Outras técnicas

Sabes o que é Desenhar zentangle?

352 0

Desenhar Zentangle e um método de desenho fácil de aprender, relaxante e uma muito agradável forma de criar maravilhosas imagens mediante o desenho de padrões estruturados.

Este método é simples de entender e divertido de se praticar, mesmo se você estiver convencido que não é um artista. Visite o artigo Como desenhar com zentangle e verá que de facto é muito fácil.

Toda a gente pode utilizar este método para criar belas imagens. A sua prática aumenta a concentração e criatividade, provindo ao artista de momentos de satisfação ao mesmo tempo que aumenta o seu bem-estar.

Pode ser considerada como uma nova forma de arte que pode ser aprendido e utilizado por pessoas de qualquer idade, sem necessidade de qualquer prévio conhecimento.

zentangle

COMO SURGIU O ZENTANGLE

O Zentangle foi Fundado pelos americanos Rick Roberts e Maria Thomas.



Este método surgiu quando Maria contou a Rick sobre a sensação de liberdade, bem estar e atenção quando ela desenhava padrões de fundo para um dos seus trabalhos. Enquanto ela desenhava estes padrões notou também que todos os pensamentos e preocupações ficavam de lado.

Era uma forma de meditar fazendo arte!.

Rick e Maria, então pensaram em criar um sistema simples que outras pessoas pudessem seguir para desfrutar deste mesmo sentimento. Mal podiam eles imaginar a proporção que este método atingiria.

“Desenhar Zentangle” está ficando cada vez mais popular, atingindo pessoas de todas as idades e se espalhando pelo mundo.

Pardões-zentangle

Desenhar Zentangle: A teoria do processo.

#1 Tudo é possível com um passo de cada vez

A primeira vista um Zentangle pode parecer complicado e intrincado. Mas, quando você descobre como ele é feito, percebe como é simples e divertido.

#2 Cada Passo é Consciente

Em um Zentangle você desenha cada passo de forma consciente e deliberada.
Estamos sempre dando passos em nossas vidas (sejam eles pensamentos, palavras ou atos), com a inspiração do Zentangle, cada passo passa ser mais consciente e você entende como passos aparentemente pequenos e insignificantes do nosso dia a dia, contribuem para o desenho das nossas vidas.

#3 Obriga a uma Atenção Deliberada

O ato de riscar um papel com uma caneta prende a sua atenção de uma maneira similar a uma meditação.
A medida que os riscos são feitos, seus olhos seguem o movimento e a sua atenção muda para um estado que permite pensamentos frescos, novas perspectivas e ideias criativas que impelem a ansiedade e o esforço.

#4 O Resultado é desconhecido

Zentangle: O resultado é desconhecido
Diferente da arte o a maioria das actividades, no Zentangle você inicia intencionalmente sem saber como ficará o seu trabalho.
O Zentangle eleva o “Brainstorming” a um outro nível, onde você não planeia um resultado. Este método permite e inspira os participantes a construir e expandir em cada nova ideia de forma livre e ilimitada de preconceitos.



#5 O desafio é não utilizar borracha

Não existe borracha na vida, da mesma forma que não existe borracha no Zentangle.
Mas, você descobre que mesmo que você cometa um erro, você pode transforma-lo em um novo padrão e seguir para novas direcções.

#6 É impossível falhar.

Sem respostas certas, o Zentangle oferece tanto liberdade quanto desafio.
Diferente de quebra-cabeças, palavras cruzadas e Sudoku, não existem respostas certas no Zentangle. É impossível falhar ao criar um Zentangle.
No início esta liberdade pode ser um pouco enervante, mas logo torna-se em uma experiência enriquecedoura quando você descobre que pode criar “soluções” sem fim.

#7 Se desenha no Abstrato

Você sempre tem sucesso quando cria um Zentangle porque você sempre cria um padrão. Um Zentangle não tem direcção, em cima ou em baixo e nunca é uma ilustração de algo, assim você não tem preocupação se você consegue desenhar uma mão ou um pato.

#8 É Fractal. Permite trabalhar por partes, em fracções

Zentangle é fractal
Zentangle mimetiza a natureza universal do fractal. Podemos desenhar pequenos blocos a cada dia e sem pressão.
Cada traço (Stroke) cria um enredo (Tangle). Enredos ou padrões são aninhados dentro de um cordão ou sequência (String- linha que delimita a área em que os padrões são desenhados).
Os blocos (Tiles – papel onde é desenhado o Zentangle) podem ser agrupados em mosaicos formando outros padrões ainda maiores.

#9 É uma Forma de arte meditativa

A linguagem não verbal do Zentangle e suas proporções podem abrir portas para percepções que pareciam estar trancadas anteriormente.
Desenhar Zentangle abre estas portas, não porque elas estavam trancadas, mas porque elas estavam oscilando em dobradiças não verbais.
Ao criar um zentangle você entra em um estado meditativo em que ideias intuitivas fluem livremente.
Tenha ideias, obtenha respostas e inspire-se livre de expectativas e preocupações.

#10 É Portátil. Pode leva-lo a qualquer lado.

Um Zentangle é pequeno suficiente para caber no seu bolso ou bolsa. Você sempre pode ter tudo o que você precisa por perto.
Os ladrilhos ou blocos, são duros o bastante para serem segurados pela sua mão enquanto você desenha.

#11 Permite usar ambas as mãos

Desenhar Zentangle é tão único e simples que você pode cria-lo com as duas mãos.
Muitos estudos mostram que isso activa circuitos cerebrais diferentes, aumentando a criatividade e a sua habilidade em resolver problemas.

#12 O Formato é confortável

Zentangle é portatil
Um ladrilho ou bloco de Zentangle (Tile) é um quadrado que mede 3,5 x 3,5 polegadas (aprox. 9×9 cm), desenvolvido para ser completado em uma sentada. Você pode terminar um em 15 minutos, gerando uma sensação de realização imediata.

#13 Utiliza Materiais de alta qualidade

Por respeito a você e a sua arte, sempre use os melhores materiais e instrumentos que você possa pagar.
Com isso em mente, escolhemos papéis finos para impressão texturizada e com qualidade de museu; canetas Sakura (Arquival Pigma Micron Pens), a única caneta do seu tipo que usa pigmento com ph neutro e que não desbota ou mancha e apontadores de lápis feitos de magnésio.

#14 Os resultados são sempre Lindos

Zentangles são bonitos e inspiram auto confiança e criatividade, podendo ser revisitados e recapitulados sempre que você quiser. São como sonhos que não desbotam e continuam a instruir e inspirar por semanas ou anos.

#15 Faça-o Cerimonial

Assim como existe a cerimónia japonesa do chá, você também pode criar uma espécie de cerimonia pessoal quando cria um Zentangle… Você pode usa-lo como uma ferramenta para melhorar seu foco e a sua atenção.

Zentangle o resultado é surpreendente



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website