Materiais de pintura

O que deves saber sobre as paletas de pintura

1213 1

AS PALETAS DE PINTURA SÃO UMA FERRAMENTA ESSENCIAL PARA O ARTISTA!

As Paletas de pintura, são das principais ferramentas do artista. Elas existem em variadas formas e tamanhos. São feitas numa extensa variedade de materiais tais como: alumínio, acrílico, plástico, vidro, papel descartável.

Adquirir aquela que mais se adapta as nossas necessidades, é uma questão de escolha pessoal e/ou preferência profissional.

Existem no entanto algumas considerações a ter em conta no momento de escolher a paleta certa:

  • O tipo de tintas que utiliza para pintar;
  • O espaço de mistura que precisa;
  • Se pretende suster a paleta na mão enquanto pinta.

Alguns artistas preferem ter as mãos livres e trabalhar com uma paleta fixa ao cavalete ou apoiada numa mesa.
Outros preferem segurar a paleta na mão e se afastar da tela para aprecia-la de diferentes ângulos, enquanto continuam a fazer a mistura das cores
Tipos de paletas de pintura

As Paletas de Pintura

paletaA Paleta é uma das ferramentas de trabalho essenciais do artista plástico. Ela não só é o contentor das cores, mas também o espaço de inspiração e criatividade.  Muitos pintores fazem as suas misturas e experiências na paleta antes de as aplicar na tela.

E por isso importante saber um pouco mais em relação a este material de trabalho:



  • De que material é feita
  • Qual é o tamanho ideal
  • Como se utiliza a Paleta
  • Limpeza e manutenção

A Paleta de pintor é por tradição feita em madeira de Mogno. Quando são novas e antes de serem usadas pela primeira vez, aconselha-se a aplicação de uma boa camada de óleo de linhaça de forma selar os poros e prepara-la para a sua utilização.

paletasA Paleta tradicional segue a forma de um rim, com um buraco para a colocação do dedo polegar e uma curvatura interior para a colocação dos restantes dedos. Coloca-se ao longo do antebraço entre o cotovelo e o pulso.

Hoje em dia podemos encontrar Paletas numa grande diversidade de formas e materiais. Em forma quadrada ou de rim alongado.  Em materiais tais como acrílico branco ou claro, vidro, porcelana, plástico e até em forma de caderno com folhas descartáveis.

Como escolher uma paleta de pintura

A escolha é uma mera questão de gosto pessoal, no entanto, uma coisa é importante considerar; seja qual for o material, a superfície deverá ser não absorvente e de preferência fácil de limpar.

Uma Paleta grande, não é necessária e muitas vezes até atrapalha, no entanto, é um prazer quando se trata de misturar cores.

Depois de tudo a Palete é, para muitos artistas, “o espaço criativo”,  o sítio para misturar as cores, apreciar as suas propriedades e tomar decisões.

Em muitos casos quando se pinta em pé a frente do cavalete, é recomendável uma paleta grande, no entanto, esta poderá ser mas pequena quando se tem por habito pintar sentado. Muitos artistas optam por construir a sua própria paleta ou até adaptar certas superfícies às suas necessidades. De qualquer forma não há duvida que é sempre uma questão de escolha e preferência do artista.

Alguns tipos de paletas de artistas famosos

Algumas dicas sobre Paletas de Pintura…

  • a.- Coloque-as organizadas num certo ordem, bem seja, organizando-as do mais claro ao mais escuro, o bem, por família de cores.
  • b.- Coloque-as na Paleta o mais próximo possível do bordo, de forma a deixar o espaço central disponível para fazer as misturas e testes.
  • c.- Habitue-se sempre a colocar cada cor na paleta no mesmo sitio tanto quanto for possível, desta forma será sempre mais rápido identificar a cor que está a utilizar e mais fácil encontrar a cor correspondente quando for necessário acrescentar mais um pouco na Palete de trabalho.

Mais Dicas AQUI!!!

 



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!