Movimentos Artisticos

Hiperrealismo

301 0

O que é e como se inicia o Hiperrealismo?…

Para explicar esta técnica comecemos por falar do foto-realismo.
O foto-realismo é um género de pintura que se realiza a partir de uma fotografia.
O termo originalmente é aplicado a um movimento pictórico que tem as suas origens nos Estados Unidos a finais dos anos 60 e inícios dos 70 é que tem vindo a ganhar vida novamente a partir do ano 2.000

O foto-realismo, da origem posteriormente ao Hiperrealismo que surge como uma verdadeira escola de arte pelas técnicas utilizadas e os resultados foto-realistas das pinturas e esculturas.

Este tipo de pintura representa exactamente o objecto retratado na fotografia da maneira mais exacta e pormenorizada possível.

Por regra geral o artista transfere os pormenores da fotografia por meios mecânicos a traves de projecção da imagem ou mediante a técnica da retícula ou quadricula, deixando pouco lugar a imaginação e a criatividade e abrindo um espaço novo a extrema habilidade, técnica e virtuosismo de representar a realidade.

A partir deste movimento surgem vários temas de representação, como a natureza morta, o retrato a paisagem e o espaço urbano.
Esta técnica não se restringe a um só tipo de médio e podemos encontrar fabulosas obras hiperrealistas em óleo, pastel, aguarelas, acrílicos, etc

Esta técnica ou movimento artístico, além de Foto-realismo, é também conhecido como Super-Realismo Realismo fotográfico ou Hiperrealismo.

Hiperrealismo: obras relevantes

hiperrealismo-eric-christensen

AGUARELAS POR ERIC CHRISTENSEN

 
hiperrealismo-evan-penny1

ESCULTURA POR EVAN PENNY

 
hiperrealismo-pedro-campos

OLEO POR PEDRO CAMPOS

 

PINTURA POR ROBERTO BERNARDI

Movimentos Artísticos

Pintores Famosos



Gostas deste artigo? Então partilha:
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes