Materiais de pintura

Material básico para desenhar… Para desenhar basta um lápis!

1270 10

Material básico para desenhar… Neste artigo vou descrever alguns dos materiais mais importantes e básicos que deves adquirir para começar a desenhar. No entanto, se não tiveres todos os materiais, recorda que para desenhar basta um lápis!

Que tipo de desenhador(a) és?

A maioria dos materiais para desenho, não são caros e são fáceis de encontrar.
Mas os materiais que deves comprar estão directamente relacionados com o tipo de desenhador (a) que és ou pretendes ser.

  • Se o seu objectivo é desenhar para depois passar a fase da pintura, então tenha a mão algum material e equipamento básico sem investir demasiado.
  • Mas se o seu propósito é aprender e se dedicar ao desenho como uma forma pura de manifestação artística, então deverá contar com melhores materiais e um equipamento mais completo…

Assim sendo, deverás investir em boa qualidade como uma forma de assegurar durabilidade por muito mais tempo.
Não esqueça também, se gosta de desenhar, comprar um conjunto que possa transportar quando viaja.

Material básico para desenhar.

O equipamento básico, isto já você sabe com certeza, é lápis e papel.
Vejamos então algumas recomendações sobre os lápis e o papel mais indicado para começar:

LÁPIS B & HB
lapisEstes lápis são mais suaves que os lápis do tipo H e são especialmente úteis e indispensáveis para os desenhos tipo rascunho o esquissos.
Esta gama de lápis possuem numeração tal como 2B, 4B, 6B, etc. Quanto maior o número mais suave, mais grosso e escuro será a mina do lápis.
Para começar eu recomendo que adquira uns quantos lápis 2B e 4B.

PAPEL PARA DESENHO
papel de desenhoPara desenhar com estes lápis, poderíamos dizer que quase qualquer superfície é boa.
Umas folhas de papel a4 ou A5 de papel de cópia seriam suficiente para fazer os nossos primeiras rabiscas, treinos e exercícios.
papel de desenho
No entanto para obter melhores acabamentos e desenhos mais perfeitos, é recomendável adquirir blocos de papel para desenho como por exemplo estes tipos que vemos na imagem.



Estes blocos vêem em diferentes tamanhos e no geral em cor branco, embora também existam em outras cores, como cinzento claro e creme.

A gramagem deste tipo de papel é maior que para o papel tradicional de cópia e a sua textura é ideal para favorecer e aumentar a qualidade do trabalho.

Com o tempo, poderá experimentar com outras cores de papel e com outras texturas, mas esta é a minha recomendação para começar.

ARTIGOS COMPLEMENTARES QUE RECOMENDAMOS LER…



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!