Passo-a-passo

Como pintar flores paso-a-paso?

665 0

Um dos principais temas que inspira aos artistas para pintar quadros, assim como aos amantes da arte para compra-los, é o tema das flores, porque elas são, definitivamente, o maior símbolo da beleza, variedade e perfeição da natureza.

É por isso, que muitos amigos de AMOPINTAR, me perguntam: Como pintar flores?
Procuram muitas fotos e imagens para pinta-las , mas o mais importante antes de começar a capturar as maravilhosas imagens sobre este tema com as suas belas cores é perceber que existem muitos estilos e técnicas que podem servir para este propósito.

flores-passo-a-passoHoje gostaria partilhar com os meus leitores o trabalho e o estilo de alguns pintores (e há muitos) que têm marcado pela captura da essência das flores lindamente com seus pincéis.
Você vai ser capaz de saber o estilo que você deseja executar, e em seguida, estudar mais detalhadamente as obras desses artistas para aprender a pintar como eles.

É de recordar, como já descrevi em anteriores artigos, que imitar é também uma forma de aprender. Então porque não escolher o artista e estilo que mais gostamos e tentamos aprender com eles por observação e imitação?… Até Leonardo DaVinci fez isso na sua época.

Como saber de que maneira pintar?

Você terá que procurar informações e fotos do autor da sua preferência.
Estas imagens deverão ter a mais alta resolução e tamanho possível e tentar descobrir pelo menos o seguinte:

  • Qual é o principal atractivo da pintura ou a sua característica principal?
  • Que tipo de cores utiliza? Tem contraste de cores e de valores tonais?
  • Que técnica é utilizada? Eles pintam em camadas ou “Alla Prima”?
  • De acordo com as pinceladas, que tipo de pincéis utilizam, macios, duros, grandes, pequenos, lisos, redondos?
  • Utilizaram pincéis, espátula ou uma mistura de ambos?
  • Os contornos são definidos ou misturam-se com as cores das camadas anteriores?
  • As Pinceladas são evidentes ou estão bem esfumadas?
  • Que ordem utilizou o artista quando pintou? O fundo foi pintado primeiro, no fim ou pintou uma base inicial e no final deu-lhe um toque?
  • Como aplicou as luzes e sombras?

Estas e muitas outras perguntas podem ser feitas ao observar cuidadosamente um quadro ou uma imagem de uma pintura.
Muitas conclusões podem ser extraídas observando cuidadosamente a obra.
Alguns autores têm seu próprio site, onde eles postam vídeos e tutoriais passo-a-passo, por tanto, dê o primeiro passo e escolha a técnica, estilo e autor quer mais gosta.!!

Do Hiperrealismo a simplicidade das formas

Alexei Antonov

Artista contemporâneo que nasceu na Rússia em 1957, é um expoente fiel da técnica dos antigos mestres clássicos flamengos. São verdadeiramente surpreendentes os seus resultados hiper-realistas, que desenvolve através de pinturas de base terra, grisailles e diferentes camadas de veladuras para dar esses acabamentos tão extraordinário.
Flores hiperrealistas por Alexei Antonov
 

Albert Williams

Nasceu no Reino Unido (1922-2010). Um extraordinário pintor de estilo clássico, estilo realista que conseguiu pintar flores com um realismo subtil.
É impressionante como pinta os vasos conseguindo simular com grande perfeição materiais e texturas.
Flores realistas por Albert Williams
 

Igor Levashov

Artista contemporâneo russo, nascido em 1964. Seu estilo é verdadeiramente maravilhoso, oferecendo uma interpretação suave e elegante das flores em suas pinturas.
É possível que seus efeitos romântico e luminosos sejam alcançado com pincéis muito macios, obtendo texturas com a técnica de pincel seco, outros com esfumações (o que lhes dá a aparência de “devaneio”) e alguns (especialmente algumas rosas) aplicando “veladura” sobre uma “grisaille” inicial.
Esta é a minha interpretação da técnica já que só conheço a obra pelas fotografias .
Flores em veladura por Igos Leveshov
 

Vie Dunn Harr

Também contemporâneo, nascido no Texas (EUA), em 1953, esta artista faz belas e orgânicas composições de flores pintadas em um estilo realista sobre fundos abstractos.
Cores vivas e pinceladas rápidas e seguras.
Flores-Vie-Dunn-Harr
 

Anna Homchik

Artista Ucraniana nascida em 1976.
Mostra uma maravilhosa execução que demonstra um excelente manejo da espátula, as colores e as luzes.
Flores com espatula
 

Vincent Van gogh

Não poderia deixar de mencionar este artista famoso, do qual já falamos numa breve análise sobre o desenvolvimento do seu estilo de pintura.
Ele tem um estilo verdadeiramente único e original, marcada pelos seus traços curvos, empasto e uso de preto para destacar alguns contornos.
Explorar este estilo em flores é muito interessante.
Flores Impressionistas
 

Alexander Sergeev

Nascido na Rússia (1968). Ele usa a técnica de empasto com espátula e pincel. É um estilo para quem gosta das pinturas feitas “húmido sobre húmido”, expressivamente executadas de forma rápida e espontânea, com cores contrastantes e vivas.
Flores-Alexander-Sergeev
 

Anton Gortsevich

Pintor russo, nascido em 1974. Seus traços não são muito elaborados ao olharmos para eles de perto, mas conseguem dar uma impressão de realismo. Tudo isto conseguido com belos contrastes de cores e valores tonais.
Flores-Anton-Gortsevich
 

Leonid Afremov

Pintor russo contemporâneo que utiliza belas cores vivas e contrastantes aplicadas em traços quadrados, curtos com a espátula.
Flores-Leonid-Afremov
 

Na simplicidade se encontra a beleza

Talvez possa ser mais fácil e menos frustrantes começar a pintar flores de uma forma mais simplificada e fácil.
Se for o caso de estarmos apenas começando a familiarização com a pintura, ou se preferir-mos uma abordagem mais contemporânea para o nosso trabalho, o qual não diminui a beleza do quadro se aplicarmos a correcta harmonia de forma, composição, cores e contrastes, então podemos escolher imagens mais fáceis, quiçá apenas uma flor.
O mais importante é como sempre, observar, analisar, praticar e nunca desistir.!!!



Gostas deste artigo? Então partilha:
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website