Desenhar: Ideias para não bloquear
ESTE ARTIGO FOI CRIADO PARA TI . . . SE GOSTAS, ENTÃO PARTILHA!

Recentemente li um artigo que achei muito interessante. O artigo era referente a “ideias para não bloquear” quando estamos no processo de querer desenhar.
Tudo tem a ver com o esboço, o desenho, a escolha do tema e o desenho em série.

Hoje vou partilhar a ideia desse artigo com todos vocês.

Muitas vezes quando gostamos desenhar, não o fazemos bem porque não sabemos qual tema escolher ou bem porque achamos que o tema escolhido não é interessante. Então acabamos por desenhar temas que não são do nosso interesse, que não despertam a nossa emoção ou temas que toda a gente escolhe.

A recomendação é a seguinte: Desbloqueie a sua mente, não se deixe influenciar por ninguém e não pense em nada específico. . . Seleccione simplesmente um objecto (qualquer objecto), aquele que estiver mais perto de si e recorde que qualquer elemento pode ser interessante se o abordamos com entusiasmo.

A partir dai, comece a desenhar. Desenhar é a melhor forma de nos aproximarmos do mundo e nos interessar-mos por ele. E a final só precisamos de duas simples coisas. . . algo que desenhar e algo onde desenhar.!

Magaly Gouveia - Amopintar

QUANDO FICAMOS BLOQUEADOS, O QUE FAZER?

Até as pessoas mais criativas podem ficar bloqueadas em relação ao tema de escolha. Quantas vezes tantos de nós já não estivemos no dilema de pensar: O que desenho? Onde encontro inspiração?

Nesses casos, temos a seguinte alternativa.

1.- Olhe a sua volta e escolha qualquer objecto que tiver em casa. . . sapatos, floreiras, molduras, garrafas, etc
2.- Uma vez escolhido o tema, comece a desenhar o mesmo tema durante algum período de tempo. Ou seja, escolha desenhar durante uma semana ou duas o mesmo tema em varias posições.

Desenhe uma serie deles. Desta forma não terá problemas de criatividade, nem terá que se preocupar com a escolha do tema e manterá a sua criatividade fluindo e em “crescendo”

Além disso, adquirirá pratica, um conhecimento intuitivo e automatizado e domínio sobre o tema escolhido.

UM EXCELENTE EXEMPLO.

desenhar-em serie-2Nos exemplos que se seguem, um conhecido artista chamado Peter Scully, escolheu o seu tema: neste caso foram sapatos.

Segundo ele mesmo conta, comprou um bloco de desenho e desenhou o bloco por inteiro com sapatos em todas as posições e tamanhos.

Ele manteve esta actividade por muitos anos e guardou os blocos.No fim de vários anos relembrou as fases de crescimento do seu filho reveladas nos desenhos dos sapatos que tinha desenhado. . .

Gratificante historia não acham??

A MIM TAMBÉM ME ACONTECEU.

Eu também passei por fases semelhantes.
Recordo por exemplo quando andava na universidade, que numa aula de desenho fomos instruídos para realizar uma serie de desenhos a carvão. Faltando três dias para entregar o trabalho ainda não sabia o que desenhar, então peguei no meu bloco de desenho e os meus lápis e saí a dar uma volta a pé pela cidade.

Subitamente ouvi o relógio da igreja a dar horas e olhei para o cimo da torre. Foi ai que encontrei o meu tema. Passei os dois dias seguintes a visitar igrejas e pintar as torres com os seus sinos.

Bela colecção que por acaso adoraria ter conservado, se não tivesse sido o caso de eu ter deixado o meu pais a alguns anos e com ele muitos dos meus pertenços.

DESENHE TODOS OS DIAS.

Como tenho vindo a dizer em vários artigos. . . desenhe todos os dias!!!
Não há dúvida que desenhar o mais frequentemente possível, é a melhor forma de aperfeiçoar as técnicas. Se assim o fizer pode ter a certeza que:

  • Aumentará o seu interesse pelo desenho
  • Desenvolverá a sua capacidade de observação
  • Agudizará a capacidade de encontrar diferenças em objectos similares
  • Desenvolverá um estilo próprio
  • Aprenderá a desenhar cada vez mais rápido e preciso

Desenhar em série

 

Livro-Aprender a Desenhar

“Eu quero APRENDER A DESENHAR”

Um livro especialmente criado a pensar em quem deseja aprender a desenhar.
Em mais de 5 capítulos, 50 temas, mais de 200 páginas, 400 imagens e 46 exercícios de auto-avaliação, que te levarão do Zero até aprender a desenhar!!!

Isto também te pode interessar...!

GOSTOU DO ARTIGO? . . . ENTÃO PARTILHE!
MAIS ARTIGOS RELACIONADOS!
O objectivo deste artigo é demonstrar como funciona a técnica de...
Este artigo sobre Como desenhar.”Técnica de Desenho rápido”, mostra uma técnica...
Quero partilhar com todos este tutorial com uma técnica espectacular para...
desenhar formas
Para aprender a desenhar necessitamos aprender algumas técnicas básicas de desenho...
O que outros comentam! Este artigo tem uma opinião
  1. Adoro desenhar, já tenho alguns quadros pintados por mim, mas ainda tenho muito que aprender e estas dicas são bastante úteis.
    Obrigado

Deixe aqui a sua opinião

Copyright © 2008 - 2017 | Aviso Legal | amopintar é Marca Registada | Todos os direitos reservados
desenvolvido por sybo