Perguntas e Respostas

Composição… Uma breve introdução a este conceito

451 2

Composição… Muito se fala sobre este tema nas aulas de pintura, mas pouco se explica o que é e como se pode realizar uma boa composição.
Neste artigo, em resposta a uma pergunta de uma fã de AmoPintar, falaremos mais sobre a composição…

Composição:

O que é composição?
A forma de colocar os objectos na tela de forma a que fiquem no sitio certo, tem de facto a ver com a composição. Esta é uma das peças elementares no desenho, na pintura e nas artes plásticas no geral.

Utilizando palavras simples e comuns que permitam a qualquer pessoa perceber, podemos dizer que “a composição” refere-se à maneira pela qual são arranjados e organizados os elementos de um desenho dentro do espaço ou superfície de trabalho.

Desde o ponto de vista artístico,  Composição tem a ver com a forma  como o artista coloca e dispõe as formas positivas e os espaços negativos dentro de um formato determinado.

Para isso muitos elementos entram em jogo, alem do real posicionamento dos elementos ou do tamanho e forma da superfície,  também devem ser consideradas as cores a utilizar, já que algumas têm mais peso visual que outras, mas também o equilíbrio entre os espaços.

Para maior esclarecimento e compreensão deste importantíssimo tema para os artistas, eu recomendo que visite a informação referente a composição que se encontra aqui mesmo em Amopintar, aí encontrará esclarecimento, exemplos e alguns exercícios práticos.



Divisão do espaço na composição

Para esclarecer a melhor forma de dividir os espaços na tela e fazer uma composição equilibrada, necessitamos a seguinte imagem:
Divisão dos espaços na composição

#1 Espaços iguais.

Quando dividimos os espaços na tela em porções iguais, criamos a sensação de equilíbrio e simetria. Mas também criamos uma composição aborrecida e estática onde não existem elementos de destaque nem movimento.

#2 Espaços muito desiguais.

Quando criamos espaços muito desiguais, exageradamente desiguais, estamos criando elementos que não se relacionam entre si, ou seja elementos desconectados devido ao grande contraste entre os espaços.

#3 Espaços desiguais proporcionados.

Ao dividir os espaços no desenho ou na pintura como se mostra na imagem #3, estamos a romper a simetria e ao mesmo tempo estamos a criar movimento, porque não existe competição entre as duas áreas. A nossa vista se movimenta entre os dois espaços criando interesse e movimento.

Um livro para aprender a desenhar

livro de desenho para download

“Eu quero APRENDER A DESENHAR”
Em mais de 5 capítulos, 50 temas, mais de 200 páginas, 400 imagens e 46 exercícios de auto-avaliação, que te levarão do Zero até aprender a desenhar!!!

Aqui podes saber mais!!
 

Elementos de destaque na composição

Dentro de uma pintura existe o deveria existir sempre um elemento de destaque ou um conjunto de elementos. O posicionamento destes elementos é importante para compor uma pintura.
A correcta colocação dos mesmos no espaço da tela, proporciona diferentes sensações no observador. A incorrecta colocação dos mesmos pode destruir a composição.

Elementos de destaque na composição

#1 Elemento colocado no centro

Quando colocamos o elemento de destaque no centro da tela, o nosso olhar fica parado nesse objecto.
A menos que o elemento de destaque seja por si próprio muito elaborado, a composição será sempre aborrecida e estática.

#2 Elemento colocado no canto

Um elemento colocado no canto, faz esquecer o resto dos elementos do quadro.
O olhar do observador é desviado para o canto produzindo uma quebra no relacionamento entre o elemento de destaque e o espaço circundante.

#3 Elemento colocado fora do centro

Quando o elemento de destaque é colocado fora do centro de preferência seguindo a relação da lei dos terços, o conjunto ganha um especial interesse.
Mesmo que não seja colocado seguindo a regra dos terços, poderíamos dizer que qualquer lugar entre os cantos e o centro, ajudará a criar destaque e movimento á pintura.

Movimento na composição

Por ultimo, mas não com menos importância, irei falar sobre o movimento na composição.
O que faz uma pintura interessante, não é só a beleza da imagem, a perfeição e realismo na execução ou correcta utilização das cores.
O movimento é especialmente importante numa pintura porque cria expectação no observador.
Quem olha para uma composição que tem movimento, esta constantemente a dirigir o seu olhar a volta de toda a composição viajando ao longo de todos os elementos que compõem a pintura.

Na imagem a seguir, poderá seguir o processo explicado nos pontos anteriores.

Processo de composição

 

Pergunta…que eu respondo!

Pergunta realizada por:
Anaisa Reis
Olá Magaly,… Uma das minhas maiores preocupações é colocar as imagens na tela e achar que ficou no sitio certo…Tem a ver com composição dos objectos. Poderia fazer alguns esclarecimentos sobre este tema.?

Tu também podes esclarecer as tuas dúvidas aqui!



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!