Pintura em Pastel Seco

O Que é Pastel Seco

345 0

O que é Pastel seco ou Giz pastel? Aqui irei esclarecer as duvidas sobre este material tão versátil que poucos artistas conhecem.

O Que é Pastel Seco

Os pastéis da forma como os conhecemos hoje em dia, já existem a mais de 250 anos, por tanto têm os seus inícios entre os séculos 16 e 18.

Nos seus começos o pastel foi considerado como um material de complemento para o desenho, uma forma rápida de realizar estudos que se aproximassem a realidade, principalmente na pintura de retratos.

Ao longo dos séculos a utilização do pastel foi popularizando de tal forma que já para 1780 trabalhavam em Paris mais de 2.500 “pastelistas”. Converteu-se assim num género autónomo, ficando associado a ele, nomes de artistas como Rosalba Carriera, Quintin de la Tour, Mary Cassatt ou Edgar Degass entre tantos outros.

O Pastel seco hoje em dia

Hoje em dia o Pastel seco é por si próprio uma técnica que não conhece barreiras temáticas, estilísticas nem conceituais.

Em termos práticos, os pastéis são pigmento em pó, misturado com agua e a quantidade necessária de goma para aglutina-los e convertê-los numa massa ou “pasta” (e dai o nome pastéis), que uma vez seca e solidificada, podemos encontrar no mercado em forma de barras de diferentes formatos e tamanhos.

Para pintar com pastel seco só necessitamos uma superfície apropriada. . . O papel é a superfície mais utilizada.

O papel ideal para pintar em pastel deverá permitir esbater as cores, aplica-las em camadas sobrepostas e até apaga-las para começar de novo se for necessário, sem se desfazer, sem soltar as suas fibras ou rasgar..

Cores de pastel seco

Em quanto as cores, elas são tantas quantos pigmentos existem. Se não tens conhecimento algum sobre a teoria das cores e não sabes obter uns tons a partir de outros, então o pastel seco é o ideal para ti. Existem mais de 500 cores disponíveis em algumas das marcas mais conhecidas de pastel seco. E podem ser adquiridas tanto de forma individual como em conjuntos.

Existem por tanto, conjuntos para retratos, para paisagens, conjuntos básicos… em fim muitas possibilidades que irão de encontro as tuas preferências.

Não há duvidas sobre a versatilidade deste material, rico na variadíssima gama de cores, fácil na sua aplicação, cómodo e de rápida utilização e cujos resultados podem ser tão criativos quanto reais….

Algumas dicas

Há muitas coisas que ainda podes aprender sobre o pastel seco… Pode ser aplicado de forma directa, ou com diluente, que tipos de papel posso utilizar, porque existem tantas cores de papel para pastel seco, o que é papel areoso, aveludado, ou rugoso e qual devo utilizar, que diferença existe entre o pastel seco, o pastel se óleo, o lápis pastel, o pastel duro ou pastel suave e quais são os resultados para cada um.

Isto e muito mais poderás aprender aqui em Amopintar, por isso para complementar os teus conhecimentos sobre “O que é Pastel seco”, recomendo que sigas o meu canal no Youtube ou no facebook e que leias alguns dos artigos que encontrarás na lista a seguir.

Tipos de Pastel

CONHEÇA MAIS SOBRE ESTA TÉCNICA

Técnica de Pastel Seco

Artigos relacionados

Gostas dos artigos “Amopintar”?

  • Saiba tudo o que acontece no blog, recebendo os nossos artigos no teu email
  • Cadastra-te no “Newsletter” onde também poderás receber o Ebook “Termos Artísticos Ilustrado” GRÁTIS com o teu cadastro
  • Segue-nos no Youtube e no facebook

banner-livro



Gostas deste artigo? Então partilha:
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes