Artigos-Dicas-Conselhos

Cómo organizar o sitio de trabalho.

123 0

Sabemos que nem todo mundo tem a opção de ter um estúdio profissional ou uma loja para pintar, mas temos de fazer todo o possível para criar um ambiente produtivo para a pintura e isto é facilmente conseguido se soubermos como organizar o sitio de trabalho.

Agora que você vai aprender a pintar em óleo, deve tentar encontrar um espaço em sua casa, e esse espaço deverá ser livre de ruído e de distracção.

Se for possível, deixe este espaço sempre pronto para sua próxima sessão de pintura, isso vai ajudar muito para dar continuidade a sua inspiração, a sua vontade de pintar e a não gastar tempo com coisas que não agregam valor ao seu trabalho, tais como a colocação da obra no cavalete, tirar as tintas, lavar os pincéis, reorganizar a paleta, etc, para que no fim você tenha que voltar a guardar tudo.

como-organizar-o-sitio-de-trabalhoVocê deve ter uma mesa onde possa colocar os pincéis, as tintas, a paleta para pintar, os solventes ou suportes e utensílios de limpeza. Tudo a mão e tudo bem organizado.

Talvez a mesa da fotografia seja a perfeita, mas se não for possível para si ter uma como estas, então improvise e escolha uma de acordo com as suas necessidades, com o seu tamanho e com a área de estúdio disponível

Esta mesa deve estar ao lado do cavalete, onde possa ter tudo a mão e o mais confortavelmente possível, dispostos de forma ordenada. Esta simplicidade e facilidade no trabalho será um contributo para ajudar-nos a desfrutar de nossas sessões de pintura a óleo .

Boa ventilação natural

Como discutimos no artigo sobre médios e diluentes para pintura a óleo, é necessário que o nosso local de trabalho possua uma boa ventilação, um bom fluxo de ar natural da atmosfera para liberar vapores de solventes como o aguarrás, a terebintina ou outros . Deste modo evitaremos a irritação causada pela inalação e exposição prolongada e concentrada destas substâncias.

Boa iluminação

Se for possível escolha um lugar de trabalho que tenha abundante entrada de luz natural.
Se a luz natural não for possível, você deve usar luz artificial, se possível obter aquelas luzes ou lâmpadas especiais chamados de “espectro total” que emulam a luz solar natural.

Isto é importante porque as lâmpadas de luz amarela ou branca fluorescente, distorcem as cores, fazendo com que certas cores de tintas vistas na luz natural tenham um aspecto diferente. Além disso, a luz natural é mais relaxante para os olhos.

Estudio de pintura bem organizado

Como organizar la paleta para pintar

Nós falamos em um artigo anterior sobre as diferentes superfícies que podemos usar como paleta.

Esta deve estar limpa e organizada durante as sessões de pintura. Recomendamos colocar as cores sempre na mesma ordem, de modo que cada vez que vamos a tomar uma cor de tinta especifica, nossa mão instintivamente ir para aquele lugar, conseguindo assim uma maior eficiência em nosso trabalho.

A tinta deve ser colocada no exterior da paleta, deixando a porção central livre para fazer as misturas.

Devemos utilizar suficiente quantidade de óleo na paleta, pois isso irá nos prevenir de parar a meio do trabalho para adicionar mais cor.

Ao terminar de pintar, devemos limpar completamente as manchas na paleta, especialmente na zona das misturas, podendo deixar uma pequena mancha na área onde nós colocamos a nossa gama de cores como referência para coloca-las no mesmo lugar na próxima tempo.



Gostas deste artigo? Então partilha:
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes