Pintura em Pastel Seco

Como pintar com pastel seco? Tipos de traços.

794 0

Como pintar com pastel seco e produzir efeitos extraordinários? Aqui poderás conhecer os principais tipos de traços que te ajudarão a conseguir os efeitos que desejas.

Os tipos de traços variam. São manchas, traços, linhas, sobreposições e justaposições de pigmentos de pastel seco que se juntam seguindo certas técnicas. Mas muitas vezes a maior parte do trabalho é feito pela intuição, que como sempre digo, só se adquire com muita prática.

Como pintar com pastel seco

Para perceber como pintar com pastel basta entender que este é um médio muito diferente ao óleo, acrílico ou aguarela na sua forma de aplicação:

  • Não é preciso paleta, pincéis ou diluentes para a sua utilização.
  • As cores só podem ser misturados na própria superfície de trabalho a traves de diversas técnicas de aplicação, como papel, esfuminhos ou até com a ajuda dos dedos.
  • É aconselhável se não indispensável, ter a mão tantas cores como forem necessárias para pintar.

Este material permite-nos jogar com o traço. Assim, dependendo da forma de segurar e pressionar o pastel contra a superfície, o resultado será diferente.

Cada forma de aplicação representa uma técnica que pode ser utilizada em conjunto ou individualmente com outras técnicas, além disto, podem ser utilizadas as barras de pastel e os lápis pastel em simultâneo ou separadamente, e até misturados com outros médios.

Vejamos agora vários tipos de traços para que possas começas a praticar e dar asas á tua imaginação.



#1 Pintar com a ponta do pastel

Linhas com pastel secoA forma mais simples e intuitiva de aplicar o pastel é desenhar com a ponta da barra de pastel segurando-o como se fosse um lápis.

A linha resultante tem uma expressão que varia de acordo com a força ou pressão da aplicação.

Para alterar a espessura da linha basta variar a pressão na aplicação do pastel. Quanto mais força se aplica, mais pigmento fica aderido ao papel

Dica: Não esqueças utilizar todo o braço para desenhar e não só o pulso. Desta forma exerces mais controlo e abranges mais área de trabalho. MAIS DICAS…AQUI

#2 Pintar com a parte lateral do pastel.

Pintar com pastel secoPara pintar criando maiores áreas de cor é conveniente utilizar a parte lateral do pastel.

Em ocasiões devemos partir a barra de pastel no tamanho desejado para garantir o efeito desejado… Partir sim!!! Não se assuste, até os pedaços mais pequenos podem ser utilizados com esta técnica e até podem ser triturados em pó para refazer as barrinhas.

Dica: Esta técnica é ideal com pastel seco suave ou semi-suave. Resulta um pouco difícil a sua aplicação com pastel duro. MAIS DICAS…AQUI

#3 Esfumar os pigmentos

Esbater o pastelA diferença de outros materiais, os pasteis não pode ser misturados antes da sua aplicação no papel. Por tanto a forma de produzir cores e variações tonais é através da justaposição ou sobreposição das cores na superfície do papel.

Esta mistura é realizada mediante os esfuminhos e os dedos. Para grandes áreas também se utiliza o lateral da mão e há quem utilize qualquer outro elemento como uma borracha, tecido, papel, etc….fica a imaginação e habito do artista.

Dica: Se estas a utilizar o dedo, não te esqueças de ter á mão um pano para limpar-mos as mãos constantemente de forma a não contaminar o desenho com as cores previamente usadas e não desejadas. Uma caixa de paninhos húmidos pode ser uma boa alternativa. MAIS DICAS…AQUI

Como pintar com Pastel Seco: artigos relacionados

#4 Sobreposição das cores.

Sobrepor as coresUma das grandes vantagens dos pastéis em relação a outros materiais é o efeito vibrante que se pode obter.

Depois de ser aplicada a cor, esta é fixada. Podemos aplicar suavemente outra cor por cima obtendo assim duas camadas diferenciadas.

O efeito é de muita textura. Sabendo escolher as cores apropriadas os resultados serão espantosos.

#5 Pintar com o Pó dos Pasteis

Pó de pastel secoOutra técnica, muito utilizada é a de trabalhar com o pó do pastel.

Normalmente se utiliza esta técnica, sobre uma cor previamente aplicada e fixada, mas não é indispensável que assim seja. Raspa-se a barra de pastel de forma a obter um pó fino. E depois pressiona-se com uma espátula o com a base de uma colher.

Dica: E mais fácil utilizar esta técnica numa superfície horizontal. Assim o pó só cairá no sitio exacto que desejamos sem estragar o resto da pintura. MAIS DICAS…AQUI

#6 Como pintar com pastel: Tracejado

Trazejado com pastel secoEsta técnica do tracejado é muito utilizada com o lápis pastel ou pastel duro.

Trata-se simplesmente de tracejar linhas e cruza-las entre si sobrepondo a mesma cor ou cores diferentes.

De acordo com a inclinação das linhas o efeito será diferente. Utilizando linhas curvas, podemos obter efeito de volume. Esta é uma técnica muito utilizada no atelier para o retrato, criando definições de volume e sombras que depois serão complementadas com o pastel seco.

Livro para download

Um livro sobre pastel seco

“A Magia dos Pastéis”
A historia dos pastéis, materiais, técnicas, conceitos teóricos, demonstrações, exemplos…em mais de 90 páginas e 400 fotografias.

Aqui podes saber mais!!

Gostas-te do artigo…..?

  • Então fica colado(a) ao blog, recebendo os artigos no teu email
  • Segue-nos no Youtube e no facebook
  • Ou então subscreve a nossa “Newsletter” para que recebes todas as actualizações no teu email.
    Além disso, com o teu “Cadastro” poderás ter acesso ao download gratuito do Ebook “Termos Artísticos Ilustrado”



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!