Pintura em Pastel Seco

Pastel seco em grande formato

364 0

Quando pintamos em pastel seco em grande formato, há duas questões importantes a considerar:

  • O peso, que evidentemente está associado ao tamanho
  • A necessidade de enquadrar a pintura acabada em vidro.

Como bem sabemos, a melhor superfície para pintar com pastel, é o papel.
Quando o formato é muito grande, é recomendável montar o papel sobre uma superfície rígida, caso contrario, o papel ficará enrugado com a utilização e a humidade (caso exista humidade no sitio onde pinta) causando problemas de apresentação.

Também é possível pintar em superfícies rígidas como chapa de madeira preparada com uma superfície arenosa para tal fim, mas se o formato for muito grande, a pintura tornar-se-á muito pesada, fazendo mais difícil o transporte e manuseamento.

TRABALHAR EM GRANDES FORMATOS

Se a sua decisão é mesmo trabalhar num formato maior ao fornecido nas papelarias e lojas de artes plásticas, então estas são as opções:
1.- Escolher sempre um suporte que resista ao tempo. Se for papel, a recomendação seria monta-lo sobre cartão-museu, com um PH neutro.
2.- Se preferir preparar sua própria superfície arenosa, então seria recomendável a utilização de “Gator Board”. Este é um tipo de cartão sólido mas muito mais leve que a chapa de madeira e resiste ao tempo sem amarelar a pintura. Certifique-se de selar bem a superfície com gesso acrílico antes de aplicar o pastel

pastel-seco-grande-formato

Molduras para grandes formatos.

Para montar este tipo de trabalhos temos também duas opções.
1.- A tradicional montagem com paspartout. Esta opção é especialmente recomendável para quadros pequenos.
2.- Montagem com dupla moldura ou moldura de dupla calha, a qual é especialmente desenhada para pastel e para suportar maiores superfícies de vidro.
Este tipo de moldura tem varias vantagens.
A.- Em primeiro lugar fortalece a moldura ao ter dupla calha. Uma para o vidro e uma para a placa da pintura.
B.- Em segundo lugar facilita a montagem e desmontagem da placa de pintura ao ter calhas diferentes. Desta forma o pastel não entra em contacto com o vidro e este sempre se mantém limpo.



Tipos de moldura para pastel seco de grande formato

PASTEL SECO EM GRANDE FORMATO: Vantagens e desvantagens.

Trabalhar pastel seco em grande formato tem as suas vantagens e desvantagens.

A maioria de nós tem um tamanho de pintura que prefere realizar. Há quem desfrute com grandes pinturas e há quem prefira as pinturas em pequenos tamanhos.
O mais importante é encontrar a nossa zona de conforto já que isso ajuda a estimular a criatividade , no entanto vale sempre a pena experimentar outras alternativas.

PEQUENO FORMATO:
Trabalhar em pequeno formato, fortalece nosso olho composicional. Temos de simplificar as coisas, ou elas parecerão exagerada, falsas ou como desenhos animados. O Detalhe torna-se secundário para uma estrutura de pintura sólida composta de formas, valores e harmonia de cores.

GRANDE FORMATO:
Trabalhar grande ensina-nos a expandir-se. há mais espaço para ser expressiva com a aplicação do pastel, mais espaço para preencher com as informações, o que nos permite ser mais monumental no escopo.

Se você preferir trabalhar pequena ou grande, há sempre algo a ser ganho por trabalhar fora de sua zona de conforto. Experimente e veja onde esta aventura o leva.!!



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website