Composição

Divina Proporção. A proporção perfeita e o número dourado

1179 1

Divina Proporção. É chamada assim, a proporção perfeita conseguida pela utilização do número dourado… Acho que ficamos igual!!

A divina proporção é a qualidade que imprime uma especial harmonia as proporções entre um mesmo ente ou entre vários entes. É uma persuasiva aparência de equilíbrio e beleza que aparece como uma constante criativa do Universo e de Deus.

Não foram só os artistas clássicos que se serviram do Número Áureo, Numero Dourado ou proporção aúrea nas suas composições, como se fosse uma curiosa excentricidade…

A própria natureza “mestra” a quem o artista sempre dirigiu o olhar e sempre se renderá, compraz-se em rubricar a sua criação com a divina proporção!!.

A Divina Proporção: Onde a vemos representada

Divina ProporçãoMuitas coisas a nossa volta respondem a este padrão áureo e não o sabemos.
Estes são alguns exemplos:

A espiral da Via Láctea assim como a do ADN, a proporção entre as falanges dos nossos dedos, a forma em que distintas plantas distribuem o crescimento das suas ramas.



Os cornos de alguns animais, os tornados, os padrões concêntricos da couve-flor ou do girassol, as pétalas da rosa, as proporções de certos animas, peixes e insectos… e muitos mais exemplos.

Em corpos harmoniosos por exemplo, a relação entre a altura total e a altura dos pés ao o umbigo ou entre a longitude da cabeça e a longitude do queixo aos olhos, aproxima-se a 1,618.

Concha NautilusA relação entre a altura e largura de um ovo, também se aproxima a Phi, o numero que representa o numero dourado. Não seria possível mencionar todos os exemplos nos quais a natureza tece com fios de ouro a trama universal.

Por ter a Inteligência Divina plasmado extensivamente esta lei sobre o mundo, é que nos ficamos sub-liminarmente predispostos a reconhece-la como reflexo da harmonia, da beleza e da vida.
Por este motivo os artistas clássicos privilegiaram o seu uso sobre qualquer outra lei de composição.

Gioconda-ProporçãoAs pirâmides de Gizeh, o Partenão, a catedral de Notre-Dame, são algumas das obras arquitectónicas que expressam a Divina Proporção.

Incluso a mentalidade profana da modernidade serve-se dela por motivos puramente estéticos ou publicitários.
Assim podemos encontrar esta proporção perfeita em coisas banais, tais como:

Nos cartões de crédito, nas caixas de tabaco ou no edifício das nações unidas.  Este género de coisas são no entanto, simples e decadentes parodias do propósito original dos números sagrados.

Na imagem da “Gioconda” podemos verificar as diferentes secções douradas estudadas por DaVinci.

Como dimensionar um suporte com a secção Aurea.

Secção AureaFazendo um arco a través da diagonal de cada quadrado obtém-se a Espiral Áurea, uma das más belas e perfeitas possibilidades da aplicação de Phi.

Divisão AureaSubdividindo em ambas direcções os lados do rectângulo principal, podem ser construídas as quatro linhas áureas principias.

Assim se determinam os quatro nervos ou eixos principais de força e significado da composição. Estas podem ser usadas como referencia para a colocação dos elementos ou partes dos elementos do desenho.

Tutoriais sobre Composição

 

Como aplicar a Divina Proporção.

  • O objecto principal dum quadro reclamará maior atenção se for colocado Numa das linhas de força verticais.
  • As folhas das árvores arrancadas pelo vento, as aves em voo, o curso de um rio, ou as ondas do mar, podem ser dispostas na composição de forma que insinuem os contornos da espiral áurea.
  • Um rosto resultará mais harmónico se for realizado um estudo das suas proporções áureas.

As possibilidades excedem desmesuradamente os exemplos básicos que aqui expus. Eu recomendo que amplie e aperfeiçoe este conhecimento mediante livros e investigação.

Disponha-se a procurar com o olho do coração virado ao espelho da natureza para desnudar a sua secreta poesia.!!!



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!