Perguntas e Respostas

Para que servem as cores complementares?

730 0

Estrudo com as cores complementaresAs cores complementárias no geral, servem para diminuir a intensidade das cores e obter cores neutras ou cinzas quando misturadas.

Servem também para gerar movimento e harmonia ou criar pontos de destaque quando colocadas justapostas.

Mas para esclarecer mais ainda sobre este tema, a continuação lhes apresento várias descrições sobre as utilizações mais comuns…

Para que servem as cores complementares na pintura?

  • A utilização das cores complementares umas ao lado das outras, geram harmonia, vibração, drama, e movimento, já que se intensificam mutuamente. Mas para não criar uma sensação caótica e desagradável à vista, uma das duas cores devem predominar sobre a outra.
    É importante ressaltar que não é necessário aplicar cores puras, ou seja, um azul puro junto de um laranja vibrante.
    Podem ser utilizadas diferentes tonalidades das cores para obter resultados mais subtis.
  • Em técnicas impressionistas pode ser colocada uma cor ao lado da outra, em que uma cor represente a luz e a outra a sombra.
  • As cores complementares servem para ressaltar áreas de interesse, por geração de contraste.
  • Se misturarmos uma cor com o seu complementário, estes se neutralizam entre si, obtendo cores cinzas, cafés ou cores de terra.
    Às vezes, ao utilizar o tom adequado nas proporções exactas, podemos obter a cor preta.
  • Quando queremos uma cor específica na nossa pintura, mas esta é muito saturada ou brilhante, e desejamos “apaga-la” um pouco, ou seja, diminuir a sua intensidade para que não seja tão chamativa, podemos adicionar uma pequena quantidade do seu complementário, mas sem que a tendência principal da cor seja alterada.
  • Para obter os tons de cor mais escuros, é mais apropriado adicionar a cor complementar, em vez de usar apenas a cor preta.
  • Da mesma forma, para obter áreas de destaques mais marcantes, aplicamos uma pequena parte da cor complementária sobre o alvo, o que, se for usado individualmente, daria um efeito opaco e frio.

 

Mais uma dica…

Uma nota curiosa para encontrar o complementário de uma cor:
Olhe fixamente uma cor por 30 segundos e a seguir vire o seu olhar para uma parede ou folha branca. Nela, por efeitos ópticos verás o complementário da cor.

Mais Dicas AQUI!!!

 



Pergunta…que eu respondo!

Pergunta realizada por:
Tomás Enrique Araujo , Niteroi, RJ

Olá Magaly,… Já li muitas vezes todos os artigos sobre a Teoria das Cores e a minha grande dúvida sobre o tema tem a ver com as cores complementares.
É importante conhecer os complementares de cada cor, mas a final para que realmente servem estas cores complementares na pintura?
Poderia, por favor ampliar esta informação. Desde já Obrigada!

Tu também podes esclarecer as tuas dúvidas aqui!



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website