Videos

Exercícios de aquecimento. Técnicas de desenho

754 0

Alguns artistas têm rituais interessantes antes e depois de desenhar e pintar no seu estúdio. Fazer “exercícios de aquecimento” é um desses rituais. Querem saber porque? … Vamos descobrir!

Exercícios de aquecimento

Fazer exercícios de aquecimento forma parte do ritual de alguns artistas e consiste basicamente em utilizar alguns minutos de silêncio antes de começar a trabalhar para entrar em modo concentração.

Alguns fazem rabiscos, outros fazem desenho a cegas de algum objecto ou pessoa por simples observação.

Qual é o propósito destes exercícios?.

O propósito é não só criar este momento de concentração que nos ajude a abstrair da turbulência do nosso dia a dia e minimizar o stress poucas vezes perceptível por nos próprios.

Mas também e como todos bem sabemos, a repetição traz a perfeição e ao mesmo tempo, activa o lado direito do cérebro. Para desenhar à vontade, facilmente e naturalmente, é preciso criar habito.

Movimentar a mão em círculos e fazer alongamentos do pulso é indispensável para aprender a dominar os traços e controlar a utilização do lápis como a nossa ferramenta de trabalho.

Devemos evitar a rigidez e segurar o lápis com naturalidade. Deve parecer que ele é quase uma extensão da nossa própria mão. Só assim podemos aprender a fazer traços soltos e controlados e abranger uma maior superfície de trabalho

Exemplos de exercícios de aquecimento

Alguns dos exercícios que podemos fazer são baseados em linhas e formas aleatórias, riscas, círculos, ovais, ou então esboçar algumas formas de duas ou três dimensões, tais como:

  • Cubos
  • Esferas
  • Cilindros
  • Cones

No início talvez não consigas notar ou sentir quaisquer mudanças significativas, mas com o passar do tempo e praticando apenas alguns minutos por dia sentirás a diferença.
E não pode ser de outra forma, porque é assim que funciona o nosso cérebro… Aprendemos por repetição!. Quanto mais repetirmos um movimento, uma ideia, um texto, mais fácil ficará gravado no cérebro e para sempre!!!

Outra forma de exercício pode ser, esboçar a cegas qualquer objecto a nossa volta. Para isto, basta segurar o lápis vagamente sem importar a precisão do trabalho. Precisão ou exactidão não significa muito para este caso.

Faz esboços ou desenhos a cegas de qualquer objecto da forma que quiseres. Relaxa teu aperto. Apenas brinca com o desenho e desfruta do momento.

Se nos habituamos todos os dias a pegar no lápis e fazer exercícios de qualquer género, com toda a certeza estaremos a contribuir para a nossa mais rápida aprendizagem.

Uma nota curiosa

Já paraste para pensar que os desportistas, dançarinos, músicos, para alcançar a perfeição e serem bons no que fazem, praticam todos os dias. … A perfeição na execução destas actividades depende quase em 80% da prática…Porque os pintores ou desenhadores haveriam de ser diferentes.

É necessário praticar muito se pretendes ter sucesso no desenho.!
E o primeiro passo para isso é fazer o que eu chamo “exercícios de aquecimento”. Isto é, exercícios que ajudarão a formatar a tua mão para os movimentos que necessitas fazer quando desenhas.!

Vídeo: Exercícios de aquecimento



Gostas deste artigo? Então partilha:
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes