Artigos-Dicas-Conselhos

Desenho realista Vs Desenho abstracto.

605 2

Quando de crianças começamos a desenhar, a nossa referência são as figures realistas. Quanto mais parecido o resultado final ao modelo imitado, mais perfeitos os nossos desenhos.

De facto, esse é o método ou procedimento de aprendizagem mais fácil e comum a seguir.
Muitos mestres da pintura e artistas famosos da história da arte começaram desta forma a imitar e a representar rigorosamente qualquer objecto e imagem baseados na meticulosa observação.
A partir dai, qualquer assunto que se queira representar em desenho ou pintura pode ser alterado e convertido em figura não realista, estilizada ou abstracta.

Desenho Abstracto

Desenho abstracto por tanto poderia se dizer que é representar um objecto realista procurando capturar a sua essência ou natureza essencial.

abstracto-realistaNo exemplo a seguir, fazemos uma simples demonstração de como um desenho realista pode ser transformado num abstracto tipo Mondrian, sem dar indícios do objecto natural a partir do qual foi criado.

Se quiser praticar e começar a realizar desenhos abstractos, tome este artigo como um ponto de referência e siga os seguintes passos:

  • Em primeiro lugar, faça um desenho realista dum tema qualquer a sua escolha, incluindo detalhes de forma e textura para fazer com que este pareça tridimensional.
  • Em seguida, em outra folha, comece a eliminar a máxima quantidade de detalhes possível, deixando apenas os elementos que são necessárias para identificar o objecto original, mas sem permitir a descrição do mesmo.
  • Finalmente, reorganize os elementos presentes no desenho de forma a criar uma representação não objectiva do modelo. Esta representação pode ser realizada a traves do desenho puro e simples dos elementos de design baseados no original mas abstraindo da forma original, ou mediante o simbolismo e sugestão das qualidades do objecto original.

No nosso exemplo, poderíamos ter representado a árvore, aludindo a qualidade de solidez e verticalidade da mesma.
A arte expressiva, bem seja realista ou abstracta, tem como fundamento em todo o caso, a abstracção das formas, a captura da essência do objecto a traves de estilização e simplificação.



Tutoriais de Desenho

Tutoriais sobre perspectiva



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!