Videos

Tipos de lápis para desenho.

5059 0

Existem vários tipos de lápis para desenho? Pois sim, é verdade.
Para cada tipo de desenho, existe um tipo de lápis específico. Isto não quer dizer que temos que comprar todos os tipos de lápis que existem. Ajuda muito, no entanto, ter uma certa variedade deles se o nosso intuito é nos dedicarmos a serio ao desenho.

Também não quer dizer que para desenhar basta apenas sentar, pegar um lápis qualquer e começar a fazer riscos no papel. É necessário analisar o tipo do desenho que vamos fazer, e definir quais tipos de lápis serão necessários para tal tarefa.

Mais uma coisa a apontar… Os lápis de desenho são vendidos de forma individual ou em conjunto ou em caixas com varias espessuras, grossuras e texturas… o quer isso dizer? Passarei agora a explicar.

Tipos de lápis

Os lápis para desenho são classificados de acordo com o grafite.

Certamente que vocês já viram lápis com inscrições deste género: 2H, HB, F ou 4B (foto), e certamente tamém que nunca pararam para pensar no significado destas letras. Certo?

Passando por uma nomenclatura que vai do 9H ao 9B, incluindo os lápis tipo F e HB , estes lápis proporcionam diversas texturas e espessuras para realizar variados efeitos nos desenhos de acordo com a qualidade do grafite



VEJAMOS ESTA TABELA PARA COMPREENDER ESTE CONCEITO.

  • Os lápis TIPO H, são os mais finos e possuem uma mina ou grafite mais dura.
  • Os lápis TIPO B são os mais macios, com uma mina ou grafite mais grossa e suave. Estes são os lápis ideias para esboços, sombras, enchimentos, etc.

ORIGEM DESTAS LETRAS

A letra H que define os tipos de lápis mais fino vem da palavra inglesa “Hard” ou “Hardness”, dureza em português.
Quanto maior o número que acompanha a letra H, maior a dureza da grafite. Isso significa que este lápis tem uma aderência mais suave no papel, é um lápis de textura dura e é muito utilizado em esboços ou desenhos que pedem uma suavidade ou ainda aplicá-lo buscando um determinado efeito.

A letra B que define os tipos de lápis mais macios, vem da palavra inglesa “Black”, “Bold” ou “Blackness”, negrito em português. Assim sendo, quanto maior o número que acompanha a letra B, mais macio é o lápis e mais escuro é o traço. Este tipo de lápis é muito utilizado para fazer o desenho de enchimento, texturas e esboços.

Existe também um tipo de lápis muito conhecido que é o HB. Este tipo de lápis utilizado comummente para escrever. Ele mistura a dureza do TIPO H com a negritude do TIPO B e o resultado é ideal para uma escrita clara e visível.

Dito isto, podemos concluir que por exemplo o 9B é o mais macio do grupo de lápis para desenho e o 9H o mais fino e duro.

tipos-de-lapis

Vídeo sobre os tipos de lápis

Gostas dos nossos artigos?

  • Então volta sempre a “Amopintar”, já que todas as semanas temos artigos novos para partilhar!
  • Segue-nos no Youtube e no facebook
  • Ou então subscreve a nossa “Newsletter” para que recebes todas as actualizações no teu email.
    Além disso, com o teu “Cadastro” poderás ter acesso ao download gratuito do Ebook “Termos Artísticos Ilustrado”



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website