Desenhar com a quadrícula.
Colocado por na secção Desenho
ESTE ARTIGO FOI CRIADO PARA TI . . . SE GOSTAS, ENTÃO PARTILHA!

A técnica da quadrícula foi e é amplamente utilizada pelos artistas desejam reproduzir com maior precisão os objectos ou figuras que pretendem pintar.

Especialmente popularizado pelos artistas foto-realistas, esta técnica consiste em utilizar uma quadrícula sobreposta a fotografia original como meio para reproduzir distâncias e proporções em maior escala.
 

A preparação da imagem:

  • Escolher uma imagem clara e com boa resolução. Recomenda-se digitalizar ou fotocopiar esta foto a fim de não danificá-la. De ser possível, deverá ser ampliada até um tamanho A4.
  • Decidir o tamanho da quadricula.

O suficientemente pequena para permitir abranger o maior número possível de linhas de referência, mas não tanto que possa dar espaço a confusões.
Para o tamanho definido da fotografia, realizar uma quadrícula de 1x1cm ou 1,5×1,5cm

O trabalho no papel:

Utilizando um lápis fino realizar a quadrícula no papel certificando-se que este seja proporcionalmente maior a fotografia original duas, três ou quatro vezes, dependendo do tamanho final que se pretende para a reprodução.

  • Começar a delinear a figura da fotografia, sobre o papel quadriculado, começando de forma metódica de cima para baixo ou da forma da sua preferência, mas sempre seguindo certo ordem de forma a não esquecer nenhum detalhe.
  • Os pontos de intersecção da figura ou imagem com a quadrícula na fotografia, serão as referências para localizar a imagem ou figura no papel quadriculado.
    Conforme vai avançando no desenho pode ir apagando as linhas da quadricula cuidadosamente a fim de não apagar também a figura.

A seguir, poderá dar sombra e volume ao desenho.
Se preferir poderá ir delineando e desenhando simultaneamente aproveitando as linhas referenciais que a quadrícula proporciona.

Toda esta informação e muito mais, poderá encontra-la no Vídeo-Workshop “Desenhar o rosto em pastel seco – Nível Básico”

Algumas dicas interessantes

  • Para o processo de delineado, deverá utilizar um lápis fino e afiado, como o HB por exemplo. Não utilizar um lápis muito duro como o F porquê deixará vincos no papel.
  • Si se tornar difícil e confuso identificar cada quadrado dentro da grelha geral, identifique por exemplo as linhas superiores com números e as linhas verticais com letras, assim cada quadrado da quadrícula geral terá um número de identificação composto de uma letra e um número. Também poderá tentar tapar parte do original e trabalhar por secções.
  • Se estiver a desenhar por exemplo uma natureza morta ao vivo, também resultará de grande ajuda realizar uma quadrícula e coloca-la como fundo na sua composição. Não esqueça, fechar um olho (sempre o mesmo) e observar sempre a partir da mesma distância, para evitar o efeito de distorção produzido pelos diferentes pontos de vista de cada olho.

Mais Dicas AQUI!!!

Isto também te pode interessar...!

GOSTOU DO ARTIGO? . . . ENTÃO PARTILHE!
O que outros estão a ler!
Desenhar o corpo humano
Quando estiver a desenhar o corpo humano, evite a tendência de...
Calcular as distancias em perspectiva
Pergunta…que eu respondo! Olá Magaly,… Gosto desenhar e pintar principalmente paisagens...
aparelho para perspectivas
O problema de como fazer perspectivas, ou seja de como representar...
Efeito ilusorio da escala tonal
Neste artigo destacaremos o VALOR TONAL DAS CORES versus ESCALA EM...
O que outros comentam! Este artigo tem 9 opiniões
  1. gilvania sales

    Nossa amei,já desenho e com esta técnica meus desenhos ficarão bem melhores.

  2. João Alexandre Peixoto

    Agradeço suas dicas.
    São uma ajuda preciosa para a resolução de dificuldades com que se depara
    um iniciado que ama desenhar e pintar.
    Com os meus agradecimentos
    Abraço amigo
    J.Alexandre Peixoto

  3. jaks

    sempre concordei com este método de cópia por quadriculados porém nem todos ou melhor todos os meus alunos nunca concordaram, achando abloleto este método mas náo sabem que com o tempo abandonamos os quadrinhos e desenhamos com mais perfeição para mim foi ótima observação dos quadriculados grande abraço

  4. Obrigada pelas orientações, são verdadeiramentes válidas!

  5. Edmilton Sebastião

    Eu gosto de desenhar com o processo de quadrículas, mas esse processo era bastante censurado por amigos e professores de desenho, pois eles alegavam que o desenhista fica muito acomodado e mau acostumado, sem querer trabalhar a construção básica.

  6. parabéns pelas dicas de desenho!

  7. Era isso mesmo que eu estava procurando quero fazer um desenho bacana para por no meu blog e para fazer um trabalho escolar.
    Perfeito :*

  8. Me manda como fazer a quadricula!!!!
    Por Favor

  9. Eu estava procurando informações sobre como pintar com tinta acrílica e encontrei o blog. Adorei! O blog é muito completo e descobri também novas técnicas de desenho e pintura. Parabéns!!!!!!!!

Deixe aqui a sua opinião

Copyright © 2008 - 2014 | Aviso Legal | amopintar é Marca Registada | Todos os direitos reservados
desenvolvido por sybo