Artigos-Dicas-Conselhos

Falemos sobre o Pastel Seco

395 1

FALEMOS SOBRE O PASTEL SECO: Para muitas pessoas, o termo pastel seco, não está associado as artes plásticas….
A pesar de ser um material popular entre os artistas, este é um material desconhecido para os iniciantes.

Falemos sobre o pastel seco

Os pasteis são basicamente um médio compostas de pigmentos de cor e aglutinante, ambos misturados e moldados dando forma as barras que conhecemos e vemos comummente nas lojas de arte, com formas, espessuras e tamanhos variados de acordo com as marcas dos fabricantes.

O encanto e a frescura dos pasteis, a pureza das cores e a sua imediata resposta quando aplicada ao papel são parte da natureza e essência deste maravilhoso médio.

Graças a sua versatilidade, podemos tanto desenhar como pintar com eles, já que possuem algumas das qualidades de ambas técnicas.

Podemos fazer linhas sobrepostas, justapostas e veladuras, podemos trabalhar com empaste e cores saturadas sem ter que esperar que a pintura seque para aplicar novas camadas.

Se forem devidamente tratados, os desenhos em pastel podem durar indefinidamente.



Agora falemos sobre o pastel seco nos seus inícios. Embora ele fosse considerado como um complemento para o desenho na técnica do retrato, hoje em dia esta é uma técnica que não conhece barreiras temáticas, estilísticas, nem conceituais.

Falemos sobre o pastel seco na pintura

Pastel seco.

Tipos e técnicas de pastel seco

  • Pastel seco suave, pastel seco duro, lápis pastel.  Permitem trabalhar facilmente esbatendo as cores,  e requerem de um fixativo final.
  • Pasteis á óleo, cujo aglutinante como o nome indica é a base de óleo. São mais difíceis de esbater que os pasteis secos. Usualmente é requerida a ajuda de esfuminhos de papelão ou látex para trabalhar este material. Em compensação, não precisam de fixativo.
  • Pasteis solúveis. São semelhantes aos secos, consistentes em pigmentos aglutinados com glicol e cuja aplicação requer a dissolução em agua.

As marcas existentes no mercado são muitas.
Cada marca fabrica varias qualidades de pastéis e a sua existência varia em cada pais. Algumas das marcas mais conhecidas são: Grumbacher, Nupastel, Rembrandt, Winsor Newton, Sennelier, Schmincke, Faber Castell, Conte

Pintar animais.

  • “Video-Worshops”, para quem deseja aprender a técnica de principio a fim.
  • A Magia dos Pastéis

  • Um livro sobre pastel seco, especialmente criado para quem ama pintar!!!


  • Gostas deste artigo? Então partilha:
    Recebe todas as actualizações no teu email...
    Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
    E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
    Magaly Gouveia
    Magaly Gouveia

    Magaly GouveiaAutora do Blog

    Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

    Website
    Artigos recentes
    error: Content is protected !!