Artigos-Dicas-Conselhos

O desenho e o cérebro: Porque alguns sabem desenhar e outros não?

1123 8

O desenho e o cérebro estão interligados…Alguma vez ouviu dizer ou já disse: ela sabe desenhar, é mesmo um artista, mas eu não sou?
Então é porque ambos estão a utilizar uma parte diferente do cérebro!!!

Todos temos dois modelos de pensamento

O chamado “artista” simplesmente vê as coisas de forma diferente porque utiliza a parte do cérebro que os outros não utilizam. Eles vêm o mundo em termos de forma, linhas, cor, proporção e relação entre as formas.

Essa é a base ou principio a desenvolver por qualquer pessoa que queira aprender a desenhar. E este será o objectivo dos artigos que encontrará nesta categoria e que te levarão a aprender a ver as coisas também desta maneira, a maneira de ver do “artista”.

Esta maneira de ver o mundo a nossa volta é baseado em formas, cores, proporções. Não é melhor nem pior que qualquer outra forma de ver, mas é sim uma forma criativa de observar. Esta é a forma que te levará a desenhar como um artista e desfrutar do processo. O desenho e o cérebro trabalham em harmonia!

Tu és dos que dizes que és melhor para as matemáticas do que para o desenho? Se assim for, então é porque te sentes mais confortável com a abordagem lógica, de passo a passo, sistemática controlada por uma parte especifica do seu cérebro.

Cada ser humano tem duas formas, modos ou modelos de pensamento: A forma lógica e simbólica e a forma visual e artística, cada uma controlada por cada hemisfério cerebral.



Todos utilizamos ambos hemisférios todo o tempo, separadamente ou em simultâneo e frequentemente utilizamos uma forma de pensamento para analisar ou interpretar a outra forma de pensamento para criar.

Recomendo: O livro de Betty Edwards: “Desenhar com o lado direito do cérebro”

O desenho e o cérebro. Como funciona?

Imagina que colocamos a duas pessoas o objectivo de desenhar um auto-retrato. Uma com mente lógica e outra com mente criativa. Isto é o que acontece:
mentelogica-mentevisual

A mente lógica

É dificil para estas pessoas desenhar facilmente porque elas permanecem constantemente analisando o que vêm de forma objectiva. 
“Isto é um olho, eu não sei desenhar olhos, como são os olhos?”
“Este é o olho esquerdo, tenho que desenha-lo…se esta a esquerda, deve ser mais ou menos assim ”.

A mente visual e criativa

Uma mente criativa reage desta maneira:
“Esta é uma curva que se intersecta com esta sombra” e “estas duas formas combinam-se para criar uma zona de luz no espaço negativo”. Dito de outra forma, não interessa como é o olho esquerdo para a mente artística… interessa como são as formas!!!

A mente artística, não vê o olho, o que ele vê são formas, sombras, luz que se combinam para criar o desenho do olho esquerdo. Para aprender a desenhar o que vemos, devemos primeiro aprender a desenhar linhas, curvas, formas, sombras, e luzes que combinadas, dêem lugar ao objecto desenho.
A mente lógica etiqueta tudo o que vê… e este não pode ser parte do processo.

Recomendo que leias também estes artigos



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!