Teoria da cor

Modelos de Cor: Aditiva e Subtractiva.

1440 0

Modelos de cor: Aditiva e Subtrativa, é um artigo que nos ajudará a esclarecer este tão complexo tema da cor. Ao mesmo tempo nos coloca desde já no campo da compreensão deste assunto desde o ponto de vista das artes plásticas.

Ao falarmos de cores, temos que diferenciar duas linhas de pensamento distintas: a Cor-Luz e a Cor-Pigmento.

A COR-LUZ, baseia-se nas emissões da luz solar e pode ser vista percebida através dos raios luminosos e da sua decomposição a traves dum prisma

A COR-PIGMENTO, refere-se a substância usada para imitar os fenómenos da cor-luz.
Estas cores podem ser extraídas da natureza, de materiais de origem vegetal, animal ou mineral, como resultado de processos industriais, que dão origens aos pigmentos.

descomposicao-luz

Modelo de cor-luz. Mostra a descomposição da luz branca através do prisma

Modelos de Cor

Quando falamos de “Modelos de cor”, nos referimos ao padrão de representação e estudo das cores e as suas combinações.
Estes modelos servem para estudar o comportamento da cor em diversos âmbitos.
Alguns dos modelos de cor mais conhecidos, englobam-se em dois grandes grupos, “Modelos de cores aditivas” e “Modelos de cor subtrativa”.



  • O modelo de cor aditiva mais conhecida é o Modelo RGB.
  • Os modelos de cor subtrativa mais conhecidos, são o modelo Modelo CMY e o Modelo CMYK. É aqui que podemos também incluir o modelo tradicionalmente utilizado em Belas Artes e do qual falaremos em outro artigo.

cores aditivas e cores substractivas

Modelo de Cor subtrativa

Quando falamos estritamente em termos de conceitos de pintura artística tradicional, vermelho, amarelo e azul são as cores primárias e puras a partir das quais todas as restantes cores são obtidas.

Este modelo é conhecido como modelo de “Cor subtrativa”, do qual muitos de nos aprendemos na escola através da mistura das cores primárias.

Fora do âmbito da mistura da cores pigmento, este modelo baseado nas cores primarias nomeadas é raramente utilizado.
Para efeitos impressão, as cores utilizadas nos modelos de cor subtrativa, são o ciano, magenta e amarelo, este modelo é chamado “CMY”. Referindo as iniciais em inglês das cores Cyam-Magenta-Yellow.

Neste modelo, o preto é criado através da mistura de todas as cores, e o branco é a ausência das cores (assumindo que o papel é branco).
Este modelo corresponde também a um sistema de “Cor subtrativa”.

No entanto, sabemos que a combinação dos primários dão como resultado uma cor preta suja ou indefinida. Para obter a cor preta bem definida e saturada é necessário adiciona-la ao conjunto por outros meios. Quando assim acontece, estaremos a falar do modelo “CMYK”. As iniciais em inglês das cores Cyan-Magenta-Yellow-Black.

Para complementar este conhecimento, recomendamos que leias e visites alguns dos artigos publicados sobre o tema da teoria da cor



Teoria da Cor

Modelo de Cor Aditiva.

Existem como já perceberam, outras áreas de aplicação da cor e outros modelos de estudo da cor.

Como já explicamos no título anterior, os modelos de cor baseados nas misturas de pigmentos, correspondem a modelos de “cores subtractiva”.
No entanto, quando misturamos cores de luz, usualmente Vermelho/Verde/Azul, estamos a utilizar um modelo de “Cor Aditiva”. Podemos nos referir a este sistema através do conhecido modelo “RGB”.

Todas as possíveis cores podem ser criadas através da mistura destas três cores de luz. Todas estas cores quando misturados em partes iguais produzem o branco; quando não existe nenhuma cor luz, obtemos o preto.

Este sistema de “Cores Aditivas” aplica-se aos monitores de computador, televisão e vídeo projectores, todos os quais resultam da combinação das cores vermelho, verde e azul, cores primárias do círculo cromático para este modelo “RGB”.

Dica a não esquecer…

A luz branca é composta das três cores primárias no modelo de cor aditivo, mas combinando essas mesmas cores em pigmento, ou seja no modelo de cor substrativa, o resultado será uma cor negra.

Cos aditiva e cor subtrativa. Modelos de cor para o estudo das artes plásticas

Gostas dos nossos artigos?

  • Então volta sempre a “Amopintar”, já que todas as semanas temos artigos novos para partilhar!
  • Segue-nos no Youtube e no facebook
  • Ou então subscreve a nossa “Newsletter” para que recebes todas as actualizações no teu email.
    Além disso, com o teu “Cadastro” poderás ter acesso ao download gratuito do Ebook “Termos Artísticos Ilustrado”



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
error: Content is protected !!