Pintura em Pastel Seco

Historia do pastel seco. Os inícios desta técnica

348 0

Historia do pastel seco … os inícios desta técnica

O pastel começa a ser utilizado nas suas origens como um meio seco e rápido de aplicação das cores ao desenho, para assim potenciar os volumes e se aproximarem mais a realidade, principalmente na pintura dos retratos e figura.

historia do pastel seco

No século XVIII já e considerada uma das técnicas mais utilizadas pelos artistas da corte francesa. Hoje em dia já não é vista só como um complemento ao desenho mas sim como uma técnica pictórica com personalidade própria.

A forma como o pastel é conhecido hoje em dia, tem os seus inícios entre os séculos XVI e XVIII.
Muitos artistas utilizavam lápis pastel para os seus esquissos.

Temos dessa data alguns exemplos, como os estudos feitos por Federico Barocci (1535-1612). Os trabalhos de retratos de Daniel Dumoustier (1574-1646) e de Claude Mellane (1598-1688), deram para criar enormes galerias com as suas representações.

Eles poderiam ser chamados os predecessores da técnica do pastel



Historia do pastel seco

Pioneiros desta técnica

Para finais do século XVII o pastel cresceu como um género autónomo e fica associado ao nome de Rosalba Carriera (1674-1757), e aos seus elegantes retratos realizados com esta técnica.

Podemos então considerar esta artista, Rosalba Carriera como a pioneira desta técnica.
Foi esta pintora veneciana, quem adquiriu grande sucesso ao trabalhar em França durante o reinado de Luis XV. As suas tecnicas foram perfeiçoadas por Maurice Quentin de la Tour quem se converteu no retratista mais popular desse seculo (1704-88).

Eles foram seguidos por Mary Cassatt, Watteau, e por por muitos outros artistas.

Assim, em França, a pintura a pastel chegou a se converter num genero de epidemía que fez que para 1780 já trabalhassem em Paris mais de 2500 pastelistas.

Edgar Degás (1834-1917), foi o primeiro pastelista entre os impresionistas, coleccionou as obras de la Tour e desenvolveu a sua técnica alem das formulas tradicionais dos maestros do século XIX.

Todo artista que deseje pintar com pastel devería estudar as obras de De la Tour e do seu contemporáneo Perronneau (1715-83), os retratos máis serios de Chardin (1609-1779) e as inumeras técnicas aplicadas por Degás, Edouard Manet, La Trec e tantos outros ao longo do século.

Sobre a técnica de Pastel Seco

A versatilidade do Pastel

Os pasteis permitem desenhar e pintar com toda a vivacidade da cor e sem as desvantagens do secado a distintas velocidades ou o afundamento da tinta associadas a pintura a óleo.

O pastel, tem uma apresentação intima que faz com que muita gente pense que pintar com eles é fácil e rápido.
Isto, como poderá descobrir qualquer artista que experimente a técnica, é só ilusão.

Pode servir de consolo uma carta escrita por De La Tour ao Marques de Marigny (irmão de Madame Pompadour) na qual o artista nomeia as dificuldades da técnica…

“O pastel, Exmoº Marqués, apresenta muitos mais problemas, tais como o pó, a debilidade de alguns pigmentos, o facto de o tom nem sempre ser exacto, ter que misturar as cores no proprio papel, sob o risco de estragar o trabalho e a falta de solução quando a obra perde o espiritu…”

Mesmo assim, hoje em dia, este médio continua a ser uma técnica de grande força seguida por milhares de artistas a volta do mundo.!!!

Gostas dos nossos artigos?

  • Então volta sempre a “Amopintar”, já que todas as semanas temos artigos novos para partilhar!
  • Segue-nos no Youtube e no facebook
  • Ou então subscreve a nossa “Newsletter” para que recebes todas as actualizações no teu email.
    Além disso, com o teu “Cadastro” poderás ter acesso ao download gratuito do Ebook “Termos Artísticos Ilustrado”



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!