Composição

Lei dos terços. Regra básica de composição.

278 0

A lei dos terços é não só uma regra básica de composição, como também uma norma clássica de composição utilizada no Renascimento durante o século XV e una regra imprescindível para todo fotógrafo, cineasta, camera-man e desenhador.

o que é a lei dos terços?

Esta lei proporciona um método tradicional que os artistas utilizam para agrupar os elementos durante a composição.
Consiste em colocar o centro de interesse principal perto das intersecções das linhas verticais e horizontais que dividem em terços a largura e altura do quadro ou plano de trabalho.

Funciona assim:
lei-dos-tercosTraçamos imaginariamente duas linhas paralelas verticais e duas horizontais que dividam o espaço em partes iguais, os lugares onde se cortam as linhas dão lugar a quatro pontos focais: A, B, C y D.

De acordo com esta lei, os melhores pontos para por um objecto é nas intersecções das linhas já que o centro e considerado como um ponto passivo ou morto… Por tanto a melhor localização para o nosso objecto ou conjunto de objectos será os pontos A,B,C o D …nunca no centro…

¿E se eu quiser uma composição simétrica?

Neste caso, sem duvida o objecto de atenção deverá estar colocado no centro, mas cuidando de não colocar outras coisas aos lados que desviem a atenção ou destruam a simetria do quadro
E preferível que exista sempre um único ponto de interesse.
Quando acontece que existem dois ou três figuras com a mesma força que a principal, estabelece-se uma competição entre todos os elementos o que gera confusão no observador e prejudica a composição.

Tutoriais sobre Composição

Artigos relacionados



Gostas deste artigo? Então partilha:
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes