Desenho

Os elementos básicos de desenho

1502 0

São poucos os elementos básicos de desenho…Mas são estes elementos os que criam as formas.!

Como já mencionei em artigos anteriores, para desenhar temos que aprender a ver… “Ver como vem os artistas”

Porque quando um artista desenha ou pinta a forma que tem a sua frente, ele não pinta uma árvore, ou um cão, ou uma casa, ou um mar….Quando um artista desenha e pinta ele vê a sua frente formas , luzes e sombras e simplesmente as representa mediante Linhas, Curvas e Sombras!

Assim sendo, passemos a conhecer melhor estes elementos básicos que necessitaremos para aprender a desenhar.

Os elementos básicos de desenho

A LINHA.
linhaÉ o elemento básico de todo desenho. Basicamente uma simples linha  numa folha de papel, divide o espaço em áreas de desenho. Esta separação pode definir ou diferenciar a luz da sombra, o espaço frontal do fundo, o espaço positivo do negativo. A linha pode ser uniforme, de igual espessura ou diferentes espessuras. Recta

A FORMA.
formaA forma acontece quando a primeira linha acontece. A definição mais  básica da forma, pode ser o espaço branco do papel. A forma é o espaço contido entre as linhas desenhadas. A forma ajuda a definir o objecto. A incorrecta utilização da forma fará com que o desenho não se pareça com o modelo.

PROPORÇÃO E PERSPECTIVA.
A proporção tem a ver com o tamanho de um elemento no desenho em relação com outro elemento do mesmo desenho. De uma forma mais clara podemos definir que a proporção é o que determina que por exemplo, no corpo humano, as pernas são mais compridas que os braços, o dedo médio mais comprido que o mindinho, ou o nariz da mesma largura que o olho. Si a proporção não for a correcta, o desenho não aparece correcto.

A perspective é o efeito pelo qual os objectos mais distantes parecem mais pequenos. Os elementos mais perto do observador são desenhados de maior tamanho. Esta distribuição deve responder a uma correcta proporção, caso contrario o desenho perderá realismo.

LUZ E SOMBRA.
luzesombraCriam o efeito de profundidade e atmosfera num desenho. De forma a  dar realismo ao desenho a sombra é indispensável. Tudo na natureza tem sombra e produz sombra.
Um desenho sem sombras, é um desenho sem vida. A sombra automaticamente adiciona ao desenho a sensação de perspectiva, indicando a existência de diferentes planos de profundidade.

Tutoriais de Desenho

Tutoriais sobre perspectiva



Gostas deste artigo? Então partilha:
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes