O desenho e o cérebro.
Colocado por na secção Artigos e Leituras
ESTE ARTIGO FOI CRIADO PARA TI . . . SE GOSTAS, ENTÃO PARTILHA!

Alguma vez ouviu dizer ou já disse …ele/ela é mesmo um artista, mas eu não sou?
Então é porque ambos estão a utilizar uma parte diferente do cérebro.

Como desenhar…

O chamado “artista” simplesmente vê as coisas de forma diferente porque utiliza a parte do cérebro que você não utiliza. Eles vêm o mundo em termos de forma, linhas, cor, proporção e relação entre as formas.

Essa é a base ou principio a desenvolver, por qualquer pessoa que queira aprender a desenhar. E este será o objectivo dos artigos que encontrará nesta categoria e que os levarão a aprender a ver as coisas também desta maneira, a maneira de ver do “artista”.

Esta maneira de ver o mundo a nossa volta, baseado em formas, cores, proporções não é melhor nem pior que qualquer outra forma de ver, mas é sim a forma criativa de observar que o levará a desenhar como um artista e desfrutar do processo.

Você diria que é melhor para as matemáticas do que para o desenho? Se assim for, então é porque você se sente mais confortável com a abordagem lógica, de passo a passo, sistemática controlada por uma parte especifica do seu cérebro.

Cada ser humano tem duas formas, modos ou modelos de pensamento: A forma lógica e simbólica e a forma visual e artística, cada uma controlada por cada hemisfério cerebral.

Todos utilizamos ambos hemisférios todo o tempo, separadamente ou em simultâneo e frequentemente utilizamos uma forma de pensamento para analisar ou interpretar a outra forma de pensamento.

Se isto não é o suficientemente claro para si, talvez este exemplo ajude ao esclarecimento: Imagine que o objectivo é desenhar um auto-retrato.

Como funciona o cérebro

mentelogica-mentevisual
1.-A mente lógica não consegue desenhar facilmente porque ela permanece constantemente analisando o que vê, de forma objectiva.  “isto é um olho, eu não sei desenhar olhos, como são os olhos?”; “este é o olho esquerdo, tenho que desenha-lo…mas não se parece com o meu olho”.

2.- A mente visual e criativa no entanto, reage desta maneira: “Esta é uma curva que se intersecta com esta sombra” e “estas duas formas combinam-se para criar uma zona de luz no espaço negativo”. Dito de outra forma, não interessa como é o olho esquerdo para a mente artística…!!!

A mente artística, não vê o olho, o que ele vê são formas, sombras, luz que se combinam para criar o desenho do olho esquerdo. Para aprender a desenhar o que vemos, devemos primeiro aprender a desenhar linhas, curvas, formas, sombras, e luzes que combinadas, dêem lugar ao objecto desenho. A mente lógica, aquela que etiqueta tudo o que vê… não pode ser parte do processo.

Gostou do artigo? Então deixe a sua opinião ou comentário…
Boas Pinturas!!!

Continuamente novos artigos serão publicados para si…

Isto também te pode interessar...!

GOSTOU DO ARTIGO? . . . ENTÃO PARTILHE!
O que outros estão a ler!
Metodos de pintura a ólero por Van Gogh
Algo muito interessante sobre a pintura a óleo são as grandes...
6 dicas para desenhar qualquer coisa com precisão
Para aqueles que desenham por intuição e para os que aprenderam...
Copiar os grandes mestres da pintura
Uma das formas de aprender a desenhar é copiar os grandes...
Desenhar o corpo humano
Quando estiver a desenhar o corpo humano, evite a tendência de...
O que outros comentam! Este artigo tem 7 opiniões
  1. Paulo Pedrosa

    obrigado pelo artigo, pois agora compriendo o porquê de as pessoas me dizerem q tinha geito para desenhar. pois agora sei, q sem saber, utilizava a minha parte do cerebo artistica, porque desenhava olhando bem para o promenor.

  2. Roberto

    Adorei este site, estava procurando a muito tempo por estes conceitos apresentados neste artigo. Eu já tinha idéia dessas técnicas mas este artigo me ajudou muito… Estão de parabéns, obrigado!!

  3. ELIETE ROSSETTO

    Oi sou uma reles apreciadora da arte. Estou dando os primeiros passos em pintura em tela. Como não tenho muito conhecimento sobre desenhos adorei seu Blog. Muito proveitoso para iniciantes . Valeu pelas dicas. Continue com este blog. Boa sorte e muito obrigado. Mas agora é hora de Blogar.FUI.

  4. Carla

    Um dia andava a vaguear pela net a pesquisar artigos sobre desenho e pintura e encontrei este site. É fantástico. As dicas são muito boas para quem sabe desenhar e para quem “pensa que não sabe”, porque de facto são muitas as pessoas a pensar isso.
    Concordo quando diz que qualquer pessoa pode saber desenhar, só que geralmente o que tem acontecido (pelo que vejo) é que não dedicam tempo nenhum. Acho que deviam de o fazer, qualquer pessoa é capaz de desenhar e pintar, não é preciso jeito de mãos e sim capacidade de ver com os olhos.
    Boa sorte para o blog!

  5. ronan

    MUITO OBRIGADO pelos artigos do site. São muito importantes para mim. Estou começando a desenhar aos 25 anos e vejo que tudo depende da minha visão do mundo. Preciso de uma visão mais criativa e menos lógica.

    Agora entendi. Obrigado novamente.

  6. Muito bom, esclareceu minha duvida sobre desenhar com o lado direito do celebro. Obrigado

  7. Gosto imensamente de todos os artigos que recebo e de outros que pesquiso nas páginas do “AMO PINTAR”. São esclarecedoras e estou aprendendo muito. Coisa que antes não sabia e não entendia, agora posso dizer que estou aprendendo, isso graça a você.
    Obrigada pela sua disponibilidade e desprendimento em ensinar o que sabe, às outras pessoas.
    Deus a ilumine sempre e lhe cumule de bênçãos.

Deixe aqui a sua opinião

Copyright © 2008 - 2014 | Aviso Legal | amopintar é Marca Registada | Todos os direitos reservados
desenvolvido por sybo