Passo-a-passo

Lápis de cor passo-a-passo. Como desenhar um cão.

1656 0

Lápis de cor passo-a-passo, é um artigo com um procedimento simples sobre como pintar um cão com lápis de cor.

O procedimento não é único. Isto é, pode variar de artista para artista. No entanto, este é um procedimento fácil, já que nos permite abordar o desenho por áreas e parar quando desejarmos para continuar no dia a seguir.

Neste projecto como em qualquer outro, se trabalharmos com uma fotografia como referência, é muito importante que esta seja de boa resolução e que o cão esteja retratado da forma correcta. Retratar uma mascote é um pouco difícil, mas uma boa foto será o primeiro passo para um bom trabalho final.

Lápis de cor passo-a-passo

PASSO-1: Realizar o desenho a lápis

O primeiro passo será realizar o desenho do cão no tamanho de folha adequado.
É importante centralizar bem o trabalho ou seja, evitar que sobre ou falte folha de um lado ou outro da imagem.

Lápis de cor passo 1

PASSO-2: Bloquear

Bloquear na linguagem de desenho quer dizer desenhar por blocos ou preencher as áreas por blocos.
Feito o esclarecimento, “bloqueamos a imagem” ou seja, colocamos as cores base em todas as áreas do animal. O creme o preto e o branco foram as cores base que utilizamos neste exemplo.



A aplicação das cores deve ser feita sempre na direcção dos pelos do animal e da maneira mais solta e espontânea possível.
Com esta primeira abordagem podemos começar a ver a expressão do animal.
Este fase do processo leva aproximadamente 1 ½ horas.

Lápis de cor passo 2

PASSO-5: Pormenorizar a cabeça

Uma vez que toda a imagem esta bloqueada, ou pintada em blocos de acordo com as cores base, começamos a pormenorizar a cabeça.

Normalmente este tipo de trabalho se começa de cima para baixo.
Os olhos e rosto são uma parte importantíssima no desenho de animais. Eles podem enriquecer ou danificar o retrato completo.

Nesta fase, trabalhamos de forma lenta e cautelosa.
As cores a utilizar são: Dark Brown, Dark Umber, Burnt Ochre, Sienna Brown, Mineral Orange, Black, Jasmine, Cool Grey 90%, Cool Grey 10%, French Grey 90%, French Grey 50%, Cloud Blue, Raw Umber, Yellow Ochre, Light Peach.

Lápis de cor passo 3

Esclarecimento

Eu tenho por habito colocar sempre os nomes das cores em inglês. A razão pela qual faço isto é porque eu costumo comprar as minhas cores de lápis, pasteis ou óleos em diferentes sites online.
Alem disso, o meu website é lido por muitas pessoas a volta do mundo.
Acontece que cada país traduz as cores da forma diferente. Por exemplo o “Alizarim Crimsom” é uma cor que em diversos países é traduzido como Carmim, Alizarim Permanente, Alizarina, Rosa Madder, Carmesim, e por ai além.
Então para evitar confusões, eu prefiro e continuo a nomear as cores em Inglês, até porque na maioria dos países os nomes das cores aparecem em Inglês e na língua do próprio pais,.

PASSO-4: Aplicar variedades de tons

Na medida que avança na realização desenho em lápis de cor passo-a-passo, é importante nos afastarmos dele para observar pormenores e defeitos e podes avaliar o efeito global.

Quando estamos muitas horas concentrados num desenho, é fácil nos perdermos nos detalhes e esquecer o todo.
Ao fazer isto, reconhecemos que são necessárias novas cores tais como diferentes tons de cinzas e cores bronze, especialmente na zona da barriga.

Para quem não entende o importante que é a paciência e a dedicação na prática do desenho, esta informação que darei a seguir é muito importante: Nesta fase do desenho já foram empregues a volta de 8 horas de trabalho.!!

Lápis de cor passo 4

PASSO-5: Pormenores e detalhes finais

Na fase final, foram definidos os detalhes, são adicionadas sombras, são acentuadas algumas áreas no sentido de acentuar a direcção dos pelos, e é desenhado um leve sombreamento no fundo da folha para dar a sensação de profundidade.

Nesta fase, é aplicado o fixador o qual acentuará algumas cores e fará desmaiar outras, pelo que posteriormente terão que ser feitos mais ajustes.

O tempo total de trabalho foi de 14 horas… mas a final vale a pena.
Desenhar e pintar é de facto um acto de paixão e amor. Se ama o que faz, todo o tempo dedicado a isso será pouco. Não desanime!!!

Lápis de cor passo 5

Gostas-te do artigo…..?

  • Então fica colado(a) ao blog, recebendo os artigos no teu email
  • Segue-nos no Youtube e no facebook
  • Ou então subscreve a nossa “Newsletter” para que recebes todas as actualizações no teu email.
    Além disso, com o teu “Cadastro” poderás ter acesso ao download gratuito do Ebook “Termos Artísticos Ilustrado”



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
error: Content is protected !!