Outras técnicas

Desenhar com rabiscos. Será que conheces esta técnica?

980 0

Desenhar com rabiscos. Será que conheces esta técnica?… De certeza que sim!
Qualquer pessoa mesmo sem saber, conhece esta técnica e até já a utilizou…se calhar nunca pensou que pudesse ser útil para alguma coisa. Chamamos a esta técnica, desenhar com rabiscos!

Quando realizamos tracejados ou linhas irregulares com diferentes espessuras e graus de compactação, obtemos uma forma de textura e uma ferramenta muito interessante para desenhar.

Variando a densidade destes rabiscos (isto é, a separação entre eles) podemos conseguir diferentes valores numa escala tonal. Assim, os valores mais fortes podem ser conseguidos pela utilização de um lápis tipo HB, 4B ou semelhante e pela realização destes rabiscos mais juntas uns aos outras.

Desenhar com rabiscos.

Para este exercício, recomendo a utilização de lápis HB e 4B, borracha, papel de desenho de boa qualidade, apara-lápis. (VER MATRIAIS PARA DESENHAR)

Para fazer este exercício de rabiscos, devemos realizar curvas e contracurvas, irregulares. Fazemos vários quadrados para depois preenche-los com rabiscos em diferentes densidades e diferentes escalas de valores como se vê neste exemplo.

desenhar comn rabiscos



Para que poderá isto ser útil?

Bom, como já sabemos, a imaginação é o nosso limite. Se tivermos as ferramentas, será mais fácil dar asas a criatividade… como podemos observar neste exemplo.

Desenhar com rabiscos passo 1
Desenhar com rabiscos passo 2
Desenhar com rabiscos passo 3

Realizando uma gradação com rabiscos.

Desta vez podemos começar por fazer um rectângulo alongado dentro do qual faremos o exercício de gradação de rabiscos.

Começamos por um extremo fazendo os rabiscos moderadamente distanciados entre si e com pouca pressão do lápis. A medida que vamos avançando no rectângulo, fazemos mais pressão no lápis e diminuímos a distância entre os rabiscos, até obter uma imagem semelhante a do exemplo a seguir.

Para ajudar com a expressão dos rabiscos, podemos mudar de lápis a medida que vamos intensificando os rabiscos. Por exemplo começamos com lápis HB, a meio do desenho utilizamos lápis 2B y no final 4B ou 6B

Gradação com rabiscos

Mais uma vez, poderá isto ser útil?

Bom, como já sabemos, a imaginação é o limite. Neste exemplo, verificaremos como com simples rabiscos podemos criar desenhos de igual forma verificamos as diferentes utilizações que podemos dar a esta simples ferramenta de desenho.

Exemplo #1.-

Desenhar com rabiscos-Exemplo 1

Exemplo #2.-

Desenhar com rabiscos Ex-2

Um livro para aprender a desenhar

livro de desenho para download

“Eu quero APRENDER A DESENHAR”
Em mais de 5 capítulos, 50 temas, mais de 200 páginas, 400 imagens e 46 exercícios de auto-avaliação, que te levarão do Zero até aprender a desenhar!!!

Aqui podes saber mais!!
 

Talvez gostes deste vídeo… YouTube



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
error: Content is protected !!