Passo-a-passo

Como representar os metais na pintura a óleo?

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Como representar os metais na técnica de pintura a óleo. Esta é sem dúvida uma das técnicas mais desafiantes para qualquer iniciante.

Bem seja ouro, prata, cobre ou qualquer outra superfície metálica, o facto é que os reflexos e brilhos são o resultado da simples justaposição das cores certas , sombras e reflexos.

As superfícies metálicas começando pelo efeito mate até o mais brilhante são realmente fáceis de capturar. Basta para isso pensar que a final o que se pinta, não é o metal em si, mas sim as formas reflectidas do meio ambiente e distorcidas pela forma do objecto metálico.

Metais brilhantes e mates

Metais de alto brilho.

O segredo para representar metais de alto brilho é observar cuidadosamente e pintar as formas que você vê em lugar de se focar no objecto como um todo.

Ao pintar essas formas devemos utilizar uma ampla gama de claros e escuros, sendo que os valores das luzes e sombras ficam determinadas pelos valores dos objectos reflectidos. As cores desses objectos reflectidos são tingidas pela cor de base do metal em que são reflectidas.

  • A Prata polida é praticamente incolor, e as formas distorcidas reflectidas mantêm sua cor natural.
  • O Ouro ou latão tingem os objectos reflectidos de amarelo, e o cobre tinge as reflexões de uma cor coral.

Metais de pouco brilho

Nas superfícies metálicas mate ou de pouco brilho, as sombras e luzes são mais misturadas e esbatidas entre si, que nas superfícies muito brilhantes.



Este tipo de superfícies mates e opacas, mostram a fonte de luz de uma forma distinta, sendo que as luzes e sombras estão mais directamente relacionadas com o próprio material do que com os objectos circundantes .

Os objectos reflectidos, são escurecidos e difundidos na superfície fosca ou mate.

Estas superfícies mais opacas podem ainda ter valores que vão desde o mais escuro possível para sombras até o branco mais branco para destaques. No entanto, uma superfície fosca mostra a fonte de luz de forma distinta, sendo que as sombras e luzes da superfície têm mais relação com a fonte de luz do que com os objectos envolvente, cujos reflexos são obscurecidos ou difundido na superfície fosca.

E o latão?

O Latão pouco brilhante é pintado com cores semelhantes ás utilizadas para o ouro pouco brilhante.
No latão no entanto, a sombra é mais fria ou com mais tendência ao verde, que o ouro. Por tanto deverá ser eliminado da paleta o Burnt Sienna.
Raw Umber e French Ultramarine Blue, servem para obter o efeito mais frio e verdoso ao latão.

UM RESUMO sobre como representar os metais…

Os objectos metálicos de Alto brilho têm as seguintes características:
• As formas reflectidas são definidas e diferenciadas dentro da forma do objeto
• A gama de valores é determinada pelos objectos reflectidos
• Os reflexos são matizados pela cor do metal
Os objectos metálicos de baixa brilho ou mate têm as seguintes características:
• As sombras a reflexos são misturadas.
• A gama completa de valores é determinada pela fonte de luz
• Os reflexos são difusos ou obscurecidos
• As cores são determinadas pelo tipo do metal que está sendo representado

Demonstração de Pintura a óleo: representar os metais

Paleta de cores

Todas as cores utilizadas para esta demonstração são específicas para a técnica de pintura a óleo. No entanto, estas cores podem ser utilizadas em qualquer outro material tal como acrílicos, guache, etc.
NOTA:
Os nomes das cores são descritas em inglês, já que dependendo do país, a tradução pode ser diferente, no entanto o nome em inglês é sempre constante. Além disso, os tubos de tinta de marca, sempre têm escrito o nome em inglês além do nome na língua de origem do país específico.
• French ultramarine blue (Grumbacher)
• cadmium orange (Grumbacher)
• burnt sienna (Grumbacher)
• titanium white (Winsor & Newton)
• phthalo blue (Winsor & Newton)
• yellow pale ou light (Winsor & Newton)
• flesh tint (coral claro) (Winsor & Newton)
• cerulean blue (Sennelier)
• yellow ochre(Holbein)
• raw umber (Holbein)

Composição

pintar a óleo tres metais: composição
O primeiro passo será criar a composição na tela.
Para isso basta utilizar lápis sobre a tela previamente coberta com gesso.
O gesso serve para imprimir uma textura mais lisa ao trabalho.
 

O fundo

Pintar o fundo da composição
O fundo é a primeira area da tela a pintar, desta forma será mais fácil julgar as gamas de cores com os seus valores correctamente.
Para o fundo é utilizado o Raw Umber, Burnt Sienna, French Ultramarine Blue e Titanium White.
 

Objectos dourados

Pintar a óleo metais douradosPara explicar como pintar e misturar as cores, nas superfícies metálicas mate, utilizo o exemplo da esfera.
O objectivo é perceber como aplicar as cores e como criar o efeito mate.
Começamos pela cor mais clara, neste caso o Titanium White que representa o reflexo da luz e a partir dai, começamos a aplicar anéis de cor mais e mais escuras a medida que nos afastamos deste centro mais iluminado.
Anel 1: Mistura de titanium white e cadmium yellow light (Mistura quente pálida)
Anel 2: Mistura de yellow ochre com cadmium yellow light e titanium white
Anel 3: Mistura de yellow ochre com cadmium yellow light
Anel 4: Mistura de yellow ochre com burnt sienna
Anel 5: Mistura de burnt sienna com raw umber
Anel 6: Mistura de raw com French ultramarine blue
Uma vez colocadas as cores temos que as espalhar começando pela mais clara e arrastando cada cor sobre a mais escura com movimentos em Z.
 



Objecto prata

Pintar a óleo metais prataPara o acabamento prata começamos também com o tom mais claro criando a seguir anéis de cores mais escuras.
Anel 1: Mistura de Titanium White, Cerulean Blue e Burnt Sienna
Anel 2: Mistura de Titanium White, Burnt Sienna e Ultramarine Blue; Podemos adicionar uma pinga de Yellow Ochre para adicionas mais vivacidade a superfície monocromática.
Anel 3: Mistura de Raw Umber e French Ultramarine Blue com um pouco de Titanium White
A mistura faz-se da mesma forma que explicamos anteriormente, espalhando as cores a partir da cor mais clara até a mais escura, cuidando de deixar o ponto de luz claro e limpo.
 

Objecto de cobre

Pintar a óleo o efeito cobreComo para os outros metais, aplica-se a cor branca para a ponto mais iluminado seguindo com aneis mais escuros utilizando as cores apropriadas.
Anel 1: Mistura de titanium white, flesh e um pouco de cadmium yellow light
Anel 2: Mistura de titanium white com cadmium orange e cadmium yellow light e white
Anel 3: Mistura de cadmium orange, burnt sienna e apenas uma pinga phthalo blue
Anel 4: Mistura de raw umber e phthalo blue
O procedimento de mistura é o mesmo que o explicado nos procedimentos anteriores.
 

Resultado final

No final vale a pena reforçar as sombras com um tinte a base de Raw Umber e Ultramarine Blue.
As luzes são também destacadas com a aplicação de verniz diluído com branco

pintar tres metais

(Obrigada a Ora Sorensen por este maravilhoso workshop que agora posso partilhar em Amopintar)

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Magaly Gouveia
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Magaly GouveiaAutora do Blog

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