Movimentos Artisticos

Impressionismo

431 0

A melhor forma de perceber o significado e características deste movimento artístico, é nomear o que este movimento aportou as artes plásticas.

Aporte do Impressionismo

  • Eles pintavam em pinceladas curtas, grossas de tinta, de uma forma fragmentária que lhes permitia a captação e enfatizar a essência do seu objecto, em vez de em detalhes.
  • Eles misturavam as cores na paleta, tão pouco quanto possível, acreditando que era melhor permitir ao olho misturar as cores.. Isto proporcionou uma experiência muito mais vibrante para o espectador.
  • Eles deixaram de fazer misturas com tinta preta, a fim de obter pigmentos mais escuros. Se fosse absolutamente necessário, eles obtinham os tons escuros por mistura de cores complementares. A cor preta, podia ser utilizada excepcionalmente, apenas se fosse necessário a expressão da própria cor.
  • Eles acentuaram as pinceladas a fim de serem facilmente visíveis ao observador, acrescentando uma nova dimensão de familiaridade entre a personalidade do artista e o espectador.
  • Eles descobriram ou enfatizaram novos aspectos relativos aos efeitos da luz natural, incluindo uma aguda consciência da forma como objecto reflecte as cores dentro da pintura.
  • Eles pintavam com a tinta aplicada sobre uma camada húmida previamente aplicada à tela, em vez de aplicar sucessivas camadas secas de pintura. Isso produziu bordas mais suaves e mais excitante combinação de cores.
  • Eles evitavam o uso de tintas diluídas para criar efeitos de veladuras ou verniz. Em vez disso, os impressionistas pintavam com tinta grossa, da forma que lhes apetecia, sem preocupação pelas regras ou tradições.

Muitas destas inovações haviam sido tentadas de tempos a tempos, anteriormente por alguns artistas, mas esta foi a primeira vez que todos os câmbios aconteceram juntos.
Algumas destas inovações, que antecederam aos impressionistas, podem ser encontradas em obras de: Frans Hals, Peter Paul Rubens, John Constable, Theodore Rousseau, Gustave Courbet, Camille Corot, Eugene Boudin, e Eugene Delacroix.

Tal vez uma razão para facilitar o trabalho espontâneo dos Impressionistas, vem do facto da existência da pinta pré-misturada e vendida já embalada em tubos semelhantes as antigos tubos de metal das pasta de dentes.
Anteriormente a 1870 os artistas tinham que misturar os pigmentos em pó com óleo de linhaça para fazer as suas pinturas o que limitava a sua independência e liberdade de pintar ao ar livre.

Movimentos Artísticos

Pintores Famosos

Conteúdo e composição

ImpressionismoA Pintura tem sido frequentemente vista como uma maneira de descrever principalmente temas históricos e religiosos de uma maneira bastante formal.
Havendo no entanto pintores ao longo da história, que quisessem retratar a vida quotidiana, sempre influenciados pelo pensamento tradicional.

No momento em que o Impressionismo surgiu na França em fins do século 19, houve um interesse renovado entre os artistas no assunto do quotidiano.
Sendo alem disso, especialmente inspirados à procura mais do que nunca, da captura do momento, não só nas luzes fugazes de uma paisagem, mas no dia-a-dia das pessoas, e nos câmbios de uma especifica imagem ao longo do tempo.

Existe também neste movimento Impressionista, o desafio pela captura de estranhos e “instantâneos” ângulos de visão , não-convencionais para as composições.
Edgar Degas por exemplo em, ?Dance Class? é um excelente exemplo de ambas estas influências. È capturada a imagem da bailarina enchendo o canto da esquerda, em quanto no quadrante inferior direito da imagem, só existe um espaço vazio.



Esta nova e original visão dos Impressionistas alem de inovadores, tornou-se muito amada pelo público em geral.
O facto de pintarem ao ar livre permitiu-lhes observar a natureza mais directamente e assim capturar a fugaz característica do momento, capturando especialmente os efeitos transitórios dos aspectos da luz solar.

Gosta dos artigos “Amopintar”?

  • Saiba tudo o que acontece no blog, recebendo os artigos no seu email
  • Subscreva-se no RSS. Basta para isso, colocar o seu e-mail…
  • Cadastre-se no “Newsletter” onde também poderá receber o Ebook “Termos Artísticos Ilustrado” GRÁTIS com o seu cadastro

banner-livro



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website