Perguntas e Respostas

Como Usar o óleo de linhaça

1468 0

Como Usar o óleo de linhaça… Já foram muitas pessoas a perguntar. Por tanto aqui vai a minha ajudinha.

Esta pergunta é bastante interessante. Muitos artistas e estudantes têm dúvidas sobre este tema e não é de estranhar, já que existe uma imensa variedade de óleos de linhaça que de acordo com o seu processamento de fabricação, resultam em diferentes texturas e proporcionam diferentes resultados dependendo da forma como se utilizem.

Como Usar o óleo de linhaça.

Em primeiro lugar devemos saber que existem algumas variedades de óleos de linhaça.
Para maior esclarecimento sobre os tipos de óleo de linhaça, suas características e resultados na utilização, recomendamos que visitem o artigo “Como se Utiliza o óleo de Linhaça”. neste mesmo blog.

IMPORTANTE.
A primeira informação que vale a pena ressaltar sobre como usar o óleo de linhaça é que é para ser utilizado exclusivamente com tintas a óleo, nunca com acrílicos.!!!
Além disto, a principal utilização que muitos artistas dão ao óleo de linhaça é como substituto da terebentina, ou seja como diluente

Quais são as principais características.

  • Em primeiro lugar, é extremamente inflamável, pelo que se recomenda a sua utilização em áreas com bastante ventilação.
  • Existem óleos produzidos especialmente com a intenção de acelerar o processo de secagem das tintas, mas o mais comum é normal é que com a sua utilização, seja retardado o processo de secagem.
  • O óleo de linhaça é utilizado por regra geral, para dar brilho e maior fluidez ás pinceladas.
  • Alguns artistas utilizam o óleo para limpar os pincéis e guardá-los molhados no óleo até uma próxima utilização.
  • Para obter alguns resultados específicos, o óleo de linhaça pode ser misturado com terebentina. Esta mistura resultante é utilizada para diluir a tinta a óleo e facilitar a sua aplicação.
  • Nas técnicas de pintura húmida, é comum dar um banho de óleo de linhaça na tela, antes de começar a pintar para ajudar na fluidez das pinceladas.

RECOMENDAÇÃO
Por ultimo, aqui lhes dou uma recomendação…
Quando forem usar o óleo de linhaça, utilizem um frasco baixo de boca larga e com tampa hermética para colocar a quantidade que irão utilizar. Assim, poderão reutilizar sempre o mesmo óleo sem necessidade de o deitar fora após cada sessão de pintura.

No fim de várias sessões, podem verificar que existem resíduos no fundo. Para elimina-los, bastará coar o óleo através de uma tela fina e voltar a reutilizar o mesmo óleo.
 



Pergunta…que eu respondo!

Pergunta realizada por:
Lina Araujo, Rio de Janeiro
Olá Magaly,… Estou a aprender a pintar a óleo. Sei que devo utilizar óleo de linhaça, mas não sei como se utiliza. Também sei que existem vários tipos. Poderia explicar este tema. Obrigada.

Tu também podes esclarecer as tuas dúvidas aqui!



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!