Desenho

Espaço negativo e espaço positivo

1332 0

Como já foi descrito em vários artigos aqui em “Amopintar”, todos nos possuímos uma capacidade natural de desenhar.

Se ainda não leu esses artigos sobre este assunto, recomendo seriamente que os leia…terá uma visão diferente sobre o tema que falaremos a continuação e sobre os exercícios que facilitamos neste Blog!

O nosso objectivo ao longo de todos os artigos, dicas, exercícios e tutoriais será descobrir as nossas capacidades naturais e desenvolve-las

  • Não subestime nenhuma informação que oferecemos aqui
  • Faça todos os exercícios
  • Pratique
  • Pergunte e sugira novos temas participando no Blogue.


Um dos temas e técnicas abordadas na aprendizagem do desenho baseia-se na observação dos espaços negativos e positivos…mas o que é isto e como se utiliza?

Espaço negativo e espaço positivo

Basicamente consiste em uma técnica, na qual desenhamos nos abstraindo da identificação especifica do objecto que estamos a desenhar e passamos só a observa-lo como um bloco mais os seus espaços circundantes.
Com isto conseguimos desenhar com mais precisão.

Passarei agora a explicar esta técnica, mas antes necessitamos conhecer alguns termos:
Espaço positivo: No desenho o espaço positivo é aquele espaço que ocupa o objecto
Espaço negativo: E o espaço a volta do objecto

espaco-negativo-positivo-1

Se tomarmos a fotografia do pássaro que representamos na Imagem-1, e a transformarmos (só para efeitos desta explicação), numa imagem simples de formas a preto e branco, como vemos na Imagem-2, será muito fácil perceber que a forma em preto é o espaço positivo, ou seja o espaço ocupado pelo objecto que queremos representar, neste caso, o pássaro. E o espaço negativo é a forma representada em branco, ou seja o espaço a volta do objecto.

Olhando para as duas imagens, pense por uns instantes… Qual das duas imagens acha que poderia desenhar com mais facilidade? A Imagem-1 ou a Imagem-2.

Sem dúvidas que será muito mais fácil para si, representar com maior precisão o desenho da Imagem-2.

  • Porque não está a olhar para pormenores que nos fazem perder da forma básica.
  • Porque está a abstrair-se do nome da figura que esta a desenhar, ou seja, está a esquecer que esta a desenhar um pássaro “Super difícil de desenhar”
  • Está a manter a sua concentração e olhar nas formas, dimensões e proporções.
  • Não esta a desenhar um pássaro, mas sim uma mancha preta com uma branca a volta.

Exercícios práticos

Agora e o seu turno de participar…Peque na Imagem 2 e tente reproduzir o que vê, prestando atenção ás distancias entre a mancha preta e o limite da imagem e nas proporções da imagem…como resultado, deverá obter um desenho como o que se mostra a seguir:

espaco-negativo-positivo-2

Não deixe de assistir a todos os exercícios, tutoriais, dicas e passo-a-passo…em cada um descobrirá uma informação nova e útil…ahhhhh e participe. Gostaria de saber o que opina de nós e deste Blogue, o que gosta ou não gosta nele…Posso contar consigo?

Bons Desenhos e Boas Pinturas!

Tutoriais de Desenho

Tutoriais sobre perspectiva



Gostas deste artigo? Então partilha:
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes