Perguntas e Respostas

Esquemas de combinação das cores

753 0

Esquemas de combinação das cores. Quais são os mais conhecidos?
Como já expliquei em outros artigos, podemos pintar com todas as cores da roda cromática, escolher algum dos esquemas ou harmonias mais utilizadas baseadas em triádicos, complementares, etc, ou escolher algumas cores e assim criar o nosso próprio esquema.

Assim sendo, é evidente que as nossas pinturas terão um toque pessoal, uma combinação de tons e tonalidades característico do esquema escolhido.

Esquemas de combinação das cores.

Vale a pena ressaltar que a roda cromática para artes plásticas está representada por 12 cores (sem incluir o branco e o preto), e que podemos utilizar todas estas cores na nossa paleta ou podemos criar uma combinação delas seguindo o estudo da teoria das cores.

Estas combinações é o que denominamos harmonias ou esquemas cromáticos. A continuação vamos estudar alguns destes esquemas.

COMPLEMENTÁRIO E COMPLEMENTÁRIO ADJACENTES
Esquema das cores

TRIOS E ALGUMAS DAS SUAS VARIAÇÕES
Trios e variações



ESQUEMAS DE QUATRO CORES (QUARTETOS)
Quartetos

ESQUEMAS DE CINCO CORES (QUINTETOS)
Quintetos de cores

Esquemas de cores neutras e análogas

Além dos esquemas explicados, também podemos pintar utilizando o esquema de cores neutras e/ou análogas.

CORES NEUTRAS

Os cinzas e os castanhos são consideradas cores neutras, mas podem ser neutras também os tons de amarelos acinzentados, azuis e verdes acinzentados e os violetas acastanhados.
A função das cores neutras é servir de complemento da cor mais próxima, para dar-lhe profundidade, visto que as cores neutras em geral tem pouca reflectividade de luz.

CORES ANÁLOGAS

Estas cores são as que aparecem lado-a-lado no circulo cromático.
São análogas porque há nelas uma mesma cor básica. Pôr exemplo o amarelo-ouro e o laranja-avermelhado tem em comum a cor laranja.

As cores análogas, ou da mesma “família” de tons, são usadas para dar a sensação de uniformidade. Uma composição em cores análogas em geral é elegante, porém deve-se tomar o cuidado de não a deixar monótona.

UM EXEMPLO INTERESSANTE

Quadro analogo de kandinskyEm este quadro de Kandinsky, A Grüngasse em Murnau, de 1909, podemos observar o esquema de análogos (amarelos, amarelos-laranja, laranjas, vermelhos) e o contraste das cores complementares (verdes, azuis, violetas).

É evidente o efeito luminoso conseguido com estas harmonias ou esquemas.

Pergunte…que eu respondo!

Pergunta realizada por:
Denilson Silvestre , Campinas, Brasil
Olá Magaly,… Estou começando a pintar a óleo. Tenho visitado as suas lições sobre a teoria das cores.
Além dos esquemas de cores que explica aqui na sua página, existem mais esquemas.? Podia explicar todas as combinações possíveis dos esquemas de combinação das cores.

Tu também podes esclarecer as tuas dúvidas aqui!



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!