queria fazer a atmosfera verdadeira mais só que eu não sei…

  8. Carlos Campos

    Parabéns pelo seu trabalho!!! muito bom mesmo!!
    Abraços.
    Carlos Campos

  9. maria augusta costa

    Olá Magali
    Parabéns e obrigada pela ajuda que me deu, sobre perspectiva.
    Seu site é muito completo.

  10. Giselle Abreu

    Olá, como você amo muito a arte, tanto que sou formada em artes visuais. Sempre visito seu site e o recomendo para meus alunos.
    Gostaria de fazer uma observação sobre a cor verde, aqui você colocou que ela é uma cor quente, e na verdade ela é fria. Ela só ficará “mais quente” se for colocado muito pigmento amarelo a ela para que ela fique amarelada, caso contrário ela é considerada uma cor fria. Peço que reveja isso, pois seu site, como disse, é ótimo.

    Beijos 10000!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Fumie

    MagalY parabéns pelo seu site. Só tem um detalhe, pelo que sei, o italiano Filippo Brunelleschi foi quem descobriu a técnica de perspectiva geométrica.
    Abraços
    Fumie

  12. Beth Garcia

    Primeiramente gostaría de parebenizar e agradecer pelo seu site! Ajuda demais aos iniciantes como eu!! Não ensina só a pintar, mas também ensina a criar os parâmetros! Só q tenho uma dúvida nas tonalidades das cores…que tom de azul vc aconselha para o céu? E q tom de azul para as montanhas distantes? Mistura alguma outra cor ao azul? Parece q é lilás!… Obrigada!

Deixe aqui a sua opinião

Copyright © 2008 - 2014 | Aviso Legal | amopintar é Marca Registada | Todos os direitos reservados
desenvolvido por sybo