Composição

Número Dourado. A formula matemática para a harmonia e a proporção!

396 0

Número dourado. Podemos dizer que este número que encontramos escondido nas nelas formas da natureza, representa a formula matemática para a harmonia e a proporção. Mas… o que é o número dourado.??

Uma dúvida que incomoda todos os principiantes nas artes plásticas é:
“Onde, exactamente, coloco o meu objecto na tela?”
Bem…tal vez conhecendo um pouco sobre a secção dourada, o número dourado ou secção áurea, teremos alguma resposta a essa pergunta.

Número Dourado

Foi o matemático Pacioli, quem no século XV descobriu a mencionada fórmula e procedeu a reflecti-la num livro que escreveu e que é conhecido como “Divina Proportione”.
Este livro foi ilustrado por Leonardo da Vinci. Nele Davinci propus a desenvolver dita fórmula, a qual em essência o que
faz e estabelecer os “pontos dourados” ou a “estética das proporções”.

Esta lei diz que “para que um espaço dado, o qual é dividido em partes desiguais resulte agradável e ao mesmo tempo seja estético,deverá haver entre a parte mais pequena e a maior a mesma relação que entre dita parte maior e o todo”.

Lei da Divina Proporção

Proporção DouradaA relação entre a parte “a” no desenho, e a parte “b” é tal, que a proporção entre a totalidade da linha “ab” e “a”, é igual a proporção “a” e “b”.
Dito de outra maneira:
“ab” é proporcional a “a” da mesma forma “a” é proporcional a “b”.

Esta relação de proporção corresponde a um número “áureo” o Phi: 1,618. Assim, o segmento “ab” é 1,618 vezes “a”, e “a” é 1,618 vezes “b”.
Inversamente, “b” é 0,618 vezes “a”, e “a” é 0,618 vezes “ab”.

O que é a secção dourada

Vamos desmiudar a regra matemática que descobriu Euclides no século III a.C. e que mais tarde o matemático Pacioli desenvolveu.
Ela esta vigente ainda hoje em dia e serve de especial ajuda aos artistas no momento de proceder a enquadrar as figuras na sua obra de arte… isto é, na hora de realizar a sua composição.

Com este número dourado é possível construir “O Rectângulo de Ouro”. Como o nome bem indica, é um rectângulo construído a partir do Número de Ouro. A imagem se encontra no cabeçalho deste artigo.



Este número de ouro, há muito tempo identificado pelos matemáticos, corresponde como já explicamos a 1,618
Esta forma geometria aparece com grande frequência no mundo das artes, como tantas outras formas geométricas que podemos observar na própria natureza ou seja, ideias matemáticas estão por trás de belas pinturas, esculturas tapetes, mosaicos, etc.

Como aplicar esta lei

Se desenharmos um rectângulo cujo lado maior dividido pelo menor nos der como resultado o número 1,618, teremos um rectângulo de ouro.
Aplicando esta divisão em nossas telas, teremos áreas de forte apelo visual que devemos explorar com o foco de interesse do nosso tema.

Visto de outra maneira, se tomar-mos a linha correspondente ao lado menor dum rectângulo e multiplicamos o seu valor por 1,618, obtemos a linha correspondente ao lado maior do rectângulo.

Subdividindo em ambas direcções os lados do rectângulo principal, podem ser construídas as quatro linhas áureas principias. Ficam assim determinados os quatro nervos ou eixos principais de força e significado da composição. Elas podem ser usadas como referencia para a colocação dos elementos ou partes dos elementos do nosso desenho.

Rectangulo douradoISTO PODE SER VISUALIZADO DE FORMA MAIS ESCLARECIDA NA SEGUINTE IMAGEM…

Imaginemos uma tela com umas medidas determinadas; então o que faremos será multiplicar tanto a largura como a altura do mesmo por 0,618.

Visto de outra forma, se mede na vertical 56 cm, multiplicamos este valor por 0,618 e obtemos 34,6 .
Fazemos então as linhas horizontais superior e inferior a esta distancia da beira do rectângulo.

Agora realizamos a mesma operação na largura da tela. Teremos então dessa forma, quatro linhas cruzadas que dão origem a quatro pontos de intersecção chamados os “quatro pontos dourados” agradáveis e estéticos dos que falávamos.

Um livro para aprender a desenhar

livro de desenho para download

“Eu quero APRENDER A DESENHAR”
Em mais de 5 capítulos, 50 temas, mais de 200 páginas, 400 imagens e 46 exercícios de auto-avaliação, que te levarão do Zero até aprender a desenhar!!!

Aqui podes saber mais!!



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!