Artigos-Dicas-Conselhos

O que é arte. A final alguém sabe definir arte?

164 0

O que é Arte: Como se define a arte ou What a &%/#=$#% is art?
Não existe uma definição universal de arte, no entanto, há um consenso geral de que a arte é a criação consciente de algo bonito ou significativo usando habilidade e imaginação.

Mas a arte é muito subjectiva e além disso a definição de arte pode mudar ao longo da história e em diferentes culturas.

As definições de bonito, habilidade e imaginação, podem ser muito diferentes para mim e para ti. Imagina então cada pessoa de cada cultura de cada canto do mundo. Talvez isso explique que existam obras de arte como estas….

O que é arte- Mark Rothko

Sempre que se desenvolve um novo movimento na arte, a definição de “O que é arte”, ou o que é aceitável como arte, é desafiada. Isto é o que tem acontecido ao longo da historia e continua a acontecer. Isso é também verdade para qualquer uma das diferentes formas de arte, incluindo literatura, música, dança, teatro e artes visuais.

Neste artigo, por uma questão de simplificação vou me remeter ás artes visuais, artes plásticas… mais especificamente a pintura.



Etimologia ou a origem da palavra.

Arte está relacionada com a palavra latina “ars” que significa, arte, habilidade ou artesanato.
O primeiro uso conhecido da palavra arte vem de manuscritos do século XIII.
No entanto, a palavra arte e suas muitas variantes (artem, eart, etc.) provavelmente existiram desde a fundação de Roma.

Filosofia a volta da arte… ser ou não ser!!

Esta questão: o que é arte? Tem sido debatida durante séculos entre os filósofos. A definição de arte geralmente encaixa em três categorias que passarei a esmiuçar: representação, expressão e forma.

Representação na arte (Pintura)

Platão desenvolveu pela primeira vez a ideia de arte como “mimesis”. Esta palavra em grego, significa copiar ou imitar, fazendo representação ou replicação de algo que é bonito ou significativo.

Esta foi então a definição primária de o que é arte. “Arte é saber imitar a perfeição aquilo que queremos representar”

Este conceito se manteve aproximadamente até o final do século XVIII e foi determinante para ajudar a atribuir valor a uma obra de arte.
Assim, a obra de arte mais valiosa ou reconhecida era aquela que representasse o objecto com mais realismo.

É muito fácil, até hoje em dia dar mais valor a retratos muito reais, como os de grandes mestres: Michelangelo, Rubens, Velásquez e assim por diante.
O que é arte-Peter Paul Rubens

Como também é muito fácil levantar questões e dúvidas sobre o verdadeiro valor da arte moderna, as distorções cubistas de Picasso, as figuras surrealistas de Joan Miro, os abstractos de Kandinsky ou as pinturas de “ação” de Jackson Pollock.
Arte? Por Jackson Pollok

A arte representacional continua existindo hoje em dia. Na última década tem havido um renovado reconhecimento e esta forma representacional da arte tem ganho muitos e novos adeptos. No entanto, não é mais a única medida do que é arte.

VISITA A GALERIA: Isto é arte…”Representação”
Para visitar a galeria, carrega em qualquer uma das imagens.

Expressão na arte.

A expressão manifestada na arte tornou-se importante durante o movimento romântico com obras de arte expressando um sentimento definitivo, como sublime ou dramático.



A resposta do público era importante, pois a arte destinava-se a evocar uma resposta emocional.

Surge então uma segunda definição de arte: Aquilo que representamos ou imitamos e que expressam ao mesmo tempo algum tipo de emoção

Esta definição é verdadeira hoje em dia, na medida que os artistas procuram se conectar e evocar respostas nos seus espectadores.

A forma na arte

A forma ou qualidades formais na arte tornaram-se particularmente importantes quando a arte se tornou mais abstracta no século XX e os princípios da arte e do design foram usados para definir e avaliar a arte.

Nesta altura o conceito de arte é baseado na forma e em princípios formais como equilíbrio, ritmo, harmonia, unidade

Mesmo antes, no final do século XVIII, Emmanuel Kant (1724-1804), um dos mais influentes e dos primeiros teóricos considerado um formalista em termos de sua filosofia, acreditava que a arte não deveria ter um conceito, mas deveria ser julgada sozinha pelas suas qualidades formais. Ou seja, que o conteúdo de uma obra de arte não é de interesse estético.

VISITA A GALERIA: Isto é arte?… “Formalismo”
Para visitar a galeria, carrega em qualquer uma das imagens.

Hoje, todos estes três modos de definição do que é arte, entram em jogo na determinação do seu valor, dependendo da obra de arte que está sendo avaliada.

Um pouco de historia sobre a evolução da arte

Ao longo da historia na cultura ocidental do século XI até o final do século XVII, a definição de arte era referida a algo que era feito com habilidade como resultado do conhecimento e da prática do autor.

Isso significava que os artistas aperfeiçoavam seu ofício, aprendendo a replicar a natureza habilmente.

O culminar ou epítome ocorreu durante a “Era de Ouro holandesa”, quando os artistas foram livres para pintar em todos os tipos de géneros diferentes e viveram sua arte num clima de robustez económica e cultural que abraçou os Países Baixos do século XVII.

Durante o período romântico do século XVIII, como reacção ao Iluminismo e à ênfase na ciência, a arte começou a ser descrita como não apenas sendo algo feito com habilidade, mas algo que também era ou deveria ser criada na busca da beleza e para expressar as emoções do artista.

A natureza foi glorificada e a espiritualidade e a liberdade de expressão foram celebradas. Os próprios artistas e não só as suas obras, alcançaram um nível de notoriedade tal que passaram a ser com frequência figuras públicas, admirados e convidados da aristocracia.

A partir do século XIX, desatam a aparecer uma serie de movimentos na arte.

  • O movimento de arte vanguardista (Art-Nouveau) começou na década de 1850 com o realismo de Gustave Courbet.
  • Seguiram-se outros movimentos de arte moderna como o cubismo, o futurismo e o surrealismo, em que o artista puxaram os limites das ideias e da criatividade.
  • Estes representaram abordagens inovadoras para a criação de arte. A definição do que a arte se expande para incluir a ideia da originalidade da visão do artista.

    Esta ideia de originalidade na arte persiste, fazendo surgir mais géneros e manifestações de arte, como arte digital, arte de desempenho, arte conceitual, arte ambiental, arte electrónica, etc.

    VISITA A GALERIA: Escolhe tu… o que é arte!
    Para visitar a galeria, carrega em qualquer uma das imagens.

    O que é arte

    Há tantas maneiras de definir a arte como as pessoas no universo, e cada definição é influenciada pela perspectiva única dessa pessoa, bem como pela sua própria personalidade e carácter.
    Seguem-se algumas citações que ilustram esta diversidade de opiniões…

    Rene Magritte
    A arte evoca o mistério sem o qual o mundo não existiria.
    Frank Lloyd Wright
    A arte é uma descoberta e desenvolvimento de princípios elementares da natureza em belas formas adequadas para uso humano.
    Thomas Merton
    A arte nos permite encontrar-nos e nos perder ao mesmo tempo.
    Pablo Picasso
    O propósito da arte é lavar a poeira da vida diária fora de nossas almas.
    Lucius Annaeus Seneca
    Toda arte é apenas imitação da natureza.
    Edgar Degas
    A arte não é o que você vê, mas o que você faz ver a outros.
    Jean Sibelius
    A arte é a assinatura das civilizações.
    Leo Tolstoy
    A arte é uma atividade humana consistindo nisso, que um homem conscientemente, por meio de certos sinais externos, transmite a outros sentimentos que ele viveu e que outros são infectados por esses sentimentos e também experimentam.

    As minhas conclusões… ou não

    Hoje em dia consideramos aqueles primeiros rabiscos pré-históricos e simbólicos da humanidade como sendo arte e até lhes chamamos arte pré-histórica. Se por acaso não os conhecem, estou me referindo aos desenhos de Lascaux, Chauvet e Altamira, com 17 mil anos de idade.

    Como foi descrito por Chip Walter, da National Geographic:

    “Sua beleza transcende o conceito do tempo. Num momento estamos ancorados no presente, observando com frieza. No próximo instante estamos a olhar essas pinturas como se todas as outras posteriores civilizações da arte, ainda não existissem.”

    Ainda mais do que a arte das cavernas, essas primeiras expressões concretas de consciência representam um salto do passado animal para o que somos hoje: uma espécie animal inundada de símbolos, dos sinais que orientam o seu progresso.

    O arqueólogo Nicholas Conard escreveu:

    As pessoas que criaram essas imagens possuíam mentes tão modernas quanto as nossas e como nós, buscavam respostas rituais e místicas aos mistérios da vida, especialmente em face de um mundo incerto.
    Quem governa a migração dos rebanhos e faz crescer as árvores, molda a lua e acende as estrelas? Por que devemos morrer, e para onde vamos depois?.
    Eles queriam respostas, mas não tinham explicações científicas para o mundo à sua volta.

    • Se de facto estas primeiras iniciativas arqueológicas que expressam a necessidade do ser humano de se afirmar como ser pensante são consideradas arte.
    • E obras representativas de procura da beleza, perfeição, de artistas como Michelangelo, Vermeer, Da Vinci são consideradas arte
    • Se o talento representacional de Bouguereau, ou a descoberta do pontilhismo ou o impressionismo são consideradas arte.
      Então como podemos definir todo o resto???

    What a f#$%&/##! is art??

    A final o que é arte? A arte pode ser considerada como um símbolo do que significa ser humano, manifestado em forma física para que outros o possam ver e interpretar.

    Pode servir como um símbolo para algo tangível, ou para um pensamento, uma emoção, um sentimento ou um conceito.

    Por meios pacíficos pode transmitir todo o espectro da experiência humana. Talvez seja por isso que a arte é tão importante…. embora hajam algumas coisas as quais eu honestamente não chamaria arte… e tu??

    VISITA A GALERIA: A final o que é arte?
    Para visitar a galeria, carrega em qualquer uma das imagens.

    What a f#$%&/##! is this???



    Gostas deste artigo? Então partilha:
    Recebe todas as actualizações no teu email...
    Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
    E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
    Magaly Gouveia
    Magaly Gouveia

    Magaly GouveiaAutora do Blog

    Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

    Website
    error: Content is protected !!