Artigos-Dicas-Conselhos

Sabes como limpar a paleta de pintura.?

625 0

Sabes como limpar a paleta de pintura? Se por acaso deixaste secar as tintas de óleo até ficarem rígidas na “Paleta de Pintura”, não te preocupes… não a deites fora, há sempre uma solução.!

Quem pinta, sabe quão divertido é relaxante esta tarefa. Mas a limpeza depois de uma boa sessão de pintura não é assim tão divertida.
Esta fase da limpeza é um passo no processo que muitos artistas temem e algumas vezes até evitam até que seja absolutamente necessário.

Se pintas em acrílico ou óleo, aqui te deixo algumas dicas interessantes para que possas enfrentar esta tarefa.

Limpa de imediato

Independentemente do estilo de paleta que utilizas ou do meio de pintura que preferes, o melhor conselho que posso dar é: Limpa a paleta de imediato, assim que termines de pintar.

Criar este hábito pode ser difícil, mas a longo prazo te poderá economizar muitos problemas.

Se deixaste secar as tintas na paleta, a limpeza será muito mais difícil. Isto é particularmente certo quando utilizamos paleta de madeira porque a tinta fica presa nos poros da madeira.

Se não gostas limpar a paleta de pintura ou a tarefa se torna muito estressante para ti, então talvez devas considerar mudar para outro tipo de paleta.  Por exemplo, podes utilizar folhas de paleta descartáveis.
Alguns artistas usam papel de cera que seguram com fita-cola no fundo da paleta enquanto trabalham.

Tirar a tinta acrílica da paleta de pintura

As tintas acrílicas são bastante indulgentes porque são à base de água. Elas são fáceis de tirar da superfície da paleta, seja molhado ou seco. No entanto, devemos evitar paletas porosas como as de madeira.

Em vez disso, podemos optar por paletas de plástico, vidro ou cerâmica, porque são muito fáceis de limpar.

  • Primeiro limpas qualquer resíduo de tinta húmida com uma toalha de papel.
  • Utiliza água com sabão e uma esponja para lavar qualquer excesso de resíduo de tinta que ainda esteja impregnado na paleta.

OS ACRÍLICOS SECARAM?
Às vezes, podemos simplesmente tirar peças inteiras de tinta, quando os acrílicos atingem aquela textura tipo borracha.

Caso contrário, talvez seja melhor utilizar líquido limpador de janelas (alguns artistas sugerem amaciador) por cerca de cinco minutos. A partir dai, a tinta deve limpar-se bem.



Como acondicionar uma paleta de madeira

Já que muitos artistas preferem as paletas de madeira, vejamos como podemos acondiciona-las para facilitar a limpeza após a sua utilização.

  • Seja nova ou usada, a primeira coisa a fazer é lixar a madeira com uma lixa fina para uniformizar a superficial
  • Depois aplica-se uma camada leve de óleo de linhaça e esfregasse bem na madeira com uma toalha de papel.
  • Deixamos a paleta secar durante um dia.
  • Após seca, repetimos os mesmos passos mais uma a três vezes se for necessário.

Limpar a paleta de pintura das tintas a óleo.

Como já comentámos anteriormente, alguns artistas não se preocupam em limpar a paleta de pintura, simplesmente deixam a pintura secar e ficar numa pasta rígida e vão acrescentando cor acima de cor conforme forem precisando.

Outros limpam rigorosamente a paleta após uma sessão de pintura e aplicam óleo de linhaça para proteger a madeira.

Outros só limpam a área central de mistura e deixam as cores que utilizaram a volta para a próxima sessão. Só limpam a paleta quando a obra está concluída.

Mais uma vez, o hábito de limpeza da Paleta é uma questão de preferência e escolha pessoal.

OS ÓLEOS SECARAM?

  • Então raspe a superfície tanto quanto for possível com uma espátula de pintor
  • Espalhe um pouco de diluente para limpar pincéis (terebentina ou white spirits) sobre a tinta endurecida e espere aproximadamente 5 minutos.
  • Durante este tempo o diluente fará com que a tinta fique mole e seja mais fácil retirar-la com a espátula.
  • A seguir raspe de novo com a espátula
  • Limpe com um pano humedecido em terebentina. Se ainda tem vestigios de tinta, repita o processo anterior.

Deves seguir o mesmo procedimento várias vezes até que a superfície fique livre de qualquer vestígio de tinta, limpando com um pano seco entre cada aplicação.

Cada certo tempo, devemos acondicionar a paleta de acordo com as instruções dadas acima.

Uma paleta de vidro

Paleta de vidro. Uma excelente opção para facilitar a limpeza das tintas.

Algumas dicas importantes.

  • As paletas para artistas bem seja a óleo ou acrílico, são tradicionalmente feitas em madeira, de forma rectangular ou a bem conhecida oval ou em forma de rim.
  • São desenhadas para permitir o perfeito balanço e conforto do artista e de forma que pode ser utilizada tanto para a mão direita como para a esquerda.
  • Quando se trata da sua utilização para tintas a óleo, as paletas feitas de madeira sem acabamento, deverão levar um tratamento a base de óleo de linhaça ou selar com verniz de poliuretano ou laca.
  • Alguns artistas optam pela a utilização das paletas de papel descartáveis de alta gramagem e com um acabamento anti-aderente. Assim evitam-se os trabalhos de fazer manutenção e limpeza da tradicional paleta de madeira.
  • Alguns artistas colam folhas anti-aderentes de papel a paleta com fita adesiva. Assim após terminar de pintar, simplesmente deitam fora a folha suja e com resíduos, mantendo assim a paleta de madeira sempre limpa.
  • Hoje em dia existem paletas de materiais sintéticos que facilitam a utilização e limpeza. Acrílico é uma dessas opções.
  • Eu particularmente utilizo paleta de vidro.  A acondiciono para que facilitam a minha tarefa de limpeza mas também a tarefa de discernimento na observações das cores. Sobre este tema específico, falarei em algum próximo artigo.

Mais Dicas AQUI!!!



Gostas deste artigo? Então partilha:
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes